Ascender produziu websérie do YouTube “Modern Wardudes” usando a Blackmagic Design Pocket Cinema Camera 6K e o DaVinci Resolve Studio
Uma paródia de Modern Warfare e Call of Duty, além vários outros jogos populares de tiro em primeira pessoa, a série “Modern Wardudes”, do diretor e produtor Stephen Ford, da Ascender, foi inspirada nos primeiros comerciais de ação real da Activision para a sua franquia Call of Duty. Ford viu o potencial de expansão deste universo, embora com um orçamento muito menor.
Os primeiros trabalhos de Ford foram como ator, trabalhando em programas para Disney, Nickelodeon e ABC antes de estrelar “Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão” no CW. Porém, mesmo naquela época, ele não deixava de exercitar suas habilidades de cineasta. “Eu reunia meus amigos atores para filmar esquetes e paródias no YouTube enquanto trabalhava em programas como Lobo Adolescente e Desperate Housewives”, disse Ford. “Era apenas uma maneira divertida de usar a criatividade e manter meus amigos empregados. Mas, com o tempo, passei a usar essa ‘diversão’ para me tornar um diretor e produtor um pouco melhor.”
Ford já havia trabalhado para a empresa Machinima, do YouTube, que lida com conteúdo de games, desde o streaming de jogos até comentários e notícias em vídeo. Misturando sua paixão por videogame e cinema, Ford percebeu que seria o casamento perfeito. “Eles estavam muito afim de trazer produtores e criativos para criar conteúdo internamente, ao invés de terceirizar. Fui contratado durante uma espécie de blitz da empresa, que procurava trazer produtores com ideias diferentes.” Ford produziu diversos projetos-teste, incluindo uma série de ação real do Rainbow Six Siege chamada Sixers. No entanto, com a aquisição de Machinima pela Warner Bros, Ford decidiu que era hora de abrir sua própria produtora de conteúdo, e assim surgiu a Ascender.
Inspirado pelo seu trabalho na Machinima, Ford começou a desenvolver “Modern Wardudes” com a ajuda de uma equipe de criadores na recém-inaugurada Ascender. Eles consideraram os produtos Blackmagic Design imediatamente. “Sempre fui um grande defensor da capacidade de criar conteúdo de alta qualidade com um orçamento pequeno. Muitos dos filmes e programas atuais são desnecessariamente dispendiosos. É possível criar muita coisa com muito pouco, desde que você tenha uma visão específica.”
Ford vinha filmando projetos há anos, mas tinha dificuldade em encontrar uma solução que coubesse no orçamento e ao mesmo tempo oferecesse qualidade verdadeiramente cinematográfica. “Isso era quase impossível, até que tive a oportunidade de usar uma Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K para produzir um piloto no ano passado. Na mesma hora, fiquei impressionado com o que poderíamos criar com um pacote tão pequeno. Devido ao nosso estilo de filmagem mais improvisado, nem sempre temos tempo de instalar muitas luzes ou fazer grandes decorações nos cenários.”
Para “Modern Wardudes”, Ford sabia que teria usar uma abordagem criativa, desde o roteiro até a fotografia e a pós-produção. “O maior desafio para criar uma série repleta de ação com um orçamento limitado é trabalhar com uma equipe pequena. A qualquer momento, há apenas três ou quatro pessoas no set, todas desempenhando várias funções.” O próprio Ford atuou em várias frentes, incluindo um papel diante das câmeras.
Portanto, o projeto diz muito a respeito da competência da equipe, que depende tanto do talento quanto da filosofia de produção certa. “Eu tenho uma equipe incrível para ajudar a tornar isso realidade: Colton Mastro, Jennifer McDonnell, Michael Lieberman e Brandon Winfrey, e, claro, a Pocket 6K, que desempenhou um papel fundamental, com seu tamanho compacto e sua alta qualidade. Conseguíamos literalmente sair filmando e captando os planos rapidamente, às vezes com membros da equipe revezando na operação da câmera. Os equipamentos funcionaram perfeitamente, e nos permitiram investir mais tempo na história, o que é o ideal em qualquer set de filmagem.”
Na pós-produção, a equipe da Ascender passou de outras plataformas para o DaVinci Resolve Studio por causa do ecossistema que o software oferecia. O programa foi editado e totalmente finalizado no Resolve, o que foi uma mudança bem-vinda em relação às soluções anteriores. “Venho usando outras soluções de pós há anos, mas depois de trabalhar com câmeras Blackmagic, resolvi mudar para o Resolve para ver se isso ajudaria no nosso processo de pós-produção. E estou muito feliz com a minha decisão.”
A curva de aprendizado na mudança para o DaVinci Resolve Studio foi muito menor do que a Ford esperava. “Eu passei de conhecimento zero sobre o Resolve para totalmente proficiente em apenas um final de semana assistindo a tutoriais.” Isso resultou em entregas mais rápidas, o que pode ser fundamental em um projeto. “Ele reduziu a tempo que precisamos para processar os nossos vídeos. Eu digo a todos os criativos que conheço que, mesmo que você não tenha uma câmera Blackmagic, você ainda deveria aprender Resolve, pois ele torna o seu processo de produção extremamente fluido.”
Com o sucesso de “Modern Wardudes”, a Ascender está planejando novos conteúdos. “Estou de olho em um filme do Doom, de alta qualidade, invocando todos os filmes de ação dos anos 80 e 90 que me influenciaram quando eu era jovem”, disse Ford. “Agora, no entanto, estamos apenas criando alguns vídeos legais para lançamentos digitais e lançamento em festivais. Quem sabe um dia podemos fazer um longa-metragem usando Blackmagic Pocket Cinema Cameras? Acho que seria legal.”