A Grass Valley anunciou que a Asharq News, serviço de notícias árabe multiplataforma pertencente ao Saudi Research & Media Group, ampliou suas capacidades de recuperação de desastres em nuvem com a implantação das soluções AMPP Playout X e Framelight X. A iniciativa representa um avanço importante na estratégia da emissora para reforçar a resiliência operacional por meio de soluções de broadcast escaláveis e definidas por software.
Lançada em 2020, a Asharq News oferece cobertura contínua de notícias e negócios voltada a tomadores de decisão, empreendedores e jovens profissionais em toda a região do Oriente Médio e Norte da África. Por meio de uma colaboração exclusiva de conteúdo com a Bloomberg Media, o Asharq Business with Bloomberg, serviço multiplataforma dedicado a notícias de negócios, garante ao público acesso à rede global de jornalismo financeiro da Bloomberg, que reúne mais de 2.700 jornalistas e analistas em todo o mundo.
Como parte de seus investimentos contínuos em uma infraestrutura preparada para o futuro, a emissora migrou de um sistema tradicional e monolítico de playout para uma arquitetura de recuperação de desastres nativa em nuvem, totalmente baseada na plataforma AMPP Agile Media Processing Platform, da Grass Valley. Inicialmente, a Asharq lançou canais de recuperação de desastres para seus serviços History e Discovery em junho de 2025, seguido por um terceiro canal dedicado ao seu principal serviço de notícias em outubro do mesmo ano.
Segundo Omran Abdallah, CTO da Asharq News, “nossa visão é operar com o mais alto nível de confiabilidade e flexibilidade em todo o nosso ecossistema de mídia. A solução Playout X da Grass Valley nos permite garantir a continuidade do negócio a partir de qualquer lugar do mundo, sem a dependência de infraestrutura tradicional baseada em hardware. O modelo SaaS simplifica a gestão e oferece a escalabilidade necessária para crescer com segurança”.
A solução é fornecida pela Grass Valley como um serviço totalmente hospedado, que combina os recursos do Playout X e do Framelight X baseados na plataforma AMPP, incluindo o processamento em nuvem subjacente. Esse modelo permite que a Asharq gerencie sua recuperação de desastres como uma despesa mensal previsível em SaaS, sem a complexidade de administrar diretamente a infraestrutura em nuvem. A abordagem orientada a OPEX elimina a necessidade de investimentos elevados em hardware, ao mesmo tempo em que garante acesso, agilidade e tranquilidade operacional.
Para Hany Bartela, VP de Sales para MEA da Grass Valley, “a Asharq News tem sido pioneira na adoção de operações de broadcast nativas em nuvem na região. O investimento contínuo na plataforma AMPP demonstra, na prática, as vantagens dos fluxos de trabalho definidos por software, que vão da recuperação de desastres às operações em tempo integral, com capacidade de escalar de forma eficiente conforme as demandas evoluem”.
A implantação combina o Playout X, voltado ao playout de canais flexível e nativo em nuvem, com o Framelight X para gerenciamento de ativos de mídia, criando uma base unificada e completa para a distribuição de conteúdo ao vivo e sob demanda. Essa estrutura permite que a Asharq mantenha a continuidade operacional e reforce seu compromisso com a entrega de notícias confiáveis e em tempo real em todas as suas plataformas.
O sucesso da implementação já influencia uma adoção mais ampla desse modelo na região, com a liderança técnica da Asharq avaliando novos casos de uso dentro da operação. Para a Grass Valley, a ampliação da parceria com a Asharq evidencia sua presença crescente no Oriente Médio e a colaboração contínua com o SRMG e a Asharq no avanço da transformação digital das operações de broadcast.
Site relacionado: https://www.grassvalley.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube