A Globo está ultrapassando os limites da distribuição de áudio por DTT. A plataforma de codificação Kyrion da Ateme desempenha um papel fundamental nesta unidade, fornecendo codecs de áudio imersivos e de baixa latência. Além disso, a Ateme também fornece as tecnologias necessárias para a experiência sonora imersiva que a Globo oferece atualmente aos telespectadores durante todas as partidas da Copa do Mundo do Catar, que será encerrada com a grande final no domingo, 18 de dezembro.
Experiências de áudio aprimoradas estão disponíveis para telespectadores via televisão comercial aberta no mercado do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife da Globo, com base nos formatos Dolby Atmos e MPEG-H que são apresentados nos padrões atuais TV brasileira 2.5. Esses padrões DTT ajudam a influenciar o mercado de hardware para desenvolver TVs, decodificadores e acessórios que suportam esses recursos avançados.
O codec de áudio e vídeo imersivo de baixa latência e independente de tecnologia da Ateme permite experiências de áudio imersivas no canal ao vivo estendido da TV 2.5, além de fornecer um caminho claro para a transição para a TV 3.0.
Uirá Moreno, engenheiro de televisão da TV Globo, reconhece que “a Copa do Mundo é uma grande oportunidade para darmos um passo significativo para melhorar a experiência do usuário com o atual padrão de TV e olhar em breve para a próxima geração. Agradecemos o apoio de parceiros confiáveis como a Ateme, cuja experiência e dedicação nos permitirão concluir esta etapa crucial para a produção da TV 2.5.”
Julien Mandel, diretor sênior de marketing de soluções, segmento de contribuição e distribuição da Ateme, acrescenta que “a TV Globo é um dos principais players do setor de radiodifusão no Brasil. Como tal, sua visão para o futuro e sua abordagem proativa são cruciais para o sucesso da implementação da TV 2.5. A Ateme se orgulha de fazer parte do projeto de produção ao vivo da TV Globo para afirmar as possibilidades de áudio de última geração para a transmissão da TV 2.5 no ar.”
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube