A Ateme revelou que virtualizou o headend da MyTV, subsidiária da VNPT, a segunda maior operadora de telecomunicações do Vietnã. Para habilitar o headend virtualizado, a Ateme usou seu pacote de software TITAN nativo baseado em nuvem, composto por seus codificadores lineares multitela e multiplexadores lineares com recursos de codificação.
A virtualização do headend é um primeiro passo na migração de todos os serviços de IPTV e OTT da MyTV para uma nuvem privada, para atingir mais de 2,5 milhões de assinantes com um fluxo de trabalho mais simples.
O headend virtualizado fornecido pela Ateme inclui tecnologias à prova de futuro, como o padrão CMAF para permitir baixa latência, SDI sobre IP e recursos de inserção dinâmica de anúncios para melhor monetização com publicidade direcionada. Essas tecnologias também o tornam um headend flexível que pode se expandir facilmente. Baseado em software em contêiner orquestrado pelo Kubernetes, o headend é executado em uma nuvem privada.
“Ao contrário dos serviços de transmissão, os serviços OTT podem enfrentar dores de crescimento”, disse Nguyen Duc Long, diretor de vendas da Ateme. “Para enfrentar os desafios de uma base de assinantes em expansão, é importante ter uma plataforma robusta e escalável. A migração para a nuvem garante isso, ao mesmo tempo que reduz os gastos de capital. Estamos entusiasmados por poder acompanhar a MyTV nesta primeira etapa de sua migração para a nuvem, ajudando-a a oferecer experiências de vídeo cativantes com um headend 100% baseado em nuvem”, acrescentou.
“Graças às soluções baseadas em nuvem oferecidas pela Ateme, juntamente com o suporte e flexibilidade da equipe, conseguimos começar a migrar nossa plataforma OTT para uma nuvem privada, o que nos permitirá entregar mais conteúdo para mais dispositivos de forma mais acessível”, concluiu Nguyen Hong Phong, diretor do centro de televisão da MyTv, primeiro serviço de televisão no Vietnã a fornecer conteúdo de qualidade HD com recursos interativos e multi-tela.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube