Uma relevante universidade britânica confiou ao integrador ATG Danmon a renovação de uma série de estudos e salas de controle. As novas instalações permitirão que mais de mil estudantes pesquisem e treinem em áreas como produção audiovisual para cinema e televisão, animação, VR, IA, fotografia ou design de jogos.
A licitação para o projeto foi realizada em duas fases. A ATG Danmon foi escolhida como contratante de integração de sistemas para a fase 1, focada na instalação das interfaces e cabeamento conectando o térreo, primeiro andar, segundo andar, terceiro andar e quarto andar dos espaços de comunicação e estudo. As instalações integradas nesta fase incluíram painéis de instalação montados na parede que permitiram a fácil conexão de dispositivos auxiliares, como câmeras, monitores de vídeo e projetores. Grande parte do trabalho coincidiu com a construção do próprio edifício, o que exigiu cuidados especiais na programação das diferentes fases da instalação.
Também fez parte da fase 1 a instalação de sistemas de geração de sincronização, roteamento, amplificadores de distribuição, controle de iluminação DMX, comunicações entre estúdio e galeria, interconexão de áudio sobre IP e rede de comutação. Paralelamente, a infraestrutura de apoio à iluminação foi uma parte importante do equipamento geral dos espaços de estúdio e das galerias digitais. Esta área incluiu uma combinação de barras de luz com fio interno que forneciam energia e conectividade DMX, juntamente com sistemas de trilhos de estúdio, trilhos de cortina de perímetro e cortinas.
Após a conclusão da fase 1 do projeto, a ATG Danmon também foi premiada com o concurso para a fase 2. Esta incluiu o projeto, instalação e comissionamento de dois estúdios de captura de movimento, dois estúdios de tela verde, um estúdio de stop-motion, um estúdio de cinema, edição salas, um estúdio multiuso, um sistema de gradação e edição de cores e a infraestrutura de rack de áudio e vídeo correspondente.
Captura de movimento e produção virtual
No núcleo do Motion Capture Studio 1, integrado pela ATG Danmon na Universidade, está um sistema de rastreamento de câmera Mo-Sys StarTracker que usa orientação óptica em tempo real para permitir a integração eficiente de cenários de origem eletrônica. O sistema integrado da ATG Danmon também inclui uma câmera Blackmagic Design 4.6K, switcher de visão UHD, gravadores de vídeo/dados UHD e iluminação Cirro Lite com 5 x 5,5 x 4,5 rigging.
Por outro lado, os estúdios Greenscreen 1 e 2 estão equipados para oferecer aos alunos uma experiência prática da flexibilidade criativa e eficiência de produção que a produção de estúdio virtual permite. Os recursos incluem iluminação LED Kino Flo, uma mesa de controle de iluminação ETC ColorSource, câmeras de 4,6K alimentando um switcher de produção ao vivo de 20 entradas, um monitor de vídeo de 55 polegadas, canais Yamahade mixer de áudio digital monitoramento alto-falantes. Além disso, o estúdio Stop Motion inclui uma câmera Canon DSLR full-frame, 16 fresnels de LED ajustáveis em cores e uma variedade de suportes de iluminação.
Estúdio de cinema
Outra chave para o projeto ATG Danmon é a instalação de um estúdio de cinema que incorpora câmeras de cinema digital de 12K, 20 luzes LED, um mixer de 10 entradas, um mixer de áudio de 16 canais e microfones sem fio Sennheiser. As instalações de iluminação do estúdio de cinema incluem nove risers de luz Doughty e são controladas a partir de um sistema proprietário fornecido e instalado pela Cirrolite.
Além disso, um novo estudo polivalente da instituição britânica tem uma mesa de controle de iluminação, 10 painéis de iluminação LED, oito luminárias spot, 18 pantógrafos de iluminação de 4 metros de largura, tela UHD de 55 polegadas e interfones sem fio.
O integrador também trouxe seis salas de edição para a universidade, cada uma equipada com um gravador digital capaz de capturar alta faixa dinâmica de 12 bits e DCI de até 4K60p. Um leitor de cartão SD integrado permite que clipes de vídeo e áudio sejam carregados diretamente no sistema. O conteúdo pode ser arquivado em memória de estado sólido de 128 gigabytes. Cada suíte também está equipada com um compressor de áudio Drawmer, alto-falantes de monitor Genelec e uma mesa EditOne da Custom Consoles. O núcleo das suítes críticas de pós-produção de áudio e audição é um mixer de áudio SSL de 32 faders com uma interface habilitada para rede Dante AoIP, além de interfaces adicionais e telas sensíveis ao toque.
Por fim, um roteador de vídeo Ross Video Ultrix 48 x 48 audio de-embedding forma a base de uma sala de rack de áudio/vídeo, completa com painel de controle de roteamento, gerador de sinal de referência e teste 12G, equalização de vídeo DA e interface MADI. A interconexão SDI para óptica é feita dentro de um conversor de fibra 12G.
“Este é o mais recente de uma série de projetos que concluímos para universidades do Reino Unido nos últimos anos”, resumiu Jonathan Hughes, chefe de integração de sistemas da ATG Danmon. “O setor educacional de mídia respondeu bem aos avanços contínuos da tecnologia em todos os pontos do fluxo de trabalho de captura, pós-produção e entrega de conteúdo”, concluiu.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube