Home Reportagens Atomos expande o ecossistema RAW e estabelece novos benchmarks para desempenho Raw

Atomos expande o ecossistema RAW e estabelece novos benchmarks para desempenho Raw

Em 2022, a Atomos trabalhou com parceiros do setor para expandir o ecossistema Raw e fornecer suporte ao Apple ProRes Raw para mais câmeras

Por Ricardo Batalha

A Atomos antecipa que o ecossistema RAW ultrapassará a marca de 50 câmeras antes do final de janeiro de 2023. Em 2022, a empresa lançou uma nova gama de produtos de hardware Connect e apresentou um conjunto de serviços em nuvem. Paralelamente, continuou trabalhando com parceiros do setor para expandir o ecossistema Raw e fornecer suporte ao Apple ProRes Raw para mais câmeras. Os avanços tecnológicos recentes deram origem a novos benchmarks, incluindo algumas estreias mundiais significativas em desempenho RAW.

Em abril de 2018, durante a NAB, a Atomos anunciou pela primeira vez o suporte ao ProRes RAW. O novo formato foi posicionado para “oferecer as vantagens de qualidade e fluxo de trabalho do Raw com o desempenho impressionante do ProRes”. Atualizações gratuitas para o SUMO 19 e Shogun Inferno existentes significavam que os cineastas digitais poderiam adotar o formato imediatamente. A Atomos também fez parceria com a Canon, Panasonic e Sony para garantir que houvesse suporte para câmeras com saída Raw disponível no primeiro dia. Os dispositivos Atomos foram capazes de gravar ProRes Raw e ProRes Raw HQ em tamanhos de quadro de até 4K e taxas de quadros de até 120fps. Os editores podem trabalhar com essa filmagem nativamente, sem a necessidade de renderização, no Final Cut Pro em computadores MacBook Pro e iMac.

Inovação após inovação
Após o lançamento inicial, a Atomos continuou a trabalhar com fabricantes para adicionar suporte ProRes RAW a mais modelos de câmeras e fornecer opções ainda mais criativas para uma gama maior de cineastas. Na CES 2020, a Atomos e a Nikon apresentaram o Raw sobre HDMI pela primeira vez. A combinação da Nikon Z 6 e Atomos Ninja V representou um momento decisivo no ecossistema Raw, criando o primeiro pacote de cinema digital fácil de usar, flexível e acessível. A capacidade de oferecer gravação Raw de uma câmera sem espelho é o tipo de “inovação transformadora” que continua a impulsionar o Atomos. Ele mudou o jogo da noite para o dia e sinalizou a intenção de acelerar a adoção do ProRes RAW. Mais câmeras equipadas com HDMI e SDI seguiram rapidamente para expandir a linha Atomos Raw.

Em 2021, a Atomos lançou o Ninja V+, uma versão mais poderosa do onipresente Ninja V. O novo dispositivo é alimentado pela última geração do Atomos Silicon, o chip AtomIC3. Ele foi projetado com um objetivo singular para fornecer o poder de processamento extra necessário para suportar as câmeras mais recentes, mais profundidades de bits e resoluções ainda maiores, incluindo opções de gravação 8K ProRes RAW até 30fps sobre HDMI com a câmera sem espelho Canon R5.

O 8K Raw continua a ser um farol, pois oferece aos cineastas a oportunidade de criar imagens incrivelmente grandes de qualidade impecável em um sistema capaz, acessível e compacto. A Atomos e a Canon também puderam aproveitar o processamento Raw no Final Cut Pro, incluindo acesso ao balanço de branco total e controles ISO na pós-produção.

Ecossistema RAW
Hoje, a Atomos suporta a gravação de ProRes RAW de 46 câmeras diferentes. O ecossistema é rico e diversificado, incluindo câmeras de uma gama crescente de fabricantes, todos os tipos de formatos diferentes, incluindo cinema digital, mirrorless e modelos DSLR. Os dispositivos Atomos oferecem ferramentas de monitoramento sofisticadas para projetos HDR e SDR, bem como suporte para LUTs, para garantir que cada cineasta tenha controle criativo total sobre cada imagem.

Os padrões de gravação continuam a variar de acordo com as especificações individuais da câmera, mas o Atomos é capaz de acomodar muitos tamanhos de quadros diferentes e várias taxas de quadros. Somente em setembro, a Atomos adicionou suporte para a câmera PTZ Cinema Line ILME-FR7 da Sony para gravar até 4K ProRes RAW a 120 fps sobre SDI, a câmera Cinema Line ILME-FX30 da Sony, que possui um back iluminado 20.

Segundo a Atomos, em um ano cheio de grandes mudanças para a empresa, “este momento oferece a oportunidade de refletir um pouco sobre o quanto as coisas progrediram em tão pouco tempo. É uma conquista digna de reconhecimento e celebração”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados