A Atomos disponibiliza o Shinobi II, um monitor HDR de 5 polegadas, fino, leve e com alto brilho de 1500 nits, ideal para vloggers, criativos e fotógrafos. Ele já está disponível nos revendedores autorizados da Atomos.
A Atomos é conhecida por inventar o monitor-gravador Apple ProRes HDR, e suas linhas Ninja e Shogun são líderes de mercado nesse segmento. O primeiro dispositivo apenas monitor da Atomos, o Shinobi, foi lançado em 2019 e tem sido extremamente bem-sucedido, com mais de 100 mil unidades vendidas mundialmente.
“As solicitações mais comuns dos usuários do Shinobi foram o controle da câmera e uma tela HDR mais brilhante”, comentou Jeromy Young, CEO da Atomos. “O controle da câmera exigia uma porta USB-C para a maior compatibilidade possível com câmeras, e uma nova tela mais brilhante necessitava de um redesenho. Então, o Shinobi II foi reconstruído do zero para câmeras mirrorless/DSLR modernas e fluxos de trabalho de vídeo HDR ou SDR, além de incríveis fotos HDR.”
No lançamento, o Shinobi II controlará a maioria das câmeras mirrorless da Canon, Panasonic e Sony via USB-C, e modelos Z CAM E2 através de um cabo serial separado. Com futuras atualizações de firmware, a Atomos planeja oferecer suporte a câmeras da Fujifilm, Nikon, OM System e SIGMA.
“Projetamos a interface de controle da câmera com foco nas configurações comuns que precisam ser ajustadas em cada tomada”, acrescentou Young. “O triângulo de exposição é um elemento essencial de toda fotografia, e o Shinobi II possui sliders para ajuste da abertura da lente, velocidade do obturador e ISO. Com acesso imediato e responsivo a essas configurações, obter a exposição perfeita no monitor HDR de 1500 nits é fácil, especialmente quando usado em combinação com nossas poderosas ferramentas de monitoramento. Estas incluem histograma, forma de onda, falsa cor, zebra, foco peaking e zoom.”
O balanço de branco da câmera, que é muito importante, também pode ser ajustado via slider. O Shinobi II aciona a gravação da câmera diretamente da sua tela, uma ótima opção quando sua câmera está montada em um gimbal. O status de gravação é mostrado por uma borda vermelha na tela, independentemente se a gravação é acionada pela câmera ou pelo Shinobi II.
“Adicionar uma porta USB-C nos deu a oportunidade de redesenhar o Shinobi”, continuou Young. “O corpo 30% mais fino significa que, mesmo adicionando mais funcionalidades de hardware, não estamos afetando o peso do dispositivo. O Shinobi II é incrivelmente leve, pesando apenas 210 gramas (cerca de 7,4 onças) e inclui nossos inovadores conectores de cabo de travamento para portas HDMI e USB, proporcionando uma conectividade robusta e profissional. Podemos até alimentar a câmera a partir do Shinobi II com PD in e out.”
A tela sensível ao toque também foi aprimorada; com um brilho máximo de 1500 nits, ela é 50% mais brilhante que sua antecessora e suporta monitoramento de vídeo e foto HDR de 10 bits sem latência.
Site relacionado: https://www.atomos.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube