A Advanced Television Systems Committee (ATSC) anunciou Luiz Fausto como seu novo vice-presidente de desenvolvimento de padrões. O engenheiro brasileiro assumirá o posto atualmente ocupado por Jerry Whitaker, que se aposentará ao final de agosto, após anos à frente das iniciativas técnicas da organização.
Com uma carreira consolidada na Globo desde 2006, Fausto ocupou diversos cargos na área de engenharia e, mais recentemente, atuou como especialista em regulação tecnológica da emissora. Ele também presidiu o módulo técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), tendo liderado o processo de recomendação das tecnologias do projeto TV 3.0 (DTV+) ao Ministério das Comunicações do Brasil.
Na nova função, Luiz Fausto será responsável pelos processos de desenvolvimento de padrões da ATSC, pelo incentivo à adoção das tecnologias pela indústria e pela ampliação das relações com parceiros e entidades internacionais. Ele também terá papel central na formulação da estratégia técnica da entidade, com foco na evolução e na harmonização dos padrões entre países que adotam as tecnologias ATSC.
“Minha visão estratégica para o desenvolvimento dos padrões da ATSC é fortalecer seu papel como um conjunto abrangente e flexível de ferramentas”, afirmou Fausto. “Acredito que os padrões da ATSC devem evoluir dentro de uma estrutura unificada, que permita aos radiodifusores do mundo inteiro combinar, adaptar e expandir tecnologias padronizadas com facilidade.”
Ele acrescentou que pretende fomentar relações internacionais sólidas, antecipar tendências tecnológicas da radiodifusão e garantir que os padrões da ATSC permaneçam atualizados e relevantes. “Com isso, espero contribuir para ampliar ainda mais a adoção das nossas tecnologias nas Américas e em outros mercados.”
Fausto atuará diretamente com grupos técnicos, especialistas e equipes da ATSC, além de coordenar a participação da entidade em organismos internacionais como a União Internacional de Telecomunicações (UIT), a TSDSI da Índia e a Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), da OEA.
“Luiz Fausto traz à ATSC uma combinação valiosa de conhecimento técnico, visão estratégica e liderança no cenário internacional de radiodifusão e normalização”, destacou Madeleine Noland, presidente da ATSC.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube