Home Reportagens Atualização de firmware ATOMOS CONNECT & SHOGUN CONNECT permite Frame.io ‘Camera to Cloud’

Atualização de firmware ATOMOS CONNECT & SHOGUN CONNECT permite Frame.io ‘Camera to Cloud’

Câmeras que usam ATOMOS CONNECT ou SHOGUN CONNECT agora podem ser usadas para colaborar em tempo real, com suporte para membros remotos da equipe

Por Ricardo Batalha

O ATOMOS CONNECT e o SHOGUN CONNECT receberam um novo firmware que agora permite que sejam usados com fluxos de trabalho Frame.io Camera to Cloud. As câmeras que usam o ATOMOS CONNECT ou SHOGUN CONNECT agora podem ser usadas para colaborar em tempo real, com suporte para membros remotos da equipe, independentemente da localização ou do orçamento. Um fluxo de trabalho C2C fornece um caminho direto para a produção enviar mídia diretamente para as equipes de pós-produção. A mídia é transferida de dispositivos certificados C2C no set para a nuvem, para visualização, aprovação e edição.

Isso significa que um número sem precedentes de câmeras de cinema digital, sem espelho e DSLR podem fornecer mídia diretamente da produção à publicação. Com o ATOMOS e o C2C, todo cineasta tem a oportunidade de acelerar seu fluxo de trabalho, colaborar em tempo real e dar suporte a membros remotos da equipe, independentemente da localização, orçamento ou câmera. Os dispositivos ATOMOS CONNECT ou SHOGUN CONNECT são emparelhados com o Frame.io usando o ATOMOS Cloud Studio. Depois que os dispositivos são registrados e vinculados a uma conta Frame.io, a mídia pode ser carregada imediatamente. Cada arquivo está disponível instantaneamente para visualização no Frame.io ou download em aplicativos de vídeo integrados, incluindo Premiere Pro, Final Cut Pro e DaVinci Resolve.

A Frame.io, uma empresa da Adobe, e a ATOMOS reconhecem uma mudança na tecnologia que permitirá um novo tipo de produção cinematográfica. O roteiro para o C2C prevê um ponto de inflexão nos próximos anos, onde a largura de banda da Internet se tornará onipresente. Como resultado, as câmeras poderão dispensar totalmente a mídia removível e será uma prática comum para os cineastas usar o C2C para fazer upload de arquivos RAW 8K de resolução total de locais remotos. Para apoiar essa visão, a Adobe e o ATOMOS trabalharam juntos para tornar o C2C disponível para mais câmeras e mais fácil de usar para todos. Com o ATOMOS CONNECT e o SHOGUN CONNECT, os cineastas de hoje podem provar o futuro da produção de filmes digitais e se tornar os pioneiros dos fluxos de trabalho avançados em nuvem.

Recentemente, Trevor Elbourne, CEO da ATOMOS; Paul Scurrell, vice-presidente sênior de produtos da ATOMOS, e Michael Cioni, diretor sênior de inovação global da Adobe, sentaram-se para uma mesa redonda virtual com os cineastas Armando Ferreira, Bobby Goulding e Dru Williams para falar sobre a forma como o cinema está evoluindo.

Em uma longa conversa, os palestrantes discutiram o estado da indústria, como as tecnologias Frame.io e ATOMOS já tiveram impacto em suas produções e como os novos dispositivos ATOMOS acelerarão ainda mais seu fluxo de trabalho, ao mesmo tempo em que introduzem novas maneiras de suas equipes colaborar. Você pode assistir à discussão da mesa redonda ATOMOS durante sua estreia no YouTube na quinta-feira, 18 de agosto, às 15h (BRA).

SHOGUN CONNECT e ATOMOS CONNECT
SHOGUN CONNECT e ATOMOS CONNECT para NINJA V e NINJA V+ capturam conteúdo de alta qualidade em vários formatos profissionais. Ao capturar para o Frame.io, o dispositivo pode ser configurado para gravar arquivos “herói” de alta qualidade e “proxy” com eficiência de largura de banda simultaneamente. Os arquivos são criados com nomes de arquivo e código de tempo correspondentes para que possam ser facilmente trocados em um NLE posteriormente. Gravar dessa forma produz clipes “proxy” HEVC (H.265) de ótima aparência ao lado de clipes “heróis” de resolução total em Avid DNxHR/HD ou Apple ProRes. Esse fluxo de trabalho é simplesmente a maneira mais rápida para as equipes remotas publicarem clipes diretamente no Frame.io sem o atraso típico de esperar pela ingestão de cartões de câmera ou envio de discos rígidos.

Câmera Frame.io para nuvem
Desde o seu lançamento no início de 2021, o C2C foi usado por mais de quatro mil produções para obter instantaneamente imagens do set para as equipes de pós-produção. Os arquivos são transmitidos para o Frame.io usando redes 4G LTE, 5G ou Wi-Fi padrão. As equipes editoriais que usam as integrações do Frame.io NLE verão novos clipes serem preenchidos em suas caixas ao longo do dia. Agora, com o vídeo capturado pelo ATOMOS CONNECT e SHOGUN CONNECT, um número exponencialmente crescente de câmeras é compatível com o fluxo de trabalho C2C.

Os dispositivos ATOMOS CONNECT ou SHOGUN CONNECT são emparelhados com o Frame.io usando o ATOMOS Cloud Studio. Depois que os dispositivos são registrados e vinculados a uma conta Frame.io, a mídia pode ser carregada imediatamente. Cada arquivo está disponível instantaneamente para visualização no Frame.io ou download em aplicativos de vídeo integrados, incluindo Premiere Pro, Final Cut Pro e DaVinci Resolve. Com C2C e ATOMOS, qualquer pessoa pode colaborar de qualquer lugar do mundo.

“A parceria com a Frame.io, juntamente com a linha de produtos CONNECT e o lançamento do ATOMOS Cloud Studio representam uma continuação da filosofia fundadora do ATOMOS – criar ferramentas e tecnologias excelentes, acessíveis e fáceis de usar para cineastas. Vemos isso como mais uma oportunidade de fornecer fluxos de trabalho de ponta que permitirão que nossos clientes colaborem de novas maneiras, trabalhem com mais eficiência e, por fim, avancem em seu ofício”. Trevor Elbourne, CEO ATOMOS.

O suporte ao Frame.io C2C está incluído no AtomOS 10.81, disponível para download agora em my.atomos.com.

Para obter mais informações e se registrar em uma conta do ATOMOS Cloud Studio, visite cloud.atomos.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados