Através da parceria com a Berklee College of Music, Avid introduz novos recursos de acessibilidade do Sibelius para usuários com deficiência visual, tornando o software de criação de música popular mais robusto
A Avid revelou uma iniciativa conjunta com o Laboratório de Tecnologia de Música Assistida (AMT) da Berklee College of Music para desenvolver e melhorar os recursos de acessibilidade no software de composição e notação musical da Avid, Sibelius, para usuários com deficiência visual. A parceria de um ano destaca o compromisso da Avid em garantir que todas as suas ferramentas criativas ofereçam recursos robustos de acessibilidade para pessoas com esse problema. Além disso, a Avid anunciou um suporte aprimorado para usuários com leitores de tela embutidos, dando a eles a mesma experiência que os usuários com visão no Windows usando Narrator, NVDA e JAWS, além do VoiceOver no Mac.
O laboratório AMT da Berklee visa atender os alunos da Berklee e atuar como uma incubadora para desenvolver e testar idéias e práticas que podem melhorar as oportunidades e os resultados para músicos cegos e com deficiência visual em todo o mundo. Berklee e Avid têm colaborado para desenvolver recursos e melhorias para o Sibelius, que estabelecerão um alto padrão de acessibilidade na indústria da música.
“Por meio de nossa parceria com a Avid, somos capazes de trabalhar em colaboração para aprimorar o software líder mundial em notação musical, de maneira a oferecer aos usuários cegos e com deficiência visual os mesmos recursos que os usuários com visão têm para navegar em suas partituras, manipular objetos musicais e trabalhar livremente em suas composições”, disse Chi Kim, professor associado do Berklee College of Music. “Atingir esse objetivo abrirá muitas oportunidades para usuários com deficiência visual que não estavam disponíveis em nenhum software desse tipo até agora – não apenas no contexto de nossos próprios currículos, mas também em geral, para compositores, orquestradores e profissionais de gravação.”
A Avid planeja lançar recursos e melhorias de acessibilidade em todo o aplicativo para ajudar os usuários com uma ampla variedade de deficiências visuais, inclusive facilitando a navegação de objetos musicais em uma partitura, acessibilidade localizada e a capacidade de manipular todos os instrumentos. Além disso, a Berklee desenvolverá e publicará materiais de treinamento relacionados que estarão amplamente disponíveis em seu site em um formato acessível.
“A Avid tem trabalhado para melhorar a acessibilidade na comunidade de áudio profissional, colaborando com testadores beta que podem fornecer informações reais que beneficiam nossos produtos”, disse Ed Gray, diretor de desenvolvimento de negócios da Avid. “Fazemos isso com nosso software Pro Tools há vários anos e agora, através de nossa parceria com a Berklee, estamos trazendo o mesmo nível de acessibilidade ao nosso software de notação musical Sibelius. Essa colaboração é uma prova do nosso compromisso em melhorar a acessibilidade de nossas ferramentas criativas para todos os usuários.”
Ed Gray também participará de um workshop de acessibilidade de duas horas na NAMM 2020, em Anaheim, a 19 de janeiro.
Mais informações em www.avidblogs.com/sibelius-2019-december