A comemoração da tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789, que marcou o início da Revolução Francesa, é a ocasião para inúmeros eventos em todo o país. Para a 11ª edição do concerto de música clássica aos pés da Torre Eiffel, a Lawo mais uma vez atendeu aos requisitos de som ao vivo e transmissão ao vivo das emissoras públicas francesas e da rede Eurovision. Nas mãos especializadas dos engenheiros de som da Radio France e France Televisions, os consoles Lawo entregaram uma qualidade de áudio impecável para a enorme multidão no Champ de Mars, assim como para milhões de ouvintes e telespectadores.
Duas mesas mc²56 compartilhando um par de unidades A__UHD Core redundantes foram utilizadas no front-of-house por Nadège Antonini para a orquestra e a mixagem geral do PA, e por Stéphane Thouvenin para a pré-mixagem dos solistas. Uma terceira mc²56 e uma unidade A__UHD Core cuidaram do monitoramento do palco em uma configuração de dois operadores com duas superfícies de controle separadas, para oferecer a Tahar Boukhlifa e Charles Bouticourt a máxima flexibilidade para a execução dessa tarefa complexa.
Um sistema de divisores passivos permitiu que mais de 140 fontes de microfones fossem roteadas independentemente para um console Lawo mc²66 controlado por Laurent Fracchia, responsável pela mixagem de áudio de rádio e televisão em uma unidade de produção móvel da Radio France.
Em um caminhão OB da France Televisions, Gregory Chevalier foi o responsável pela produção de áudio para a transmissão nacional de TV e feed limpo internacional, novamente usando um console mc²56.
“Todo ano é um verdadeiro prazer trabalhar com essa equipe de perfeccionistas apaixonados coordenada por Christophe Lukaszewski no maior concerto de música clássica do mundo”, afirmou Joffrey Heyraud, Diretor de Vendas da Lawo para a Europa Ocidental. “A edição deste ano foi particularmente emocionante, pois foi a primeira vez que nossas novas unidades de processamento A__UHD Core e o sistema de gerenciamento de recursos HOME foram usados para esse evento. Essa nova tecnologia permitiu uma redução significativa no espaço ocupado, graças à solução compacta e ao compartilhamento de recursos DSP entre os consoles”, completou.
O Concert de Paris acontece antes da tradicional queima de fogos da Cidade de Paris no Dia Nacional da França e continua sendo um dos maiores eventos de música clássica do mundo. Cerca de 100 mil espectadores tiveram a oportunidade de assistir a performances da Orchestre National de France, o Chœur e Maîtrise de Radio France, assim como cantores e solistas de renome internacional. O evento foi acompanhado por 3,26 milhões de telespectadores na France 2 e muitos outros ouvintes no canal de rádio France Inter. Foi transmitido ao vivo ou gravado em muitos países ao redor do mundo pelas redes Euroradio e Eurovision.
Site relacionado: www.lawo.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube