Home Reportagens BeIN Sports melhora produtividade com Object Matrix e Vizrt

BeIN Sports melhora produtividade com Object Matrix e Vizrt

Por Ricardo Batalha

Viz One e Object Matrix Storage otimizam os fluxos de trabalho para o canal de esportes beIN Sports transmitido pela Mediapro US

Com a suspensão de muitos esportes ao vivo em todo o mundo, os canais e produtores de esportes estão lutando para criar novos programas com conteúdo reutilizado. Isso agregou valor renovado aos sistemas de gerenciamento de ativos de mídia multifacetados (MAM), fluxos de trabalho de armazenamento e colaboração que foram criados para gerar receita e atender à demanda reprimida dos visualizadores de conteúdo esportivo.

Em 2012, a rede de TV por assinatura BeIN Sports, que produz três canais para o mercado norte-americano – dois lineares, em inglês e espanhol, e um canal OTT chamado BeIN Sports Connect -, começaram as operações em Miami (EUA), a partir de uma instalação de produção proprietária de serviço completo da Mediapro dos EUA e equipado com pessoal técnico.

Embora não haja eventos ao vivo, a equipe de 70 jornalistas / produtores / editores usa recursos nearline e de arquivo diariamente para produzir uma ampla variedade de novos conteúdos. Isso inclui uma série de jogos clássicos de futebol da LaLiga com novos comentários fornecidos por emissoras ao vivo como uma narração para descrever a ação sob uma nova luz. Também abrange outros esportes, como tênis, MLW e até teqball (uma combinação de futebol e tênis de mesa).

A Mediapro US implementou, com a ajuda do Unitecnic, um repositório de conteúdo com mais de 15 mil horas, com base na solução MAM Viz One do Vizrt e em uma nuvem privada MatrixStore of Object Matrix em nuvem privada. A combinação, altamente flexível, fornece acesso rápido e ilimitado a todos os ativos de mídia de várias maneiras, dependendo do projeto em questão. Além disso, pode ser facilmente expandida conforme necessário, sem degradação do desempenho. E como armazenar objetos é a mesma tecnologia que a nuvem pública permite, fornece aos clientes da BeIN Sports e de outros Mediapro um ambiente extremamente econômico, rápido e altamente escalável, a partir do qual otimizar seus fluxos de trabalho internos. Quanto mais rápido os editores do BeIN Sports acessarem o conteúdo, mais cedo os programas terminados serão exibidos.

Ismael Marcer, chefe de operações e serviços técnicos da Mediapro EUA, afirma que “é importante implantar um sistema que não limite o BeIN Sports e o que eles estão tentando fazer diariamente”. Ele acrescenta que a solução Vizrt-Object Matrix foi implementada especialmente para a BeIN Sports, embora outros clientes da Mediapro em Miami – DirectTV Latin America, ESPN e Hola! TV – use uma configuração semelhante do sistema de armazenamento de produção. De fato, as instalações que a BeIN Sports agora chama de lar incluem dois estúdios adicionais. Uma segunda instalação, com quatro estúdios ao lado, foi inaugurada em 2014.

“Confiamos no Vizrt, conhecendo-os de muitos projetos anteriores no exterior e na Matriz de Objetos, porque queríamos implementar o sistema de armazenamento mais recente e flexível. Ambos tinham a melhor solução técnica que atendia às nossas necessidades e também a um custo razoável”, diz Marcer.

A solução conjunta BeIN Sports agora oferece suporte a uma estratégia automatizada de armazenamento de conteúdo que permite colocar os ativos mais usados na matriz de armazenamento de objetos para uso nearline e os ativos mais antigos no Viz One para uso posterior. Devido às licenças de direitos esportivos de propriedade da BeIN Sports, alguns conteúdos têm um limite de tempo de uso; portanto, o arquivo transitório exibido (os dados não são permanentes) sabe exatamente quando excluir o conteúdo quando não puder mais ser usado legalmente. Essa tecnologia de autogerenciamento, juntamente com a integração automatizada do fluxo de trabalho, permite um rápido retorno do investimento.

“Esse tipo de biblioteca digital automatizada é algo que você não pode fazer com o armazenamento em fita LTO”, observou Marcer. “É realmente útil quando você tem tantos ativos e, em seguida, novos surgem o tempo todo. Isso permite que a equipe da beIN Sports se concentre na criatividade e não se preocupe com a localização dos ativos. Eles os querem quando precisam deles, por isso garantimos que isso seja possível o tempo todo, além de respeitarmos estritamente as questões de direitos”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados