A Big Blue Marble anunciou uma parceria estratégica com a HISPlayer, player de vídeo compatível com Unity, Unreal Engine e Meta Spatial SDK, para o fornecimento de soluções completas de streaming de vídeo com proteção por DRM voltadas a aplicações interativas e imersivas em XR, ou realidade estendida. A iniciativa atende usos em dispositivos móveis, computadores, laptops e headsets de VR e AR.
A oferta conjunta integra o Cloud Video Kit da Big Blue Marble, um conjunto modular para gerenciamento e processamento de vídeo ao vivo e sob demanda, e o Cloud DRM, serviço de proteção de conteúdo com múltiplos sistemas de DRM, à tecnologia avançada de reprodução em XR da HISPlayer. Com isso, emissoras, detentores de conteúdo, operadoras de telecomunicações e plataformas esportivas passam a ter a possibilidade de levar conteúdos premium já existentes para ambientes de XR com proteção total por DRM em todos os dispositivos compatíveis, em escala global.
A combinação das tecnologias viabiliza uma nova geração de experiências em XR, incluindo reprodução segura de conteúdos protegidos com Widevine DRM nível 1 em dispositivos como o Meta Quest, suporte a vídeo em resolução 8K, reprodução fluida de múltiplas câmeras ou ângulos, formatos interativos de publicidade nativos de ambientes tridimensionais, aprimoramentos visuais com iluminação dinâmica e efeitos visuais, além de áudio espacial avançado para maior sensação de imersão.
Atualmente, muitas experiências em XR utilizam apenas conteúdos demonstrativos ou temporários, já que materiais protegidos por direitos não podem ser empregados de forma segura. Com a disponibilização de vídeo protegido por DRM em ambientes de XR por meio da parceria entre Big Blue Marble e HISPlayer, empresas de mídia e plataformas esportivas passam a testar formatos imersivos utilizando conteúdos premium já valorizados por seus públicos.
Para Dawid Gorniak, product owner do Cloud Video Kit e do Cloud DRM na Big Blue Marble, as tecnologias imersivas estão deixando o campo das promessas e avançando para aplicações reais, mas só podem ser escaladas quando conteúdos premium contam com o mesmo nível de proteção adotado por serviços consolidados de streaming. Segundo ele, a parceria com a HISPlayer permite que organizações levem seus ativos de maior valor para o universo de XR sem comprometer segurança, experiência do usuário ou exigir mudanças complexas no headend.
Carlos Lucas, CEO da HISPlayer, afirma que o objetivo da empresa é se tornar uma referência em streaming de vídeo XR e VR de alta qualidade em todos os dispositivos, o que exige a entrega de conteúdos premium com o mais alto nível de proteção por DRM. De acordo com o executivo, a parceria estratégica viabiliza uma solução completa de ponta a ponta, reunindo proteção de conteúdo, tecnologia avançada de reprodução em XR e a experiência da Big Blue Marble na entrega de sinais para broadcast.
Site relacionado: https://www.bigbluemarble.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube