Home Reportagens BitFire lança master control ao vivo na nuvem

BitFire lança master control ao vivo na nuvem

BitFire Platform incorpora finalização, legendagem e inserção de anúncios para produções de qualquer escala

Por Ricardo Batalha

A BitFire, especializada em produção ao vivo definida por software e transmissão IP, anunciou a adição de recursos de master control na nuvem à BitFire Platform, voltada para produção e distribuição ao vivo. Integrada ao Spark Production Environments, a nova interface oferece uma experiência semelhante a uma sala de controle tradicional, com ferramentas profissionais de finalização, como inserção de legendas, gráficos, marcas d’água, intervalos comerciais e SCTE, aplicáveis a transmissões de qualquer porte. A novidade torna o master control em escala total mais acessível para pequenas operações e, ao mesmo tempo, permite que grandes empresas de mídia lancem serviços ao vivo em volume, como transmissões alternativas ou versões adaptadas a diferentes regiões e idiomas.

“Com esses novos recursos, a BitFire Platform fecha uma lacuna crítica na transição da produção ao vivo para a nuvem”, afirmou Jim Akimchuk, presidente e CEO da BitFire. “Seja produzindo um único evento ou vários simultaneamente, as equipes agora podem adicionar uma camada sofisticada de controle e apresentação, incluindo legendagem ao vivo, formatos publicitários como squeeze-back e execução de playlists, sem os custos ou limitações das salas de master control tradicionais.”

A interface de master control da BitFire permite finalizar e masterizar programas ao vivo sem depender de instalações externas. A operação é feita em um ambiente na nuvem sob demanda, com escalabilidade ilimitada, oferecendo orquestração e controle profissionais em cenários nos quais soluções físicas não seriam viáveis técnica ou economicamente.

Por meio de uma única interface, operadores podem inserir legendas compatíveis com fluxos iCap e EEG/AI-Media, atendendo a padrões de transmissão estabelecidos, além de acionar marcadores SCTE-104/35 para inserção dinâmica ou no servidor de publicidade downstream. O sistema pode automatizar intervalos comerciais e execuções de playlists com arquivos BXF padronizados ou disparos manuais, executar formatos avançados como squeeze-back e picture-in-picture com o switcher do Spark e entregar fluxos de transporte em qualidade broadcast com legendas, triggers SCTE e metadados, tanto para distribuição em SDI quanto IP.

Ao integrar a rede de transmissão da BitFire desde a contribuição até a distribuição, a entrega em tempo real e sincronizada de múltiplas versões de uma mesma transmissão torna-se simples e escalável, seja para um destino ou centenas. Como o master control é nativo da nuvem, os operadores podem configurar redundância de transmissão com múltiplos caminhos de entrada e saída, eliminando a dependência de um único feed.

“Com a adição do master control ao vivo à BitFire Platform, damos aos usuários ainda mais confiança de que podem adotar fluxos de trabalho nativos da nuvem mantendo qualidade, confiabilidade e controle”, acrescentou Akimchuk. “Representando a primeira solução de master control realmente escalável e em qualidade broadcast na nuvem, essa tecnologia já está sendo usada em transmissões nacionais e internacionais de esportes de alto nível, para gerenciar feeds redundantes, conversões HDR, legendagem e triggers publicitários SCTE.”

O Live Master Control agora faz parte do conjunto completo de ferramentas de produção baseadas na nuvem da BitFire, que inclui switchers, replay, mixagem de áudio, multiviewers, intercomunicação e transmissão IP. Todas as soluções contam com suporte técnico da equipe de engenharia TechOps, garantindo confiabilidade, escalabilidade e eficiência nos fluxos de trabalho.

Site relacionado: http://www.bitfire.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados