A Blackmagic Design anunciou um fluxo de trabalho ponta a ponta para produções no formato Apple Immersive Video para o Apple Vision Pro. A Blackmagic URSA Cine Immersive é o primeiro sistema de câmera comercial do mundo projetado para a captação de Apple Immersive Video. O Apple Immersive Video é um formato narrativo revolucionário que combina o 8K, vídeo 3D com um campo de visão de 180 graus e Áudio Espacial para transportar os espectadores para o centro da ação. A Blackmagic Design também anunciou atualizações para o DaVinci Resolve, o software de pós-produção líder da indústria, que permitirá aos cineastas profissionais editar Apple Immersive Video pela primeira vez. A Blackmagic URSA Cine Immersive e uma nova versão do DaVinci Resolve com suporte ao Apple Immersive Video para Apple Vision Pro serão lançados ainda este ano.
“É com grande entusiasmo que anunciamos o primeiro sistema de câmera e software de pós-produção compatível com o Apple Immersive Video, oferecendo aos cineastas as ferramentas para criar histórias incríveis com este novo e poderoso formato pioneiro da Apple”, disse Grant Petty, diretor-executivo da Blackmagic Design. “Baseada na plataforma da URSA Cine, a URSA Cine Immersive inclui um sistema de lentes estereoscópico 3D fixo e personalizado, com sensores de imagem 8K duplos que podem captar 16 stops de faixa dinâmica. Com esse sistema inovador, os cineastas podem registrar momentos marcantes como cenas repletas de ação, perspectivas únicas, paisagens impressionantes, performances íntimas e muito mais; tudo com uma fidelidade incrível, oferecendo aos espectadores realismo e imersão inigualáveis.”
A Blackmagic URSA Cine Immersive inclui um sistema de lentes fixo, personalizado e pré-instalado em seu corpo, que foi projetado especialmente para o Apple Immersive Video. O sensor oferece uma resolução de 8160 x 7200 por olho, sincronização a nível de pixel e impressionantes 16 stops de faixa dinâmica, permitindo que os cinegrafistas filmem conteúdos de cinema imersivo em 3D estereoscópico a 90 fps em um único arquivo. O sistema de lentes personalizado é projetado especificamente para o sensor de grande formato da URSA Cine com dados posicionais extremamente precisos que são lidos e armazenados durante a fabricação. Esses dados de lente imersivos — mapeados, calibrados e salvos individualmente para cada olho — são transportados ao longo de toda a pós-produção no próprio arquivo Blackmagic RAW.
O primeiro software de edição do mundo para Apple Immersive Video
Uma versão atualizada do DaVinci Resolve trará poderosos novos recursos para criar um fluxo de trabalho completo para vídeos imersivos no Apple Vision Pro. Os clientes da Blackmagic poderão editar filmagens em Apple Immersive Video realizadas com a câmera URSA Cine Immersive. Um novo visualizador de vídeo imersivo permitirá que editores façam a panorâmica, inclinação e rolagem dos vídeos para visualização em monitores 2D ou no Apple Vision Pro para uma experiência de edição imersiva completa. As transições renderizadas pelo Apple Vision Pro também poderão ser ignoradas usando metadados FCP XML, gerando arquivos máster limpos para os editores. Predefinições de exportação possibilitarão a criação rápida de pacotes que podem ser visualizados diretamente no Apple Vision Pro.
URSA Cine Immersive foi criada para atender às demandas de produções de alto nível
O corpo da câmera, com peso equilibrado, é fabricado com um chassi robusto de liga de magnésio e um revestimento externo leve de compósito de policarbonato com fibra de carbono, proporcionando mobilidade rápida aos cineastas no set. Os clientes também contam com uma saída SDI 12G, Ethernet 10G, USB-C, áudio XLR e muito mais. O monitor retrátil inclui uma tela de toque HDR grande de 5” em um lado e um LCD externo para status das cores no outro. Na lateral direita, há uma estação de assistência com uma segunda tela HDR de 5” para que a equipe trabalhe em torno da câmera sem precisar de monitores externos.
Um conector de alimentação Lemo de 8 pinos na traseira é compatível com fontes de energia de 24 V e 12 V, facilitando usar a câmera com fontes, baterias e acessórios de alimentação já existentes. Ela também inclui uma fonte de alimentação grande de 250 W e uma placa de bateria de montagem B, permitindo utilizar uma grande variedade de baterias de alta voltagem de fabricantes como IDX, Blueshape, Core SWX, Bebob, entre outros. Os clientes também contarão com uma alça superior, antenas para Wi-Fi de alta velocidade, placa de base, fonte de alimentação de 24 V e placa de bateria de montagem B de alta voltagem para configuração rápida.
A Blackmagic URSA Cine Immersive integra um armazenamento em rede de alto desempenho de 8TB, que grava diretamente no Blackmagic Media Module e pode ser sincronizado com a Blackmagic Cloud e com as repartições de mídia do DaVinci Resolve em tempo real. Graças a isso, os clientes podem captar mais de duas horas de Blackmagic RAW Immersive em 8K estereoscópico 3D e os editores podem trabalhar nas filmagens em locações remotas no mundo todo enquanto elas acontecem.
O novo formato de arquivo Blackmagic RAW Immersive foi criado para simplificar e facilitar o trabalho com vídeo imersivo durante todo o fluxo de trabalho de pós-produção e inclui suporte para sincronização global de mídias Blackmagic. O Blackmagic RAW armazena os metadados de câmera, dados da lente, balanço de branco, informações da claquete digital e LUTs personalizadas para assegurar a consistência das imagens no set e durante a pós-produção.
A Blackmagic URSA Cine Immersive é a primeira câmera digital cinematográfica comercial com tecnologia Cloud Store ultrarrápida e de alta capacidade integrada. O armazenamento de alta velocidade permite que os clientes gravem com as resoluções e taxas de quadros mais altas por horas e acessem os arquivos diretamente através da entrada Ethernet 10G rápida. A câmera ainda possibilita a gravação simultânea da mídia original da câmera e de um pequeno arquivo proxy em H.264. Com isso, o arquivo proxy pequeno pode ser carregado na Blackmagic Cloud em segundos, disponibilizando a mídia no estúdio em tempo real.
A Blackmagic Media Dock acelera o fluxo de trabalho de pós-produção, tornando mais rápido e simples iniciar a edição e a correção de cor. Os clientes podem encaixar até três unidades Blackmagic Media Module para acesso simultâneo e de alta velocidade às mídias de várias câmeras URSA Cine Immersive. As quatro portas de Ethernet 10G de alta velocidade permitem que até quatro estações de trabalho de edição se conectem diretamente e com extrema rapidez, mesmo com muitos usuários conectados ao mesmo tempo.
Recursos da Blackmagic URSA Cine Immersive
– Sistema de lentes duplo e personalizado para filmagens em Apple Immersive Video para o Apple Vision Pro.
– Captação de imagens imersivas tridimensionais em 8K estereoscópico 3D.
– Resolução de 8160 x 7200 por olho com sincronização a nível de pixel.
– Incríveis 16 stops de faixa dinâmica.
– Corpo de câmera robusto, leve e com conexões padrão da indústria.
– Ciência de Cores de 5ª Geração com nova curva de filme.
– Captação dupla a 90 fps em um único arquivo Blackmagic RAW.
– Inclui Blackmagic Media Module 8TB de alto desempenho para gravação.
– Wi-Fi, Ethernet 10G ou dados móveis de alta velocidade para conexões de rede.
– Blackmagic URSA Cine EVF opcional.
– Inclui DaVinci Resolve Studio para pós-produção.
Recursos no DaVinci Resolve
– Suporte para monitoramento no Apple Vision Pro a partir da linha de tempo do DaVinci Resolve.
– Capacidade para editar vídeos Blackmagic RAW Immersive filmados na Blackmagic URSA Cine Immersive.
– Visualizador de vídeo imersivo para panorâmica, inclinação e rolagem.
– Reconhecimento automático de Apple Immersive Video (olho esquerdo e direito) para conteúdos estéreo imersivos em arquivos duplos.
– Opção para ignorar transições renderizadas pelo Apple Vision Pro.
– Exportação e entrega de arquivos nativos para visualização no Apple Vision Pro.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube