Home Reportagens Blackmagic Cloud impulsiona a pós‑produção remota do filme This Closeness

Blackmagic Cloud impulsiona a pós‑produção remota do filme This Closeness

O fato de o do filme independente “This Closeness” se passar inteiramente em um apartamento apresentou alguns desafios únicos para a equipe

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design revelou que a pós-produção do filme independente “This Closeness” contou com um fluxo de trabalho remoto e colaborativo impulsionado pela Blackmagic Cloud. Com apenas cinco semanas para concluir a montagem, o supervisor de pós e produtor-executivo Pierce Varous da Nice Dissolve trabalhou em estreita colaboração com o colorista Joseph Mastantuono, contando também com os recursos de colaboração em tempo real do DaVinci Resolve Studio para editar e tratar as cores do filme a tempo da estreia no Festival de Cinema e TV SXSW 2023.

Com direção de Kit Zauhar, “This Closeness” conta a história de um casal, Tessa e Ben, que aluga um quarto no apartamento de um estranho enquanto visitam a Filadélfia para participar de uma reunião de ex-alunos do colégio de Ben. Acontecendo inteiramente em uma única locação, o filme acompanha as dinâmicas em constante mudança e as tensões crescentes entre os hóspedes e seu anfitrião, Adam.

“A Blackmagic Cloud foi um enorme benefício para o nosso fluxo de trabalho. Pierce começou fazendo a sincronização de som inicial e depois eu pude entrar imediatamente no arquivo de projeto na nuvem, e assim estávamos prontos para começar”, disse Kinnes. “Como tínhamos apenas cinco semanas para finalizar a montagem do filme, qualquer tempo economizado era extremamente valioso. A colaboração constante e aberta na Blackmagic Cloud foi perfeita para resolver qualquer contratempo ao longo do caminho e fazer exportações para ter um feedback rápido.”

“Não existe nada como o feedback instantâneo para um colorista; economiza-se muito tempo quando todos podem dar opiniões e fazer comentários durante o processo, em vez de ter que interpretar as anotações mais tarde”, acrescentou Mastantuono. “A Blackmagic Cloud e a gradação remota tornaram extremamente fácil para nós colaborarmos de locais diferentes, além de simplificarem muito a gestão do projeto. Usando um Web Presenter 4K, conseguimos até ter sessões ao vivo em que eu estava trabalhando do meu estúdio em Nova Iorque, enquanto o diretor estava sentado na sala da Nice Dissolve em Brooklyn, e o diretor de fotografia estava assistindo a uma transmissão em Los Angeles.”

O fato de o filme inteiro se passar em um apartamento apresentou alguns desafios únicos para a equipe. Com um DaVinci Resolve Mini Panel, Mastantuono tratou as cores do filme com a consistência em mente. “A gradação de espaços minimalistas com paredes brancas é algo que muitas vezes se mostra desafiador e traiçoeiro para um colorista. Qualquer pequena alteração na cor é imediatamente perceptível, então é preciso que tudo fique perfeito, caso contrário, parece que de repente você está em um cômodo diferente. No geral, criamos um toque naturalista ao mesmo tempo que muito sutilmente usávamos tons para enfatizar a emoção das diversas cenas, sem nunca desviar a atenção das atuações.”

Segundo Kinnes, “This Closeness” exigiu uma edição meticulosa e sensível. “Com tão poucos personagens em um ambiente claustrofóbico, cada corte precisa guiar a compreensão do público sobre o espaço e a emoção do momento”, disse ele. “Este é o filme com mais diálogos em que já trabalhei até agora, e fiquei empolgado com o desafio de trabalhar com conversas tão bem escritas e com performances fortes.”

“Foi uma alegria elaborar essas cenas e encontrar o ritmo do filme com a Kit, não apenas para cada sequência, mas na estrutura de todo o projeto. Ao longo do nosso processo de montagem, trabalhamos para moldar as atuações de uma forma que não apenas destacasse o talento dos atores, mas também explorasse o material para descobrir novos momentos emocionais aos quais o público pudesse se conectar.”

Embora Mastantuono e Varous usem o DaVinci Resolve Studio frequentemente, “This Closeness” foi a primeira vez em que Kinnes utilizou o software para montar um longa-metragem. Apesar de inicialmente hesitar em aprender um novo sistema em um prazo tão apertado, ele conseguiu se adaptar rapidamente devido à facilidade de uso do DaVinci Resolve Studio.

“É sempre um pouco tenso começar a usar um novo software, especialmente para um projeto tão grande, mas me senti familiarizado na hora”, disse Kinnes. “Logo de cara, percebi que o DaVinci Resolve era extremamente confiável e responsivo, além de contar com uma estética agradável para trabalhar. Sua linha de tempo de edição parecia ser mais suave e tátil para manusear do que qualquer outro software que já usei.”

“Para nós, a Blackmagic Cloud reescreveu as regras da finalização de filmes. Não se trata mais de estar na mesma sala; trata-se de estar na mesma página”, concluiu Varous.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados