Home Reportagens Moov emprega InfinitySet para dar vida ao novo estúdio virtual da Wimbledon Broadcast Services

Moov emprega InfinitySet para dar vida ao novo estúdio virtual da Wimbledon Broadcast Services

O conceito era recriar um jardim virtual em um terraço ao ar livre que simulasse o jardim real do edifício de Wimbledon

Por Ricardo Batalha

A MOOV, empresa especializada em gráficos esportivos e eventos com sede no Reino Unido, utilizou o InfinitySet da Brainstorm para fornecer à Wimbledon Broadcast Services (WBS) um novo estúdio virtual com Realidade Aumentada, utilizando o motor Unreal Engine da Epic Games.

O conceito era recriar um jardim virtual em um terraço ao ar livre que simulasse o jardim real do edifício de Wimbledon, onde os jogadores poderiam sentar-se e ser entrevistados por emissoras de todo o mundo. A ideia era oferecer novas formas de interação com a audiência, potencializando a capacidade narrativa durante a recente edição do torneio, aproveitando as infinitas possibilidades oferecidas pela tecnologia virtual da Brainstorm.

Criado em torno de um estúdio de chroma key, o novo estúdio virtual de Wimbledon amplia espetacularmente o espaço disponível além de seus limites físicos, utilizando a técnica denominada “set extension”, que permite criar novos espaços virtuais ao redor de um pequeno set real, criando efetivamente um estúdio circular de 360 graus. Isso também permite ângulos de câmera alternativos, mais espaço para adicionar infográficos e, é claro, maior presença da marca Wimbledon. O InfinitySet trouxe como valor agregado sua flexibilidade para mudanças, adaptações e ajustes de última hora.

O estúdio contou com várias câmeras PTZ da Sony e, para garantir a qualidade de saída, cada câmera estava associada a um sistema InfinitySet com Unreal Engine e chroma-keyer Ultimatte, da Blackmagic Design. Além de oferecer uma opção de estúdio interno durante os momentos em que chovia, o estúdio também foi muito utilizado no final de cada jornada, quando estava muito frio ou escuro demais para realizar entrevistas ao ar livre.

O estúdio esteve disponível para todos os detentores de direitos durante o campeonato, com várias regiões da Eurosport entre os usuários mais ativos, realizando entrevistas com os jogadores pessoalmente e, às vezes, também via Zoom. Entre as dezenas de redes de televisão que também utilizaram o estúdio virtual para suas entrevistas e transmissões ao vivo, destacam-se TV Globo, Movistar +, CCTV, Sky TV, Sports TV, NHK, Super Sport, Star Sports, ESPN, Tennis Channel e BBC.

David Alexander, diretor comercial da Brainstorm, destaca que “junto com Paul Vanlint da Storm Broadcast, nosso distribuidor no Reino Unido e Irlanda, trabalhamos com a Moov em muitos projetos, mas o que eles fizeram em Wimbledon 2023 é de outro nível! A Moov possui uma equipe altamente talentosa que conhece perfeitamente nossos produtos e como aproveitar ao máximo suas numerosas funções e capacidades, tanto o InfinitySet quanto o Aston, nosso sistema de gráficos, e até mesmo o Neuron, que integra gráficos e sua gestão em sistemas NRCS. Estamos encantados que a Moov tenha utilizado novamente o InfinitySet, nosso software de ponta, para um evento esportivo de tanto prestígio e renome mundial como o Torneio de Tênis de Wimbledon”.

Sites relacionados:
https://www.moov.tv/
https://www.brainstorm3d.com/
https://www.epicgames.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados