A Blackmagic Design anunciou o Blackmagic Camera, que adiciona controles de uma câmera digital cinematográfica ao Apple iPhone. Baseados no mesmo sistema operacional das premiadas câmeras digitais cinematográficas da Blackmagic Design, estes recursos profissionais oferecem aos criadores de conteúdo que usam iPhones as mesmas ferramentas utilizadas no cinema, televisão e documentários. Compatível com a Blackmagic Cloud, os criadores podem colaborar e compartilhar mídias com editores e coloristas no mundo todo instantaneamente. O Blackmagic Camera está disponível gratuitamente na App Store da Apple.
O Blackmagic Camera revela todo o potencial do iPhone incluindo controles e sistemas operacionais de uma câmera digital cinematográfica. Agora os clientes podem criar o mesmo visual cinematográfico de Hollywood na mesma interface intuitiva e fácil de usar das premiadas câmeras da Blackmagic Design. É exatamente como usar uma câmera digital cinematográfica profissional. Basta um toque para ajustar configurações como taxa de quadros, ângulo do obturador, balanço de branco e ISO. Além disso, os clientes podem gravar arquivos Apple ProRes de 10 bits padrão da indústria em até 4K diretamente na Blackmagic Cloud e também gravar no Blackmagic Cloud Storage para colaborar com editores em projetos DaVinci Resolve de qualquer parte do mundo, todos ao mesmo tempo.
O Blackmagic Camera tem todos os controles necessários para configurar e iniciar filmagens em instantes. Tudo é interativo, então os clientes podem tocar em qualquer item e alterar instantaneamente as configurações sem ter que navegar por menus confusos. O heads-up display, ou HUD, mostra status, parâmetros de gravação, histograma, pico de foco, níveis, guias de enquadramento e muito mais. É possível exibir ou ocultar o HUD deslizando o dedo para cima ou para baixo. Os clientes podem aplicar foco automático tocando a tela na área que desejam focar. Eles podem filmar em proporções de tela 16:9 ou verticais e, se não quiserem chamar atenção, podem gravar em 16:9 segurando o celular na vertical. Também há abas para o gerenciamento de mídias, incluindo uploads na Blackmagic Cloud, chat e acesso a menus avançados.
O heads-up display, ou HUD, inclui os controles mais importantes da câmera, como seleção de lentes, taxa de quadros, ângulo do obturador, código de tempo, ISO, balanço de branco, tonalidade, histograma e níveis de áudio. Os clientes podem ajustar configurações, como a exposição, tocando no indicador ISO, ou alterar os níveis de áudio simplesmente tocando nos medidores. Tudo é interativo, então basta tocar em qualquer item para alterar configurações instantaneamente sem precisar procurar em menus complexos. Para limpar o heads-up display e visualizar a imagem em tela cheia, basta deslizar o dedo para cima ou para baixo.
A aba de configurações revela todo o potencial da câmera do celular, com acesso rápido a configurações avançadas, como monitoramento, áudio, configurações da câmera, gravação, entre outras. A aba de gravação oferece controle da resolução de vídeo e formato da gravação, incluindo o padrão da indústria Apple ProRes, além de H.264 e H.265, que são eficientes em espaço. Além disso, os clientes podem ajustar a descompressão anamórfica e as configurações de correção da lente. As opções de áudio profissional incluem medidores de áudio VU ou PPM, além de formatos AAC, IEEE Float ou PCM. Os clientes podem até adicionar microfones externos. O Blackmagic Camera também inclui ferramentas de monitoramento profissionais, como zebras para verificar a exposição, assistente de foco, guias de enquadramento, entre outras. Também é possível adicionar LUTs 3D para recriar looks de cinema.
O Blackmagic Camera tem um espaço de chat integrado para que membros do projeto na Blackmagic Cloud conversem sobre as imagens e rapidamente compartilhem ideias criativas; tudo sem sair do aplicativo. Basta entrar na Blackmagic Cloud, selecionar o projeto em que os clientes estiverem trabalhando e começar a digitar a mensagem. Os clientes podem rapidamente enviar mensagens para editores, assistentes, coloristas ou artistas VFX para comentar sobre a seleção dos planos ou receber atualizações do projeto. Todas as pessoas no projeto podem ver a mensagem e responder na hora. Em resumo, os clientes podem se comunicar com os outros membros da equipe sem sair do aplicativo e perder notificações sobre um plano importante.
A aba de mídias do Blackmagic Camera traz todos os controles necessários para conferir, pesquisar e organizar clipes, além de visualizações do status do upload das mídias. Os clientes também podem conectar fotos e selecionar os clipes que desejam carregar na Blackmagic Cloud. Basta acessar as mídias na pasta com todos os clipes no Blackmagic Camera selecionando o botão de mídias para que os clientes vejam as miniaturas de cada um dos clipes armazenados. Além disso, é possível salvar as mídias na pasta de arquivos do celular, enviá-las ao Blackmagic Cloud Storage através da Blackmagic Cloud ou manualmente selecionando quais clipes carregar na biblioteca de projetos. Os clientes também podem sincronizar mídias do Blackmagic Camera diretamente com o projeto DaVinci Resolve e estarão prontos para editar e tratar as cores.
O gerenciamento de mídias com o Blackmagic Camera também é fácil, com três opções dependendo da localização e cobertura dos dados móveis. Os clientes podem gravar no celular e transferir clipes para um computador, possibilitando liberar mais espaço de armazenamento no celular e compartilhar os arquivos com outros usuários globalmente. Eles também podem fazer login na Blackmagic Cloud e selecionar um projeto DaVinci Resolve antes de gravar. Depois de cada gravação, a mídia será carregada e sincronizada para todos os membros do projeto. No Blackmagic Camera também há uma opção manual que possibilita gravar imagens no celular e depois selecionar quais clipes carregar através da Blackmagic Cloud quando houver uma conexão de rede.
Os clientes podem criar uma Blackmagic ID para terem acesso à Blackmagic Cloud. É fácil e não custa nada! Basta tocar em Blackmagic Cloud na aba de mídias e se cadastrar no site da Blackmagic Cloud. Após criar a ID, os clientes podem entrar e configurar sua biblioteca de projetos. É aqui que os projetos que serão carregados no Cloud Storage são criados. Após configurar a biblioteca de projetos, é possível escolher que o Blackmagic Camera sincronize diretamente com o Cloud Storage a partir do app. Os clientes podem convidar outras pessoas usando a Blackmagic ID para compartilhar o projeto e colaborar instantaneamente com editores e coloristas no mundo todo, todos trabalhando no mesmo projeto.
Ao filmar um vídeo com o Blackmagic Camera, é possível imediatamente carregá-lo como um arquivo proxy, seguido dos originais de câmera e salvá-lo no Blackmagic Cloud Storage. Ele então será sincronizado automaticamente para todos os membros do projeto em qualquer parte do mundo. Assim, os clientes podem começar a editar rapidamente usando os proxies, acelerando o trabalho. As mídias de várias câmeras podem ser adicionadas continuamente ao projeto em diferentes localidades e serão sincronizadas automaticamente para os outros membros do projeto com a Blackmagic Cloud. Todos podem usar as mídias proxy, enquanto o colorista ou finalizador pode baixar os originais de câmera em alta resolução e renderizá-los. É uma forma rápida, perfeita e automática de colaborar.
“O Blackmagic Camera é um fluxo de trabalho verdadeiramente revolucionário para criar conteúdos com qualidade de cinema usando um iPhone”, disse Grant Petty, diretor-executivo da Blackmagic Design. “O Blackmagic Camera inclui no iPhone recursos de câmera profissionais, como taxa de quadros, ângulo do obturador, timecode da hora do dia, ISO e balanço de branco para que os clientes tenham controles parecidos com os das nas nossas câmeras profissionais. Além disso, o fluxo de trabalho Blackmagic Cloud permite que os clientes gravem no Blackmagic Cloud Storage e sincronizem automaticamente com o DaVinci Resolve. Agora eles podem enviar as filmagens para a redação ou estúdio de pós-produção em minutos! Acho que será bastante interessante descobrir como o Blackmagic Camera transformará os fluxos de trabalho de noticiários e pós-produção tradicionais.”
Principais recursos do Blackmagic Camera
– Filmagem na proporção de tela 16:9 ou na vertical.
– Modo furtivo para filmar em 16:9 segurando o celular na vertical.
– Gravação em Apple ProRes, HEVC e H.264 com geração automática de proxies.
– Controles de câmera para taxa de quadros, velocidade do obturador, exposição balanço de branco, tonalidade e espaço de cor.
– Assistente de foco, zebras, guias de enquadramento, histograma e monitoramento com LUTs 3D.
– Gravação com códigos de tempo de hora do dia ou de execução.
– Gravação de áudio PCM, IEEE Float ou AAC, taxas de amostra 44.1 ou 48 kHz.
– Medidores de áudio VU ou PPM.
– Visualização em miniaturas de todos os clipes gravados na aba de mídias.
– Prévia de clipes com navegador e exibição de duração, código de tempo e nome do arquivo.
– Integração completa com o Blackmagic Cloud e o DaVinci Resolve.
– Gravação no iPhone, seleção de clipes gravados para compartilhamento via Blackmagic Cloud ou sincronização automática.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube