A Blackmagic Design anunciou o SmartView 4K G3, o primeiro monitor profissional Ultra HD com saídas de vídeo SDI 12G e IP SMPTE 2110. Perfeito para transmissões e produções ao vivo, neste novo modelo os clientes podem conectar diretamente a sistemas broadcast baseados em IP e a diversos equipamentos de vídeo profissionais SDI 12G de até 2160p60. Além disso, inclui LUTs 3D e controles de monitoramento, como pico de foco, guias de enquadramento, área segura e muito mais. O SmartView 4K G3 estará disponível em maio através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo por US$ 1.265, excluindo taxas.
O SmartView 4K G3 conta com conexões de vídeo IP SMPTE 2110 ópticas e de cobre integradas para que os clientes se conectem diretamente a sistemas broadcast baseados em IP. Os clientes também dispõem de duas entradas SDI 12G para conexão com uma ampla variedade de equipamentos de vídeo profissionais. Além disso, as entradas de vídeo SDI 12G e 2110 podem transmitir para uma conexão de saída de loop SDI 12G.
O SmartView 4K tem um design de metal usinado ultrarresistente, com linhas limpas e harmoniosas e tem poucos centímetros de profundidade. Como os monitores geralmente são posicionados no topo dos racks de equipamentos, o design fino proporciona um amplo espaço atrás do monitor, promovendo uma melhor ventilação para todo o rack e garantindo a refrigeração de todos os equipamentos. Na parte inferior do SmartView 4K, há uma variedade de botões de controle levemente inclinados para facilitar a operação. Na parte traseira, estão todas as conexões de vídeo, além de um ponto de montagem VESA.
O LCD do SmartView 4K conta com uma resolução extremamente alta, exibindo todos os pixels de uma imagem Ultra HD. Isso garante uma imagem incrivelmente nítida com alta fidelidade de cores. Como o SmartView 4K é projetado para teledifusão, ele se sincroniza instantaneamente com uma nova fonte de vídeo, o que é muito comum quando o monitor está conectado a um roteador, e a entrada pode alternar constantemente para fontes com diferentes temporizações. Ao contrário das TVs, o vídeo não sofre overscan, exibindo cada pixel da imagem até a borda do LCD.
O painel frontal do SmartView 4K inclui uma ampla variedade de controles de monitoramento. O botão de entrada seleciona entre as duas entradas de vídeo SDI 12G e a entrada de vídeo IP 2110. O botão de exibição permite que os clientes ajustem o brilho da tela. O atraso H/V é uma função tradicional no monitoramento profissional e permite verificar o apagamento da imagem. O modo “Somente Azul” é ótimo para regular o matiz de conteúdos SD antigos. O botão de zoom permite ampliar a imagem para ajustar o foco da câmera.
Ao trabalhar com câmeras, o SmartView 4K tem tudo o que os clientes precisam para auxiliar no enquadramento e foco com sobreposições gráficas na tela. As sobreposições incluem marcadores de área segura e título seguro. Além disso, há quatro guias de enquadramento separadas, duas verticais e duas horizontais, que podem ser exibidas simultaneamente e são perfeitas para enquadramento em mídias sociais e cinema. O pico de foco também é exibido na tela, e pode ser ativado e desativado com um botão no painel frontal.
Muitas vezes, produções para emissoras e longas-metragens trabalham com fontes SDI codificadas com gama de filme log ou um perfil HDR, então as imagens podem ter um aspecto desbotado ou as cores estarem incorretas. Agora o SmartView 4K inclui suporte para LUTs 3D para solucionar esse problema. Os clientes podem usar uma LUT 3D para remapear o espaço de cores da entrada SDI ou 2110 para a tela do SmartView 4K.
Agora os clientes podem montar sistemas de vídeo IP modernos, pois o SmartView 4K é compatível com o padrão SMPTE 2110 para vídeo IP com conexões de fibra óptica e Ethernet 10G de cobre. Além disso, é compatível com vídeos sem compressão SMPTE-2110-20, com o codec Blackmagic IP para Ultra HD de alta taxa de quadros e com modelação de tráfego/temporização SMPTE-2110-21, áudio SMPTE-2110-30 e SMPTE-2110-40 para dados auxiliares.
O SmartView 4K suporta as especificações de interface NMOS para que todos os dispositivos de vídeo IP 2110 possam operar juntos como um grande roteador virtual. Além disso, o Videohub Smart Control atua como um controlador NMOS, encaminhando fontes para destinos em redes IP 2110.
“Nosso monitor SmartView tem sido um sucesso entre as emissoras, mas achávamos que seria uma boa ideia oferecer um monitor com entradas de vídeo SDI 12G e IP SMPTE 2110”, disse Grant Petty, diretor-executivo da Blackmagic Design. “Por isso, incluímos Ethernet 10G de baixo custo para que os clientes se conectem diretamente a sistemas broadcast baseados em IP ou a equipamentos broadcast SDI 12G.”
Recursos do SmartView 4K G3
– Monitor montável em rack com conexões de vídeo IP SMPTE 2110 e SDI 12G.
– Design fino para melhor ventilação em racks.
– Display Ultra HD de alta resolução.
– Controles de monitoramento, incluindo brilho, H/V e zoom.
– Inclui guias de enquadramento e pico de foco.
– Inclui LUT 3D para monitoramento.
– Compatível com todos os padrões de vídeo até 2160p60.
– Compatível com o padrão SMPTE 2110 para vídeo IP.
– Inclui protocolo NMOS para criação de roteamento virtual.
– Inclui SDK gratuito para integração com sistemas de automação profissionais.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube