Home Reportagens Blackmagic Design: confira os destaques do DaVinci Resolve 18.5

Blackmagic Design: confira os destaques do DaVinci Resolve 18.5

Atualização principal adiciona novas ferramentas baseadas em IA para Resolve FX, edição baseada em texto, voz para texto e classificação de áudio, novos menus na página Corte e suporte USD no Fusion para fluxos de trabalho mais rápidos

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design revelou durante a NAB Show 2023 o DaVinci Resolve 18.5, uma nova atualização principal que adiciona novas ferramentas de IA, mais de 150 atualizações de recursos, como o Resolve FX Reiluminar, edição de voz para texto, legendagem automática, classificação de áudio com IA, suporte a arquivos de Descrição de Cena Universal e novos menus na página Corte que permitem aos clientes trabalhar mais rápido e dedicar mais tempo à criatividade. A versão DaVinci Resolve 18.5 beta pública já está disponível para download no site da Blackmagic Design.

O DaVinci Resolve 18.5 traz dezenas de novas funcionalidades, incluindo quatro novas ferramentas IA, mais de 150 atualizações de recursos e melhorias importantes na página Corte. Os editores agora podem transcrever o áudio de clipes para pesquisar mídias com base no conteúdo narrativo ou rapidamente criar legendas nas linhas de tempo com o recurso de voz para texto automático. O DaVinci Neural Engine AI pode analisar e ordenar clipes de áudio automaticamente com base na classificação. Na página Fairlight, as trilhas de áudio agora podem ser agrupadas para edição e automação mais rápidas. Coloristas podem usar o novo FX Reiluminar para iluminar cenas virtualmente. Artistas VFX podem colaborar mais facilmente com o suporte a arquivos USD e trabalhar mais rápido com a ferramenta multimesclagem.

Os clientes agora podem monitorar remotamente usando apenas uma Blackmagic ID e um código de sessão. Basta habilitar o monitoramento remoto no DaVinci Resolve e compartilhar o código, sem ter que lidar com endereços IP e encaminhamentos de porta. Os clientes podem fazer o streaming para vários computadores, iPads e até iPhones, todos ao mesmo tempo. Eles agora também podem exportar suas linhas de tempo para o Blackmagic Cloud usando o novo recurso Presentations, que está em beta público para clientes com bibliotecas de projeto. Com o Presentations, várias pessoas podem revisar suas linhas de tempo, deixar comentários e até compartilhar chats ao vivo. Os comentários aparecerão como marcadores nas linhas de tempo do DaVinci Resolve, permitindo aos clientes agir rapidamente com base no feedback.

Na página de cores, o gerenciamento de cores DaVinci Resolve agora pode ser configurado no nível de linhas de tempo. Quaisquer linhas de tempo personalizadas serão inicializadas automaticamente conforme as definições do gerenciamento de cores do projeto, permitindo a configuração independente dos espaços de cores de linha de tempo e saída para cada linha de tempo em projetos com mídias mistas. O novo FX Reiluminar permite que os clientes adicionem fontes de luz virtuais a uma cena para ajustar criativamente a iluminação ambiente, preencher sombras escuras ou alterar o tom da cena. As fontes de luz podem ser direcionais para lançar uma luz ampla, uma fonte pontual ou um holofote e podem ser ajustadas para suavidade de superfícies e controle de especularidade. O visualizador da página Cor agora suporta sobreposições com marcadores e anotações para a linha de tempo e marcadores de clipe.

Com três novos menus adicionados, a linha de tempo da página Corte possibilita montagens mais rápidas e flexíveis. Use as opções da linha de tempo, ações da linha de tempo e ações de edição para ativar edição ondulada, aparar pontos de edição até o cursor de reprodução, ressincronizar áudio, alterar a aparência da linha de tempo e muito mais. A detecção de cortes de cena agora também pode ser realizada na linha de tempo da página Corte. Basta navegar até o menu da linha de tempo e clicar em “Detectar Cortes de Cena”. Os clipes selecionados terão seus conteúdos analisados e os pontos de corte serão posicionados automaticamente em cada nova edição do clipe renderizado. Os clientes podem modificar ou remover os pontos de aparo conforme necessário.

A página Corte tem um novo botão de ondulação que ativa e desativa edições onduladas. Anteriormente, as edições eram sempre onduladas, agora, ao desabilitar o botão de ondulação, a duração da edição será mantida para que os clientes possam criar lacunas na linha de tempo. Os clientes podem segurar a tecla Option para desabilitar a ondulação apenas na edição atual. A Divisão A/V permite que o ponto de edição para vídeo e áudio seja ajustado separadamente. Basta arrastar a parte inferior de um clipe para ajustar a trilha de áudio separadamente, permitindo que o diálogo seja ouvido antes ou que continue depois que o vídeo é visto. Os editores agora podem focar a atenção visual na cena criativamente usando o som para adicionar interesse, drama e até tensão às cenas de diálogo na página Corte.

O recurso de legendagem automática nas páginas Corte e Edição transcreve voz para texto automaticamente em uma trilha de legenda na linha de tempo. Para ativar, basta clicar em “Criar legendas a partir do áudio” no menu da linha de tempo. Depois da análise, clique nas legendas individuais para modificá-las no inspetor.

A edição com voz para texto também foi adicionada ao recurso “Transcrever”, que faz a transcrição automática de clipes de vídeo e áudio. Os clientes podem pesquisar termos específicos ou saltar para a seção de um clipe onde uma determinada palavra aparece. Em vez de ouvir cenas e entrevistas inteiras, eles podem localizar rapidamente o tópico necessário e adicioná-lo às suas timelines, sem perder tempo.

Os criadores de conteúdo agora podem carregar vídeos diretamente no TikTok, bastando entrar em sua conta nas preferências e usar a predefinição de renderização na página Entrega ou o diálogo de exportação rápida. Uma nova opção para saída de proporções de tela verticais torna a criação de conteúdos para redes sociais ainda mais fácil.

O suporte ao formato OpenTimelineIO (OTIO) torna importar e exportar linhas de tempo de outros aplicativos NLE mais rápido e fácil. O formato OTIO suporta metadados para clipes, tempo, trilhas, transições e marcadores, além de informações sobre a ordem e duração de cortes e referências para mídias externas. Além disso, os clientes agora também podem rapidamente fazer cópias de segurança e restaurar seus trabalhos ao habilitar backups por linha de tempo nas preferências. As linhas de tempo modificadas terão seu backup feito localmente tanto em projetos colaborativos quanto não colaborativos em bibliotecas de projeto locais, em rede e na Blackmagic Cloud para mais segurança em projetos multiusuário.

O Fusion agora é compatível com arquivos USD (Descrição de Cena Universal) para colaboração mais fácil entre artistas VFX. Dados USD como geometria, iluminação, câmeras, materiais e animação podem ser importados. As novas ferramentas USD do Fusion permitem aos clientes manipular, reiluminar e renderizar arquivos com renderizadores de arquitetura Hydra, como o Storm. A nova ferramenta multimesclagem permite misturar diversas fontes de mídia em uma única pilha multicamada para facilitar a criação de composições ao misturar clipes, imagens ou fotogramas com camadas. Cada camada tem seus próprios controles para que os clientes ainda possam alterar propriedades individuais como posição, tamanho e modos de aplicação. A ferramenta nativa baseada em IA Mapa de Profundidade agora também conta com suporte no Fusion Studio.

Os engenheiros de som agora podem combinar trilhas de áudio relacionadas ou canais no mixer em grupos, habilitando a automação compartilhada de mixes ou operações de edição. Ao criar grupos, os clientes podem determinar quais parâmetros serão compartilhados. Os grupos podem ser aninhados ou suspensos temporariamente para que os clientes possam rapidamente focar em grupos menores ou trilhas individuais. O DaVinci Neural Engine agora pode classificar clipes de áudio com base nos conteúdos, tornando as decisões de edição mais rápidas ao analisar materiais pouco familiares. Após a análise, os clipes de áudio aparecem em repartições categorizadas para diálogo, música e efeitos com subcategorias detalhadas, como explosões, água ou insetos.

Ao usar o processamento em onda elástica para reprogramar clipes de áudio, a nova opção “Voz” oferece resultados de alta qualidade que soam naturais ao alterar a velocidade de diálogos ou canções, até ao usar quadros-chave mais intensamente.

“Esta é uma nova atualização principal com ferramentas que foram projetadas especificamente para acelerar fluxos de trabalho”, disse Grant Petty, diretor-executivo da Blackmagic Design. “As ferramentas AI, como o Resolve FX Reiluminar, que adiciona aplicações de fonte de luz para coloristas, os arquivos de Descrição de Cena Universal para colaboração otimizada com artistas VFX, a classificação AI de áudio para engenheiros de som e a edição de voz para texto, todos aceleram os fluxos de trabalho de projetos e permitem que os clientes dediquem mais tempo à criatividade. Os novos menus na página de cortes, também a tornam mais rápida e simples de usar. Estou ansioso para ouvir como os clientes usarão essas novas ferramentas para trabalhar não apenas mais rápido, mas também com mais criatividade”.

RECURSOS
– Melhorias diversas na página Corte
– Suporte ao Blackmagic Cloud Presentations
– Legendagem a partir de áudios baseada no DaVinci Neural Engine na versão Studio
– Edição baseada em texto impulsionada pelo DaVinci Neural Engine na versão Studio
– Nova ferramenta Resolve FX Reiluminar para adicionar fontes de luz virtuais
– Suporte para fluxos de trabalho baseados em Descrição de Cena Universal no Fusion
– Nova ferramenta Fusion multimesclagem para compor e gerenciar múltiplas camadas
– Melhorias diversas para o monitoramento remoto
– Suporte para backups rápidos por linha de tempo
– Gerenciamento de Cores Resolve por linha de tempo
– Suporte para grupos de edição e mixagem na Fairlight
– Suporte para classificação de áudio baseada em IA na versão Studio

Sites relacionados:
https://nabshow.com/2023/
https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados