Home Reportagens Blackmagic Design: filme chinês ‘Gaey Wa’r’ colorizado com DaVinci Resolve Studio

Blackmagic Design: filme chinês ‘Gaey Wa’r’ colorizado com DaVinci Resolve Studio

Por Ricardo Batalha

Longa-metragem chinês “Gaey Wa’r”, selecionado para a mostra ‘Um Certo Olhar’ do Festival de Cannes 2021, foi colorizado por Junkun Sheng (Cutting Edge Pictures)

A Blackmagic Design revelou que o longa-metragem chinês “Gaey Wa’r”, selecionado para a mostra ‘Um Certo Olhar’ do Festival de Cannes 2021, foi colorizado por Junkun Sheng, da casa de pós Cutting Edge Pictures, baseada em Pequim, utilizando o DaVinci Resolve Studio e o DaVinci Resolve Mini Panel.

Dirigido por Na Jiazuo, tendo como pano de fundo a migração populacional de regiões menos desenvolvidas para cidades nível 1 da China no início de 2000, “Gaey Wa’r”, também conhecido como “Streetwise”, acompanha um grupo de jovens que querem deixar sua pequena cidade, mas falham no final. O filme explora seus universos interiores, retratando realisticamente suas experiências e atitudes peculiares em relação à vida.

Junkun Sheng, que coloriu “Gaey Wa’r”, tem utilizado o DaVinci Resolve Studio em quase todos os seus trabalhos desde 2015, incluindo diversos filmes chineses conhecidos, como o vencedor do Prêmio Galo de Ouro “12 Citizens”, o vencedor do Prêmio Cavalo de Ouro de Melhor Longa-Metragem “The Summer Is Gone”, além de “My War” e “August Never Ends”.

“Mudei para o DaVinci Resolve por causa das poderosas ferramentas de tratamento de cores, interface de usuário intuitiva e fluxo de trabalho flexível baseado em nós. Também gosto da página Edição”, disse Sheng.
“Gaey Wa’r” foi filmado com ampla profundidade de campo, ou seja, na maior parte do filme, os detalhes em segundo plano são bem nítidos. Sheng decidiu criar um visual uniforme discreto para as cenas diurnas, fazendo um contraste com as cenas noturnas intensas. “Então, para os elementos que não se encaixavam na estética mais contida, usei as ferramentas de chaveamento e mascaramento do DaVinci Resolve para fazê-los combinar com o visual o máximo possível”, disse ele.

“Além disso, havia diversas tomadas longas onde o personagem passava por diferentes cenas com luminosidade variada. Para garantir que a camisa vermelha do protagonista sempre tivesse a cor mais adequada, independentemente do ambiente que ele estivesse, fiz bastante uso das ferramentas de quadros-chave”, acrescentou.

Falando sobre a versão mais recente do DaVinci Resolve Studio, Sheng considerou que houve uma grande atualização na página de cores, a maior das últimas atualizações principais. “As novas ferramentas de gradação HDR podem dividir a luminância em zonas muito mais finas, muito úteis para gradação HDR. O novo distorcedor de cores pode ser usado para controlar simultaneamente a saturação e o matiz, aumentando a eficiência. Mas acho que a melhor atualização foi o gerenciamento de cores do DaVinci Resolve, pois com tantas marcas de câmeras sendo usadas hoje em dia, e as entregas exigindo espaços de cor diferentes, é necessário um gerenciamento de cores simples e eficiente. O novo gerenciamento de cores realmente nos ajudou a resolver muitos problemas”, explicou.

“O DaVinci Resolve evoluiu e se tornou um aplicativo de pós-produção de ponta a ponta. Eu cuido mais do tratamento de cores e não sou tão proficiente em trabalhos relacionados às outras páginas. Mas, quando o prazo é muito apertado, ser capaz de obter certos efeitos visuais básicos e até mesmo edições e pós-produção de áudio realizadas dentro do departamento de cores, economiza tempo que teria sido gasto na comunicação entre departamentos”, concluiu Sheng.

Site relacionado: www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados