Home Reportagens Gärtnerplatztheater de Munique entra no mundo IP com tecnologia Lawo mc²56 MKIII e A__UHD Core

Gärtnerplatztheater de Munique entra no mundo IP com tecnologia Lawo mc²56 MKIII e A__UHD Core

Por Ricardo Batalha

Gärtnerplatztheater optou pela tecnologia de áudio IP de última geração da Lawo e está produzindo sua nova temporada principalmente com base em uma infraestrutura AoIP

Rico em tradição, o Gärtnerplatztheater, Teatro Estadual da Praça Gärtner de Munique (ALE), é uma casa de ópera e uma companhia de ópera inaugurado em 4 de novembro de 1865 e é segundo maior teatro da cidade depois do Teatro Nacional, passou por um grande número de reformas, restaurações e reequipamentos técnicos em sua história agitada. Agora, o State Theatre optou pela tecnologia de áudio IP de última geração da Lawo e está produzindo sua nova temporada principalmente com base em uma infraestrutura AoIP.

Os elementos centrais da nova configuração no Gärtnerplatztheater são dois consoles de produção de áudio Lawo mc²56 com motor central A__UHD. A conectividade de E / S é garantida através de vários nós A__line AoIP, além de dispositivos Lawo DALLIS já instalados internamente. Digitech, experiente integrador de sistemas da Baviera, atuou como empreiteiro geral para o projeto, implementação e integração da nova tecnologia que foi instalada em agosto e concluída com sucesso em setembro.

O State Theatre conhece a Lawo há anos. Em 2007, foram instaladas duas mesas de mixagem digital mc²66 no auditório e sala de controle de som para uso no reforço sonoro e na gravação de produções musicais, de balé, opereta e ópera. Esses mixers anteriores foram substituídos por dois consoles mc²56 (MKIII), cada um com 48 faders e um motor A__UHD Core. Uma atualização de software para A__UHD Core (Fase 2), para facilitar a expansão da infraestrutura de IP, está planejada para a temporada de 2022.

“Optamos por uma combinação de equipamentos existentes e novo hardware e software, uma solução perfeita porque o hardware existente, especialmente os sistemas de conversão analógico / digital, ainda estão em condições impecáveis , funcionam de forma confiável e podem ser integrados perfeitamente com os novos sistemas Lawo que levarão o som no teatro ao estado da arte”, declarou Dirk Buttgereit, chefe do departamento de som do teatro, sobre a atualização.

Os sistemas DALLIS I / O existentes são integrados à rede por meio de um núcleo de roteador Nova73 HD, com conectividade adicional por meio de nós A__stage AoIP com capacidade de WAN. Essa abordagem flexível permite o uso contínuo da tecnologia existente em novos fluxos de trabalho, permitindo uma transição gradual para uma infraestrutura IP abrangente. Todo o sistema foi implementado como rede redundante para garantir a segurança.

“Esta primeira etapa já nos permite tirar proveito de uma infraestrutura de IP e aplicar novos recursos e fluxos de trabalho, com recursos específicos do teatro, como listas de sugestões, conjuntos de iso, conjuntos de fade e pooling de DSP por meio do A__UHD core. Nos próximos anos, mudaremos completamente para a tecnologia IP. Em nosso caso, essa transição suave só terá sucesso com Lawo”, disse Buttgereit. “Agradecemos a confiabilidade dos produtos Lawo e confiamos no espírito inovador de Lawo. Por meio da comunicação próxima que Lawo mantém com os clientes, a empresa consegue implementar esse poder inovador com produtos e soluções que são práticas e personalizadas para o cliente, exemplificadas por nossa entrada na era IP da produção de teatro e ópera”, concluiu.

Site relacionado: www.lawo.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.