A Blackmagic Design anunciou que o Festival Chopin, evento musical realizado todos os anos na Polônia em homenagem ao compositor Fryderyk Chopin, foi produzido com um fluxo de trabalho IP 2110 composto por soluções Blackmagic Design para captação, controle e entrega.
O evento, com duração de seis dias, foi realizado no histórico Palácio de Caça dos Príncipes Radziwiłł, em Antonin, um patrimônio nacional construído inteiramente em madeira em 1822. Organizado pela Polskie Radio e pelo Centro de Cultura e Arte de Kalisz, o festival recebe pianistas renomados e jovens talentos de toda a Polônia.
Para garantir uma transmissão televisiva de alta qualidade sem interferir no espaço histórico ou na experiência do público, os organizadores contaram com a produtora especializada relacje.video.
“Tivemos que criar um fluxo de produção ao vivo robusto, respeitando a sensibilidade histórica e acústica do espaço”, afirmou Marcin Andrzejewski, fundador e gerente de produção da relacje.video. “As principais questões eram ruído, acesso e qualidade de imagem. Não podíamos emitir nenhum som durante as apresentações e tínhamos que ocultar os equipamentos; tudo isso sem abrir mão de uma qualidade profissional para a transmissão televisiva e as redes sociais.”
Para cumprir esses requisitos, Andrzejewski desenvolveu um fluxo de trabalho baseado no protocolo IP 2110. A produção utilizou quatro câmeras Blackmagic Studio Camera 6K Pro, cada uma conectada por um único cabo Ethernet 10G a um conversor Blackmagic 2110 IP Converter 4x12G PWR. “Com a solução integrada em um único cabo, obtivemos alimentação, sinal de vídeo e controle remoto, mantendo o equipamento discreto e invisível, ideal para um ambiente que exigia discrição visual e acústica”, disse Andrzejewski.
Na galeria de controle, foi utilizado o switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio HD8 ISO para a mixagem de vídeo ao vivo, gravando simultaneamente arquivos proxy H.264 de cada câmera ISO, junto a um projeto do DaVinci Resolve. Graças ao fluxo IP, foi possível ajustar remotamente todos os parâmetros das câmeras, com ajustes de foco, enquadramento e exposição em tempo real.
“Ao poder controlar tudo remotamente, consegui me tornar invisível durante as apresentações”, comentou Andrzejewski. “Isso ajudou a não quebrar a imersão do público ao vivo, enquanto eu mantinha controle sobre todos os aspectos criativos.”
O acesso ao arquivo de projeto DaVinci Resolve com todos os cortes ao vivo agilizou ainda mais a pós-produção. “Isso me permitiu iniciar a edição assim que cada concerto terminava”, explicou. “Muitas vezes, entregamos cortes para que os artistas revisassem já na manhã seguinte, mesmo após apresentações que se estenderam até tarde da noite.”
A configuração baseada em IP se mostrou silenciosa, eficiente e altamente eficaz, oferecendo cobertura em 4K, controle em tempo real e entrega rápida; tudo isso com impacto mínimo no patrimônio histórico. “Esse projeto nos revelou até onde é possível ir quando a produção precisa ser totalmente imperceptível”, concluiu Andrzejewski. “Diante do desempenho impecável neste espaço, já estamos planejando expandir o uso do protocolo 2110 em produções futuras.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube