Financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020, a Brainstorm desenvolveu e validou, no âmbito do projeto AdMiRe, soluções de realidade mista que permitem ao público participar remotamente em programas de televisão como se estivesse fisicamente no set, para o qual tem contou com a participação de empresas de tecnologia, universidades e televisores.
Francisco Ibáñez, gestor de projetos de I&D da Brainstorm e coordenador da AdMiRe, comenta que “o projeto centra-se no desenvolvimento e validação de soluções de Realidade Mista que aumentem o interesse e a participação da audiência nos programas televisivos, bem como na geração de conteúdos mais atrativos”.
O projeto foi concluído com sucesso após validar com sucesso a solução desenvolvida nas três emissoras de televisão participantes: NRK (NOR), TVR (ROM) e Premier Media (IRL). Com um aplicativo simples, desenvolvido em conjunto pela Universidade Pompeu Fabra (ESP) e Brainstorm, e instalado no celular, tablet ou laptop, o público pode capturar sua própria imagem e ela é enviada aos servidores da AdMiRe, de onde é extraída do fundo e é inserido no palco real ou virtual, junto com os apresentadores ou demais participantes do programa, utilizando a solução gráfica Brainstorm InfinitySet e os módulos de extração de fundo e super resolução desenvolvidos pela Universidade EPFL na Suíça. Como resultado, a pessoa capturada pode participar remotamente dos programas como se estivesse fisicamente lá.
Javier Montesa, coordenador técnico do projeto, afirma que “AdMiRe incorpora tecnologias de captura, processamento e transmissão de vídeo altamente inovadoras, bem como tecnologias de super resolução e subtração de fundo, para aproximar o público dos aparelhos de televisão da forma mais realista e simples possível, o uso de dispositivos móveis.
Diferente da técnica atual, que permite a participação remota em programas de televisão por meio de um simples vídeo, o AdMiRe conseguiu a perfeita integração de um espectador ou qualquer participante remoto na cena, como se estivesse fisicamente nela, gerando uma excelente percepção visual por parte do público. Porém, o AdMiRe também permite que as televisões economizem custos na hora de trazer colaboradores e convidados para os programas, apoiando assim as políticas ecológicas (“green deal”) da Comissão Europeia, que constitui uma das contribuições mais valiosas do projeto.
Ibáñez acrescenta que com AdMiRe “a Brainstorm deu o primeiro passo para a futura produção remota de programas de televisão e o faz integrando apresentadores, convidados e colaboradores de diferentes partes do planeta em um mesmo programa, interagindo e participando como se fossem todos juntos fisicamente, de uma forma praticamente imperceptível ao espectador.”
A Brainstorm também integrou e validou o AdMiRe junto com a plataforma criativa Disguise para estudos de Realidade Estendida (XR) baseados em telas de LED. Todo o processo de validação foi desenhado e desenvolvido pela universidade norueguesa NTNU. Tanto o desenvolvimento do projeto quanto os resultados obtidos podem ser consultados no site do projeto – clique AQUI.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube