O programa financiará o projeto ‘TelePorter’ da Brainstorm para desenvolver um sistema de teletransporte de realidade aumentada para notícias imersivas
A Brainstorm foi selecionada entre os projetos vencedores da DNI (Digital News Initiative) do Google. O programa DNI é projetado para reforçar a presença de jornalistas na era digital e é direcionado a organizações e indivíduos que buscam criar conteúdo original para fornecer aos cidadãos notícias confiáveis e projetos focados no fortalecimento de ecossistemas de notícias sustentáveis.
Com a diversificação do panorama jornalístico, como consequência das televisões pela Internet e os menores custos de acesso ao mercado, surgem novos desafios e oportunidades. O noticiário de televisão e o jornalismo em geral enfrentam o desafio de permanecer relevante, atraente e útil para o público, especialmente em um momento em que os orçamentos estão se tornando mais apertados e a competição pelo público está crescendo.
A oportunidade é, portanto, criar fórmulas acessíveis que permitam que uma nova geração de jornalistas forneça notícias de televisão que reflitam os valores tradicionais do jornalismo, contando com as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias.
O TelePorter da Brainstorm permite a criação de conteúdo de notícias atraente e imersivo usando a tecnologia de AR (realidade aumentada), possibilitando aos repórteres aparecer em qualquer lugar, ou tendo o entrevistador e entrevistado no mesmo local, não importando onde estejam fisicamente. Ao “transportar” jornalistas e convidados para um ambiente de AR, o público tem acesso a notícias muito mais atraentes, e o sistema também permite a inclusão de conteúdo adicional de ferramentas de apresentação padrão. A tecnologia TelePorter será tão fácil de usar quanto acessível, de modo que televisores de pequeno porte também possam acessar tecnologia avançada para notícias.
TeleTransporter
O projeto é baseado na experiência da Brainstorm em gráficos 3D, conjuntos virtuais e realidade aumentada, e surge da tecnologia patenteada TrackFree, e mais especificamente da ferramenta TeleTransporter da InfinitySet, e outros recursos avançados, como sombras virtuais, foco seletivo ou rastreamento óptico do personagem, entre outros. Essa tecnologia é a base sobre a qual o projeto TelePorter é desenvolvido, projetado para capacitar uma nova geração de jornalistas com tecnologias novas e atraentes que permitem melhorar a forma como as notícias são criadas e distribuídas. Da mesma forma, o desenvolvimento de uma única sala de controle dá origem a um produto único, acessível e fácil de gerenciar a partir de uma única posição do operador.
“Estamos muito satisfeitos por fazer parte do programa Google Digital News Initiative, que nos permitirá expandir nossa tecnologia de AR para novos campos, como o jornalismo, fornecendo mais e melhores ferramentas para a nova geração de notícias da era digital”, afirma Segundo Francisco Ibáñez, diretor de projetos de P&D da Brainstorm.