A atualização 6.3 da sonda de monitoramento integral VB330 da Bridge Technologies inclui a nova função StreamOverview, oferecendo uma visão geral do desempenho de um único canal para avaliar e resolver problemas quando ocorrerem.
O VB330 está projetado para ajudar broadcasters a oferecer uma qualidade de serviço (QoS) e uma qualidade de experiência (QoE) de primeiro nível. O sistema monitora a emissão IP, a transmissão de vídeo OTT/ABR, a unidifusão de vídeo sob demanda e as microexplosões tronco de ethernet, além de realizar gravações PCAP, desempacotamento e monitoramento L2TP e inspeção de protocolos de tráfego. Através desses tipos de rede e de uma ampla gama de formatos de sinal, incorpora numerosas métricas e parâmetros como OTT/ABR QoS, Freeze Frame e perda de sinal, nível de áudio, pontuação QoE MOS, ETSI TR 101 290 com referência Gold TS, inserção de anúncios SCTE35/104, flutuação IP, perda de pacotes, alinhamento de perfis OTT e verificações de legendas.
Embora seu uso seja intuitivo, a interface principal da sonda VB330 se baseia em abas e menus suspensos que podem complicar seu uso. “Embora seja ideal para os engenheiros que desejam realizar uma análise ‘forense’ da rede, não é tanto para os engenheiros de primeira linha que pretendem solucionar problemas imediatos”, afirma a Bridge Technologies.
O StreamOverview aborda essa problemática. A nova ferramenta, incluída na atualização 6.3, oferece uma visão simplificada de cada canal de acordo com as necessidades dos operadores, fornecendo os dados necessários de maneira acessível e muito intuitiva. Uma barra de busca de alta velocidade e uma lista suspensa permitem ao usuário identificar e selecionar instantaneamente um canal problemático, atualizando automaticamente a informação relevante de monitoramento desse canal.
A natureza desses dados muda conforme o fluxo seja RF, IPTV multicast ou OTT/ABR. No caso de IPTV/multicast, é apresentado um resumo dos alarmes aplicados ao canal, seu estado, uma miniatura e vários parâmetros de qualidade de serviço (incluída a pontuação MOS), junto com outros dados como os últimos eventos de emenda SCTE 35, a resolução de vídeo, os codecs de áudio/vídeo e a informação geral do fluxo. Além disso, é fornecida uma leitura MediaWindow (uma tecnologia patenteada que mostra o desempenho do tráfego de pacotes em um único gráfico de fácil leitura), assim como vários parâmetros ETR 290 e um gráfico histórico ETR 290 completo. Para os fluxos HLS/DASH, é apresentado um resumo de alarmes, junto com o perfil OTT, incluindo informações sobre a resolução de vídeo e os números de segmento, junto com uma visão geral do segmento OTT e a saúde do perfil durante os últimos 120 minutos.
O presidente da Bridge Technologies, Simen Frostad, explica a filosofia por trás do StreamOverview: “Nossa missão sempre foi simplificar o complexo, sem nunca renunciar à profundidade e precisão que fazem com que nossas sondas de monitoramento sejam tão potentes. A chave é a apresentação dos dados; dar aos usuários a flexibilidade de acessar o que precisam, quando precisam e da forma que melhor se adapte à sua tarefa”.
Site relacionado: https://bridgetech.tv/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube