Home Reportagens Broadcast Solutions integra tecnologia Calrec na nova unidade móvel nativa IP 4K da SuperSport

Broadcast Solutions integra tecnologia Calrec na nova unidade móvel nativa IP 4K da SuperSport

Com aproximadamente 750 produções ao vivo por ano, a SuperSport, provedor de conteúdo e transmissão da África do Sul, não se limita mais ao 1080p

Por Ricardo Batalha

Em parceria com o integrador de sistemas Broadcast Solutions, a SuperSport, o principal provedor de conteúdo e transmissão da África do Sul, escolheu a Calrec para atender às demandas de áudio de sua nova unidade móvel nativa IP 4K/UHD, IP1. A unidade, totalmente compatível com ST 2110 e NMOS, abriga um Artemis com 64 faders, dois núcleos de roteamento e processamento AoIP ImPulse e um AoIP Type R com 30 faders.

Dheshnie Naidoo, Chefe de Operações de Produção da SuperSport, destaca que “do nosso ponto de vista e compreensão, o IP é um meio de transporte no mundo UHD que permite fluxos de trabalho sem interrupções, escaláveis, flexíveis e inovadores, e abre capacidades de transmissão remota. No que diz respeito ao áudio, o caminhão confia nos componentes da Calrec. Ao longo de 15 anos, estabelecemos uma sólida parceria com a Calrec, o que os torna a escolha clara para este projeto devido ao seu compromisso e investimento em tecnologia IP, além de um excelente serviço”.

O IP1 foi construído com o propósito de revolucionar as transmissões esportivas ao vivo usando as mais recentes tecnologias IP dos principais fornecedores. A SuperSport está usando a unidade móvel para eventos esportivos internacionais e locais em toda a África do Sul, originados em 4K.

Totalmente em conformidade com o padrão ST 2110, o caminhão levou 18 meses para ser projetado e construído, em colaboração com a SI Broadcast Solutions. Cada núcleo ImPulse (principal e redundante) possui duas placas de roteador, e o Type R é usado para submixagem e redundância. A monitorização é feita através do Dolby Atmos 5.1.4 e todas as fontes são diretas através de caixas de palco ou ST 2110. A unidade móvel também está equipada com uma rede Dante e dispositivos de monitoramento de áudio.

Com aproximadamente 750 produções ao vivo por ano, a SuperSport não se limita mais ao 1080p. Naidoo afirma que “nossa nova instalação IP transmite em UHD, que pode ser convertido em 3G HD. Para nossas produções na África do Sul, atualmente transportamos o sinal 3G HD via satélite e fluxos de trabalho ATM. Atualmente, estamos trabalhando com empresas de telecomunicações em toda a África do Sul e em breve poderemos aproveitar maiores velocidades de transmissão”.

Malcolm Robinson, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Broadcast Solutions UK, afirma que a decisão de tornar o caminhão totalmente IP é um sinal dos novos tempos. “A SuperSport tinha muito interesse em criar um veículo o mais preparado possível para o futuro, permitindo fluxos de trabalho completos de HFR, HDR e 4K conforme necessário. Foi um passo natural avançar para um ambiente ST 2110 que utiliza NMOS. Moderniza a forma como os dispositivos são descobertos, adicionados e operados em uma rede, tornando as coisas muito mais fáceis e fluidas para os operadores”.

A SuperSport tem tido uma relação de trabalho muito boa com a Calrec há muitos anos, e foi uma progressão natural mudar para eles para aproveitar ao máximo o que o IP pode oferecer”, acrescenta.

Graham Murray, Diretor de Vendas Internacionais da Calrec, destaca que a empresa está comprometida em facilitar uma transição suave para o IP para os broadcasters. O foco da Calrec sempre foi criar soluções que permitam aos radiodifusores migrar para o IP no seu próprio ritmo. Fazer parte de projetos avançados como o IP1 para um destacado radiodifusor como a SuperSport e um experiente integrador de sistemas como a Broadcast Solutions é o que caracteriza a Calrec: fornecer tecnologia de ponta, testada e confiável que melhore os fluxos de trabalho e a satisfação do espectador de forma eficiente e econômica.

Sites relacionados:
https://broadcast-solutions.de/
http://www.calrec.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados