Home Reportagens Broadpeak amplia CDN como serviço com expansão de HyperPoPs

Broadpeak amplia CDN como serviço com expansão de HyperPoPs

Novos caches de alto desempenho aumentam a capacidade de streaming, a qualidade de vídeo e a eficiência energética com apoio de parcerias locais

Por Ricardo Batalha

A Broadpeak, especializada em soluções de streaming e monetização em larga escala, anunciou uma grande expansão de seu serviço CDN como serviço (CDNaaS) com a implantação de novos HyperPoPs na Inglaterra, Suíça, Grécia e México. A iniciativa amplia significativamente o alcance global e a capacidade de sua Adaptive Streaming CDN (ASCDN), permitindo que provedores de conteúdo escalem a entrega de vídeo de forma transparente, especialmente em eventos de grande audiência, ao mesmo tempo em que reduzem latência, custos de infraestrutura e emissões de carbono.

O CDNaaS da Broadpeak oferece uma solução turnkey para provedores de conteúdo entregarem experiências de streaming em alta qualidade sem a complexidade de construir uma rede própria. A plataforma garante desempenho e sustentabilidade em qualquer escala. Com capacidade superior a 1 Tbps, os HyperPoPs oferecem desempenho muito acima do que caches tradicionais de CDNs públicas conseguem entregar. Isso significa que picos massivos de tráfego em transmissões esportivas ao vivo, estreias de séries ou conteúdos em horário nobre podem ser absorvidos sem comprometer a qualidade de nível broadcast.

Desenvolvidos em parceria com provedores de serviços de internet (ISPs), os HyperPoPs distribuem o conteúdo de vídeo diretamente dentro das redes locais, garantindo baixa latência e experiências consistentes para o público. Essa abordagem em rede reduz a duplicação global de infraestrutura e o consumo de energia, contribuindo para metas de eficiência e sustentabilidade.

Baseados no software EdgePeak da Broadpeak, os HyperPoPs são otimizados para desempenho premium em vídeo e contam com camadas de segurança inteligentes. O sistema foi projetado para combater a pirataria de transmissões ao vivo com proteção e detecção de ameaças em tempo real, evitando perda de receita e protegendo investimentos críticos em conteúdo.

A ASCDN da Broadpeak também integra inserção dinâmica de anúncios, personalização de conteúdo, análise de players, estratégias multi-CDN e multicast ABR, oferecendo aos provedores uma plataforma completa para ampliar público e receitas. A solução é apoiada pelo Centro Global de Operações de Rede da Broadpeak, ativo 24 horas por dia, que garante serviços totalmente gerenciados para conteúdos de alto valor e missão crítica.

Segundo Jacques Le Mancq, CEO da Broadpeak, os líderes em streaming precisam de desempenho, escala, segurança e sustentabilidade em uma única solução. Com a expansão dos HyperPoPs, a empresa busca atender a todas essas necessidades ao se aproximar das redes locais e impulsionar operações com o motor EdgePeak, ajudando provedores de conteúdo a lidar com os maiores eventos de tráfego elevado ao mesmo tempo em que reduzem custos de infraestrutura, complexidade e emissões de carbono.

A Broadpeak apresentará mais detalhes de sua solução CDN como serviço durante a IBC 2025, que será realizada de 12 a 15 de setembro no RAI Convention Center, em Amsterdã (HOL).

Site relacionado: https://broadpeak.tv

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados