Home Reportagens Broadpeak lança solução de segurança e antipirataria para streaming de vídeo em larga escala

Broadpeak lança solução de segurança e antipirataria para streaming de vídeo em larga escala

Broadpeak apresenta sistema integrado na IBC 2025 para proteger eventos ao vivo contra pirataria e perda de receita

Por Ricardo Batalha

A Broadpeak, especialista em streaming e monetização em larga escala, anunciou o lançamento de uma nova solução antipirataria voltada a provedores de conteúdo que enfrentam perdas financeiras e custos adicionais associados à pirataria em transmissões de vídeo. A tecnologia será apresentada pela primeira vez de forma completa durante a IBC 2025.

O sistema amplia os recursos da Content Delivery Network (CDN) da empresa com mecanismos específicos para proteger transmissões de vídeo de alto alcance, oferecendo uma alternativa mais eficiente em relação a soluções genéricas de segurança de CDN ou sistemas internos menos sofisticados.

De acordo com a Parks Associates, a pirataria deve causar prejuízos superiores a 113 bilhões de dólares aos provedores de conteúdo apenas nos Estados Unidos até 2027. Além da queda na receita de assinaturas, as empresas também arcam com custos adicionais de largura de banda, utilizada de forma indevida para distribuição pirata. A nova solução da Broadpeak busca reduzir essas perdas ao oferecer proteção em múltiplas camadas, com validação de tokens, defesa escalável contra ataques DDoS e mecanismos inovadores contra compartilhamento de credenciais, aliados a inteligência em nível de sistema para garantir segurança mesmo durante picos de grandes eventos ao vivo.

O diferencial está na capacidade de atuar tanto em nível de sistema quanto de vídeo, bloqueando ameaças como compartilhamento indevido de senhas, scraping, acessos não autorizados e uso abusivo de tokens antes que impactem a operação. Serviços de CDN genéricos, em geral, não têm visibilidade sobre comportamentos suspeitos específicos de streaming, enquanto soluções caseiras atuam apenas de forma local, sem uma visão global. Integrada nativamente à CDN da Broadpeak, a tecnologia foi desenvolvida para transmissões de grande audiência, com escalabilidade automática em picos de tráfego, especialmente em eventos esportivos e de entretenimento ao vivo.

“A pirataria está drenando enormes volumes de receita do nosso setor, os ataques crescem a cada ano, e ainda assim muitos provedores de vídeo não estão adotando medidas adequadas”, afirmou Jacques Le Mancq, CEO da Broadpeak. “O investimento em segurança custa muito menos do que as perdas financeiras decorrentes da inação. Estamos em posição única para oferecer soluções de proteção específicas para streaming, capazes de resguardar conteúdos de alto valor em tempo real e em grande escala.”

A solução antipirataria da Broadpeak está disponível como serviço adicional dentro de sua CDN, tanto em implantações locais quanto na oferta CDNaaS. Pode ser entregue de forma flexível como serviço gerenciado, com suporte global 24 horas por dia, sete dias por semana. O sistema integra-se ao ecossistema de segurança dos clientes, incluindo proteção web, DRM e plataformas de SIEM. A empresa também oferece expansão do conjunto de ferramentas por meio de parcerias estratégicas, como a solução conjunta com a Nagravision, que detecta, identifica e interrompe transmissões piratas em tempo real, com foco especial no combate à pirataria esportiva.

A estreia pública da solução acontecerá durante a IBC 2025, no estande 1.F83 da Broadpeak. A IBC 2025 será realizada de 12 a 15 de setembro no RAI Convention Center, em Amsterdã (HOL).

Site relacionado: https://broadpeak.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados