A Blackmagic Design anunciou que a produtora Butcher Bird Studios agora conta com processadores de composição em tempo real Ultimatte 12 4K em seu estúdio de produção virtual de Burbank, Califórnia. Conhecida pelo uso inovador de composições em tela verde ao vivo impulsionadas pelo Ultimatte 12 e o Unreal Engine, a Butcher Bird sempre procura testar novas ideias em suas produções. O diretor técnico Griffin Davis estava ansioso para incorporar a nova tecnologia do Ultimate 12 4K à sua extensa infraestrutura Blackmagic Design existente.
O estúdio começou a trabalhar com o Unreal Engine em 2019, quando a produção virtual ainda era nova e cara. Projetos de grande porte e grande orçamento, como “O Mandaloriano”, já utilizavam tecnologia virtual, mas Davis sabia que a Butcher Bird poderia tomar a dianteira, fornecendo uma alternativa com preços mais acessíveis. Os primeiros projetos combinavam o cenário de fundo verde da empresa com vários equipamentos Blackmagic Design, incluindo câmeras digitais cinematográficas URSA Mini Pro, Micro Studio Camera 4K e diversos switchers de produção ao vivo ATEM.
A configuração atual do estúdio também conta com o Ultimatte 12 para compor produções live-action em ambientes 3D, combinando elementos de primeiro e segundo plano, gerados pelo Unreal, em torno dos atores. “Essas técnicas estão em alta demanda, desde talk shows e apresentações corporativas até competições de eSports e conteúdos narrativos”, disse Davis. “O poder e o potencial que essa tecnologia traz para o nosso cenário é realmente impressionante e multifacetado.”
Davis combinou várias unidades Ultimatte 12 4K em sua pipeline para realizar composições em tela verde ao vivo em várias câmeras em ângulos diferentes, todas com elementos de primeiro e segundo plano rastreados por movimento, inclusive movimentos de câmera virtuais e do mundo real, tudo alimentado ao vivo pelo Unreal Engine através de placas de captação e reprodução Blackmagic DeckLink 8K Pro. A equipe se surpreendeu com as melhorias do Ultimatte 12 4K, um sistema que já considerava perfeito.
“Embora o novo Ultimatte 12 4K faça o mesmo trabalho incrível do Ultimatte 12 original, eu diria que o novo modelo é superior”, disse Davis. “Ele tem um design moderno, uma nova interface de vídeo integrada e botões para salvar perfis de usuários diretamente na unidade. Sem dúvida, trata-se de um upgrade tecnológico em vários aspectos.”
Davis acredita que os novos sistemas Ultimatte 12 4K, assim como vários produtos da Blackmagic Design, abrem portas para outros estúdios adentrarem o universo da produção virtual, independentemente do orçamento. “Essa foi uma grande sacada da Blackmagic Design”, continuou Davis. “Assim como tantos outros produtos incríveis da empresa, aquilo que antigamente custava caro, a ponto de ser fora de cogitação, agora é acessível, algo que abre muitas portas para cineastas com orçamentos limitados. Agora você tem acesso a um dispositivo que oferece chaveamento profissional, com qualidade de telenoticiário, incluindo sombras, por um valor acessível. Sempre fico impressionado com a maneira que a Blackmagic continua democratizando as grandes ferramentas profissionais, tornando-as mais acessíveis e fáceis de usar.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube