Instituto de Artes Cênicas de Liverpool (LIPA) escolheu o console de áudio de transmissão Calrec Brio 36 para seu novo estúdio de TV e gravação no campus
Fundada por Sir Paul McCartney e Mark Featherstone-Witty (fundador da BRIT School) na antiga escola de McCartney em Mount Street, o Instituto de Artes Cênicas de Liverpool (LIPA) mantém a mais alta reputação pela qualidade de ensino e instalações. Jon Thornton, diretor de tecnologia de som da LIPA, conversou recentemente com a distribuidora oficial da Calrec UK Brio, a Synthax Audio UK, sobre por que a universidade escolheu a mesa de mixagem para seu novo estúdio de TV multiuso e de última geração.
O treinamento foi fornecido pelo gerente de vendas de transmissão da Synthax UK, Simon Roome, que a empresa oferece a todos os seus clientes Brio como parte da venda. “Estávamos desenvolvendo elementos deste módulo ao longo de um período de seis anos, construindo o entendimento dos alunos, mas muitas das oportunidades eram extra-curriculares”, explicou Jon Thornton. “Há anos que oferecemos módulos principais de tecnologia de desempenho e som, mas com os graduados da LIPA em busca de emprego em lugares como Gearhouse, Riedel e Wimbledon, começamos a pensar que deveríamos atualizar nossa abordagem ‘par de câmeras e fita adesiva’ à visão! Queremos produzir graduados com as habilidades necessárias para entrar no mundo da radiodifusão e já chegar prontos”, completou.
Thornton aponta que era hora de criar um módulo que atendesse à visão do Instituto de Artes Cênicas. “Queríamos cobrir vários aspectos do trabalho de visão, que vão desde a captura tradicional de várias câmeras até usos não tradicionais da visão combinados com teatro e até as áreas de crescimento da RA e RV.”
Assim, foi tomada a decisão de redirecionar um dos espaços do teatro, The Sennheiser Studio, para um estúdio de TV multiuso. “Tudo aqui tem que ser flexível, porque todo espaço precisa ser útil para vários cursos. Este estúdio de TV é usado como parte do curso Sound Technology, mas também do novo curso Creative Technology and Performance”, explicou.
As novas instalações são compostas pelo estúdio de TV com uma grade de iluminação completa, quatro câmeras Black Magic e tela verde e uma Galeria de Visão com o mixer de visão Black Magic. A imagem é gravada no Black Magic Hyper Decks.
Montada um pouco como um caminhão OB, a Sound Control Room fica no final da Vision Gallery. Existem salas separadas para a Gradação de cores (com o DaVinci Resolve), o Motion Capture, uma pequena sala de pós-produção com ProTools e um sistema de alto-falantes Neumann 5.1. O design dos espaços acusticamente importantes foi realizado pela consultoria Whitemark, que tem um relacionamento de longo prazo com a LIPA, e ministra palestras anuais como parte do curso de Tecnologia de Gravação.
A nova sala de controle de som do TV Studio consiste no mixer Calrec Brio 36, ProTools, alto-falantes Neumann e um reverb Bricasti M7. Ao contrário de um caminhão OB, ou da maioria das salas de som em grandes complexos de estúdio, há uma janela com visão para o chão do estúdio. “Isso faz parte do requisito de multiuso”, explicou Thornton. “Podemos usar o estúdio de TV como um espaço ao vivo e o Calrec para mixagem de som normal, com contato direto entre o engenheiro de mixagem e os artistas.”
Equipado com um abrangente conjunto de recursos de transmissão, o Brio possui uma superfície de fader de 36 camadas duplas e uma infinidade de opções de expansão, desde E/S adicionais a placas opcionais para todos os formatos digitais mais populares. “Eu insisti para que o LIPA investisse em um produto de uma das ‘grandes marcas de áudio de transmissão’. Dessa forma, os alunos deixam o LIPA usando software real de uma empresa de transmissão real e têm experiência em um console em que estão muito provavelmente de acordo com o encontrarão no mundo real. É o mesmo motivo de apresentarmos SSL em nossa principal sala de mixagem de músicas”, observou Thornton. “Queríamos ser capazes de fazer um trabalho de TV real. Por isso, tínhamos que ter uma mesa com todos os recursos necessários dedicados a transmissão, mas também precisávamos de espaço flexível e, para isso, procurávamos uma solução de formato pequeno e o Brio 36 preenche todos os requisitos.”
O Brio foi adquirido através da Studiocare em Liverpool e equipado com três cartões de opção para MADI, SDI embed e SDI desembed. A integração de sistemas foi implementada por Robin Howell, da Wire Broadcast, com os móveis projetados pela AKA Design. As novas salas estão todas equipadas com 10 pares de fibras Cat6 e 12 para comunicação com a principal área técnica, o que significa que a mesa já está totalmente integrada à infraestrutura existente do LIPA.
Com a estrutura da placa opcional da Calrec e os recursos de rede em constante evolução, a mesa também está à prova de futuro para todos os formatos para os quais o LIPA possa decidir migrar no futuro. “O Calrec Brio36 é ótimo! É um produto de transmissão real, mas flexível o suficiente para atender aos nossos requisitos de multiuso. Também é rentável e oferece uma vantagem incomparável”, concluiu Thornton.