Home Reportagens Calrec ganha flexibilidade em ambientes broadcast com True Control 2.0, ImPulseV e Argo M

Calrec ganha flexibilidade em ambientes broadcast com True Control 2.0, ImPulseV e Argo M

Na NAB 2025, a Calrec também apresentará o sistema de mixagem IP modular e expansível Type R e as premiadas mesas de mixagem Argo Q e Argo S

Por Ricardo Batalha

Com o True Control 2.0, a mais recente versão de sua solução de produção remota; o núcleo de processamento DSP baseado em nuvem ImPulseV; e o Argo M, uma compacta mesa de áudio IP para ambientes broadcast, a Calrec apresentará na NAB 2025 (de 6 a 9 de abril, Las Vegas) uma série de soluções que permitem criar fluxos de trabalho mais flexíveis, aumentando a produção de conteúdo e reduzindo custos.

A solução True Control 2.0 da Calrec oferece fluxos de trabalho de produção distribuída para uma gama mais ampla de produtos em dois aspectos principais. Primeiro, permite níveis significativamente maiores de controle remoto, eliminando limitações relacionadas à duplicação ou ao controle paralelo. Os usuários têm acesso a um conjunto expandido de funções, como equalização, dinâmica, roteamento, saídas diretas e delay. Além disso, a tecnologia possibilita que emissoras e provedores de conteúdo ampliem suas produções remotas conforme necessário, expandindo o número de produtos compatíveis.

O True Control 2.0 está disponível em produtos como ImPulseV, Argo M, Argo Q, Argo S e Type R, permitindo que qualquer um desses dispositivos controle remotamente outros produtos habilitados para True Control 2.0. Cada controlador pode acessar até cinco mesas simultaneamente, fornecendo mais núcleos de processamento e maior controle em múltiplas localizações. A partir de maio de 2025, os modelos Apollo+ e Artemis+ da Calrec também integrarão o True Control 2.0, permitindo controle remoto com o mesmo conjunto de funções da unidade de produção remota RP1, incluindo controles de fader, cortes, entradas, envios auxiliares e ganhos.

ImPulseV
O ImPulseV, a solução de mixagem de áudio baseada em nuvem da Calrec, oferece um motor de mixagem virtualizado em um ambiente AWS. Apresentado inicialmente na NAB 2024, o ImPulseV é acessível de qualquer lugar do mundo e pode ser controlado pela interface Assist via navegador padrão, diretamente de qualquer Calrec Argo ou por meio do True Control 2.0 em qualquer console habilitado.

Minimizando a dependência de hardware físico, o ImPulseV mantém todas as funcionalidades dos sistemas tradicionais da Calrec. Ele é otimizado para oferecer desempenho de baixa latência, garantindo processamento, controle, roteamento e mixagem de áudio em tempo real. A flexibilidade proporcionada pela solução permite que emissoras gerenciem recursos para eventos de grande escala e, graças ao modelo operacional baseado em OpEx, torna viável sua aplicação em eventos de menor relevância que anteriormente não eram economicamente viáveis.

Argo M
A nova mesa Argo M da Calrec traz a tecnologia da plataforma Argo em um formato compacto, disponível com 24 ou 36 faders. Projetada para aplicações de pequeno e médio porte, a Argo M é uma solução plug-and-play, equipada com processamento DSP integrado, entradas e saídas de áudio analógico e digital, GPIO e três slots modulares de E/S para expansão adicional. Além disso, inclui um porto MADI através de um módulo SFP.

Com capacidade para até 356 canais DSP internos, a Argo M se conecta a redes ST2110 e a núcleos ImPulse, criando ambientes multiconsola IP. À medida que as demandas aumentam, ela pode ser expandida com núcleos adicionais, como ImPulse, ImPulse1 e ImPulseV. A partir de maio de 2025, os usuários terão acesso a um recurso de atualização chamado aux booster, que ampliará as capacidades de buses auxiliares nas consolas Argo, ImPulse e ImPulse1.

Type R, Argo Q e Argo S também na NAB 2025
Na NAB 2025, a Calrec também apresentará o sistema de mixagem IP modular e expansível Type R, projetado para incentivar os clientes a adotarem fluxos de trabalho distribuídos e flexíveis. Totalmente compatível com SMPTE 2110 e áudio 5.1, o Type R permite práticas de trabalho virtual e automação em redes IP econômicas.

Uma atualização de software para o Type R, prevista para o verão de 2025, trará novos recursos, como gravação off-air, talkback GPIO aprimorado, rastreamento do seletor de monitores, etiquetas de usuário para buses mix minus e um pacote DSP expandido com 32 buses auxiliares.

Além disso, a Calrec exibirá as premiadas mesas de mixagem Argo Q e Argo S, emparelhadas com um núcleo ImPulse redundante em uma rede True Control 2.0. Essas soluções visam aprimorar ainda mais a flexibilidade e o desempenho em produções broadcast.

Site relacionado: https://calrec.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados