Usando câmeras ALEXA LF e ALEXA Mini LF da ARRI com Signature Primes, diretor de fotografia Luo Pan e diretor Guan Hu produziram filme de guerra épico em um cronograma apertado
“The Sacrifice”, filme de drama de guerra dirigido por Guan Hu, Frant Gwo e Lu Yang, e estrelado por Zhang Yi, Wu Jing, Li Jiuxiao, Vision Wei e Deng Chao, retrata a Guerra da Coréia de três perspectivas e segmentos. A maior parte das filmagens foi supervisionada pelo diretor de fotografia Luo Pan e o diretor Guan Hu, conhecido por seu filme de guerra histórico “The Eight Hundred”. Outras seções foram dirigidas por Guo Fan, Lu Yang e Tian Yusheng, com Liu Yin, Han Qiming e Gao Weizhe como diretores de fotografia. A divisão de tarefas permitiu que o longa-metragem de duas horas fosse rodado em menos de dois meses.
“Meu instinto era torná-lo o mais real possível. Ao contrário de ‘The Eight Hundred’, que era muito romântico, este roteiro era mais centrado em cenas de luta realistas. Porém, ser real não significa fazer um documentário. Muitas pessoas referem-se ao filme ‘O Resgate do Soldado Ryan’ (1998) como a maneira mais segura de fazer filmes de guerra parecerem reais, mas essa abordagem não parecia certa para mim. Então, como eu tornaria isso real? A maioria do público viu apenas documentários em preto-e-branco sobre a Guerra da Coréia; eles não têm ideia de como era em cores”, comentou Luo Pan sobre a sua abordagem visual.
“Durante minha pesquisa, encontrei algumas fotos de alta qualidade da Biblioteca do Congresso e de outras instituições privadas. As fotos definitivamente tinham seu próprio estilo, e meu primeiro pensamento foi desenvolver um LUT que se parecesse com um filme reverso dos anos 1950, com tons verdes e vermelhos enfatizados. Descobri que havia dois tipos principais de filme reverso, um era Kodachrome e o outro era Ektachrome. A Kodak atualizou esses estoques constantemente dos anos 1940 aos anos 1970”, acrescentou.
Luo Pan filmou com duas ALEXA Mini LF e duas ALEXA LF e o Signature Prime de 25 mm. “A qualidade da imagem das câmeras LF é uma melhoria dramática em relação ao tamanho do sensor Super 35. Usei muito o Signature Prime de 25 mm. No formato grande, 25 mm tem aproximadamente o mesmo campo de visão que um 18 mm no Super 35, mas sem distorção. As pessoas geralmente fazem closes com lentes mais longas, como 75 mm ou 95 mm, mas filmamos a maioria de nossos close-ups com 47 mm”, detalhou.
“As lentes ARRI Signature Prime têm uma aparência maravilhosa para cenas à luz do dia e também permanecem nítidas durante as filmagens noturnas. A ALEXA Mini LF é uma câmera leve; é extremamente confortável no ombro e é muito bem equilibrado da frente para trás. Além disso, também usamos um estabilizador de câmera ARRI TRINITY para muitas fotos. Sua facilidade de uso e estabilidade me ajudam a expandir a linguagem das lentes”, completou.
Para fazer com que o público se sinta envolvido na história, o diretor de fotografia explicou que deve se estabelecer relações entre os personagens e fazer o público se sentir conectado a essas relações. “A cinematografia não é tão importante quanto a atuação e a direção nesses momentos. E quando se trata de ação no campo de batalha, com pirotecnia e explosões, meu papel principal, às vezes, pode ser apenas certificar-me de que as gravo. Então, em todas essas coisas, trata-se de trabalho em equipe”, concluiu.