Home Reportagens Câmeras Marshall chegam ao espaço graças à NASA, ESA e CSA

Câmeras Marshall chegam ao espaço graças à NASA, ESA e CSA

Por Ricardo Batalha

Construído pela NASA, o Telescópio Espacial James Webb foi lançado em um foguete Ariane 5

Os primeiros momentos no espaço do Telescópio Espacial James Webb, encomendado para substituir o famoso Hubble, foram capturados com várias câmeras HD em miniatura da Marshall Electronics. O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em órbita em 25 de dezembro pela Agência Espacial Europeia, em colaboração com a NASA e a Agência Espacial Canadense. Um substituto para o Telescópio Espacial Hubble, o James Webb, foi projetado para melhorar a capacidade de observar galáxias, planetas, estrelas e até nebulosas com o objetivo de desvendar os segredos do Universo.

Construído pela NASA, o Telescópio Espacial James Webb foi lançado em um foguete Ariane 5, uma contribuição da Agência Espacial Europeia, que supervisionou o foguete e o local de lançamento. A Réaltra Space Systems, com sede em Dublin, na Irlanda, projetou e desenvolveu o sistema de telemetria de câmeras de vídeo para a Agência Espacial Européia.

Os próprios Réaltra decidiram implementar duas câmeras HD em miniatura da Marshall Electronics no foguete de lançamento. Assim, foi possível capturar o momento em que o telescópio espacial se desacoplou da plataforma de lançamento. As câmeras foram fornecidas pela Marcam Europe, distribuidor europeu da Marshall Electronics.

Tod Musgrave, diretor de câmeras da Marshall Electronics, comemora o marco da empresa: “A Marshall tem uma longa história de integração de câmeras e lentes a bordo de foguetes, satélites e veículos espaciais. Quando chegou a hora de selecionar a equipe certa para capturar o lançamento, a Réaltra escolheu o parceiro perfeito. Estamos honrados por termos sido selecionados para um evento tão histórico e orgulhosos por nossas câmeras estarem a bordo para compartilhar o lançamento com observadores de todo o mundo”.

O Telescópio Espacial James Webb chegou ao seu destino (desconhecido), a quase um milhão de quilômetros da Terra, em meados de janeiro. É relatado que o primeiro objetivo do telescópio é alcançar a Ursa Maior nos próximos meses.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados