WhatCulture equipou cinco novos estúdios com uma solução de streaming e webcasting baseada na Blackmagic Studio Camera 4K Pro e no ATEM Mini Extreme ISO
A Blackmagic Design revelou que o portal internacional de entretenimento WhatCulture equipou cinco novos estúdios com uma solução de streaming e webcasting baseada na Blackmagic Studio Camera 4K Pro e no ATEM Mini Extreme ISO. Alcançando mais de 7 milhões de inscritos, o fluxo de trabalho da produtora de mídia também utiliza unidades Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro na captação de conteúdo para os seus bem-sucedidos canais de cultura pop.
O WhatCulture foi lançado em 2006 como um portal de notícias sobre todos os assuntos relacionados à Hollywood. Originado de um simples hobby de dois blogueiros escrevendo sobre TV e cinema, o empreendimento se transformou em uma produtora de mídia profissional.
Atualmente, o grupo emprega 30 funcionários em tempo integral que produzem conteúdo para 12 canais do YouTube, incluindo: TV, games, música, história, ciência, tecnologia, quadrinhos, esporte e literatura, além do maior canal não oficial de wrestling do mundo.
Em 2021, a empresa se mudou para um espaço maior, onde construiu cinco estúdios personalizados. “Cada espaço foi projetado especificamente para produzir um tipo diferente de vídeo ou conteúdo para um dos nossos canais, incluindo streaming ao vivo e podcasts”, explica Phil Chambers, do WhatCulture. “Consideramos a Blackmagic Design na mesma hora, pois todas as etapas do fluxo de trabalho, desde a pré-produção até a pós, estão incorporadas e se integram perfeitamente. Quando a Studio Camera 4K Pro foi lançada, nossa escolha ficou fácil”, conta.
O novo hub de produção abriga três estúdios, cada um equipado com uma configuração de três unidades Blackmagic Studio Camera 4K Pro, um ATEM Mini Extreme ISO e uma tela verde Infinity. Dois espaços de estúdio adicionais, também com tela verde, são configurados para uso com a Pocket Cinema Camera 6K Pro.
“Nosso foco é a versatilidade”, observa Chambers. “Essa configuração permite que alguém simplesmente entre no estúdio e aperte o botão de gravação no mixer. Mesmo que o vídeo não esteja sendo mixado ao vivo, todos os feeds são gravados em um disco rígido e os arquivos são nomeados automaticamente. Em termos de gerenciamento de conteúdo, isso é perfeito”, completa.
“O uso do ATEM Mini nos permitiu reduzir o tempo de edição, enquanto a configuração multicâmera nos deu mais escopo para tornar o nosso conteúdo mais atraente para o público. Podemos inclusive reagir às notícias de última hora produzindo um vídeo ou podcast transmitido ao vivo instantaneamente. Onde usávamos uma DSLR em um pequeno tripé, agora criamos um fluxo de trabalho projetado para produção de conteúdo ao vivo com capacidade de gravação em mente”, explica Chambers. “Isso é um grande avanço em termos de produtividade e valores de produção, ao qual o nosso público já percebeu e reagiu”, acrescenta.
O WhatCulture continua expandindo, buscando novos nichos para seus programas liderados por apresentadores, incluindo listas Top 10, debates, enquetes e notícias de última hora. “Em grande parte, decidimos usar Blackmagic Design porque queríamos fortalecer o nosso processo como um todo. Isso nos permitiu extrair o máximo dos espaços que temos agora e produzir conteúdos melhores, com mais rapidez”, conclui Chambers.