A Canon anunciou a EOS C80, uma câmera de cinema com um corpo de estilo mirrorless. Ela é construída em torno de um sensor CMOS full-frame de 26 MP e utiliza a montagem de lente RF. Segundo a Canon, os componentes internos da C80 são muito semelhantes aos da Cinema EOS C400, sua nova câmera de cinema profissional, incluindo um sensor que é quase idêntico, embora falte algumas características que a C400 possui.
“A C80 substitui a EOS C70, uma câmera que se tornou muito popular entre os produtores de vídeo independentes e pequenas produtoras da América Latina, mas que usava um sensor Super 35 mm menor e incluía um adaptador óptico EF para RF 0,71x que funcionava basicamente como um amplificador de velocidade. É uma câmera que, sem dúvida, despertará muito interesse em nosso mercado e que todos os que nos visitarem na IBC poderão ver em exclusividade, já que sua chegada ao mercado está prevista para novembro deste ano”, afirma Edson Marion, CEO da Merlin Distribuidor e distribuidor master da Canon para a América Latina.
O sensor CMOS da EOS C80 pode capturar vídeos com uma resolução de até 6K e apresenta um design de ISO de base tripla, com bases em ISO 800, 3200 e 12800. O sistema de ganho duplo funciona alternando entre duas rotas de leitura diferentes com diferentes níveis de capacitância, proporcionando um equilíbrio entre um modo que pode acomodar um sinal grande (maior faixa dinâmica) e um com menor tolerância à luz, mas com menor ruído de leitura, mais adequado para filmagens em baixa luz. A implicação é que a Canon tem uma terceira opção de leitura que leva essa compensação ainda mais longe.
Além do ISO de tripla base, o sensor atualizado é compatível com a versão mais recente do sistema de autofocus de pixel duplo da Canon, Dual Pixel AF II. Ele amplia significativamente a área do sensor que pode ser utilizada para o foco automático e inclui as mesmas zonas de foco automático que estão na Cinema EOS C400. O novo sistema é compatível com o rastreamento de pessoas e animais, e a maior velocidade de leitura do sensor permite que o sistema de foco automático seja mais rápido e responda melhor.
O sistema de autofocus também apresenta uma nova função destinada a facilitar a troca de sujeitos. Se o sistema de foco automático estiver seguindo uma pessoa, o uso do anel de foco manual na lente assumirá o controle do foco; quando o sistema de foco automático detectar que está prestes a focar em um sujeito diferente, ele identificará e assumirá o rastreamento do foco nesse novo sujeito assim que o anel de foco for solto.
“Esta é uma câmera com qualidade cinematográfica, com um nível muito elevado de qualidade de imagem e a um custo extraordinário que estará em torno de U$S 5500, o que é uma excelente oportunidade para que toda a nossa rede de distribuidores na América Latina possa oferecer a EOS C80 em seus diferentes mercados, continuando com o sucesso que temos desenvolvido juntos com a Canon na região, juntamente com todo o nosso suporte que costumamos oferecer aos nossos parceiros de negócios”, destaca Valdiney Marcelino, diretor comercial da Merlin Distribuidora.
Mais características da EOS C80
Outras novas características incluem terminais 12G-SDI para permitir a saída de sinais de vídeo não comprimidos, contando com uma plataforma de trabalho multifuncional da Canon, um novo acessório de mão leve para conectar acessórios multifuncionais, uma terceira rosca para tripé de 1/4″-20 na base da câmera e outra na parte superior, além de um terminal Ethernet.
As conexões incluem uma saída HDMI de tamanho completo, duas entradas de áudio mini XLR, um conector de microfone de 3,5 mm, suporte de áudio de 4 canais e um terminal de código de tempo. Conta com 13 botões personalizados.
A câmera inclui o mesmo sistema de filtro ND que a EOS C400, com cinco configurações que vão de ND2 a ND10, e há um útil gancho na parte superior da câmera para planejar o foco e os ajustes de foco.
A C80 suporta três conjuntos de codecs de vídeo, em particular, os mesmos que estão na Cinema EOS C400 e nas recentemente anunciadas EOS R1 e EOS R5 II. Esse uso comum de codecs em todos os modelos EOS, incluindo produtos mirrorless e de cinema, sugere que a Canon está tentando alinhar melhor as capacidades de vídeo em toda a linha EOS.
A C80 pode capturar vídeo de até 6K/30p utilizando a largura de seu sensor ou até 4K/60p utilizando um recorte Super 35 mm quando se utiliza o codec Cinema RAW LT (‘light’) da Canon.
A câmera também é compatível com codecs comprimidos, incluindo os codecs XF-AVC, XF-HEVC S e XF-AVC S da Canon, todos os quais suportam a captura de vídeo até 4K/60p (reduzido de 6K) em cor de 10 bits 4:2:2, utilizando formatos All-I ou Long-GOP. Também há suporte para câmera lenta para velocidades de quadro de até 4K/120p e 2K/180p, com suporte de foco automático até 120p. A câmera inclui curvas gamma C-Log2 e C-Log3 e suporta arquivos proxy.
Por fim, a C80 também é compatível com duas novas baterias: a BP-A30N, que é fornecida com a câmera e proporciona até 170 minutos de gravação contínua, e a BP-A60N, que segundo a Canon fornecerá até 335 minutos de gravação contínua.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube