Home Reportagens Canon lança câmera mirrorless EOS R1, seu novo carro-chefe, e a aguardada EOS R5 Mark II

Canon lança câmera mirrorless EOS R1, seu novo carro-chefe, e a aguardada EOS R5 Mark II

O lançamento das câmeras mirrorless full frame EOS R1 e EOS R5 Mark II marca um momento "monumental" na história da Canon

Por Ricardo Batalha

A Canon anunciou o lançamento de duas novas câmeras que se juntam ao sistema EOS R: a EOS R1 e a EOS R5 Mark II, soluções projetadas para levar a fotografia e o vídeo profissional “a novos níveis”. O lançamento das câmeras mirrorless full frame EOS R1 e EOS R5 Mark II marca um momento “monumental” na história da Canon: a EOS R1 é a primeira câmera EOS R a ser incorporada à série EOS-1, reconhecida por seu alto desempenho e “extraordinária confiabilidade”. A EOS R5 Mark II, por sua vez, é a sucessora da aclamada EOS R5, que já combinava alta resolução com grande velocidade e a capacidade de gravar vídeos em 8K.

Ambas câmeras se destacam por incorporar a plataforma de imagem Accelerated Capture (Captura Acelerada), composta pelo novo processador DIGIC Accelerator, junto com o já conhecido processador de imagem DIGIC X de alto desempenho, além de novos sensores de imagem de alta velocidade incluídos em ambos os modelos. O novo processador DIGIC Accelerator foi adicionado para permitir o processamento de grandes volumes de dados, juntamente com as tecnologias de aprendizado profundo. Essa combinação abre portas para mais e melhores recursos, além de novas funções em várias áreas, incluindo foco automático, disparo contínuo e qualidade de imagem.

Novos sensores de alta velocidade
A EOS R1 e a EOS R5 Mark II possuem novos sensores de imagem de alta velocidade, resultando em velocidades de disparo mais rápidas, bem como uma leitura mais rápida do sensor, com uma redução de 40% do efeito persiana na EOS R1 em comparação com a EOS R3, alcançando o mesmo nível que o obturador mecânico da EOS-1D X Mark III. Com uma redução semelhante na EOS R5 Mark II de 60%, ambos os modelos são muito capazes de capturar a ação sem comprometer a qualidade da imagem ou o alcance dinâmico.

Além disso, as novas câmeras possuem uma nova função de disparo pré-contínuo de até 20 quadros (para a EOS R1) e 15 quadros (para a EOS R5 Mark II), que podem ser capturados em formato HEIF/JPEG ou RAW a qualquer velocidade antes de pressionar o disparador, “permitindo capturar o momento decisivo, mesmo que o percamos”. As câmeras também incluem visores grandes, muito luminosos e com resolução sem escurecimento no caso da EOS R1, e com a máxima resolução de 9,44 milhões de pontos, enquanto a R5 Mark II oferece o dobro da luminosidade em comparação com sua antecessora, a EOS R5. Além disso, ambas as câmeras possuem estabilização de imagem de até 8,5 passos, permitindo disparos eficazes com pouca luz e em outras condições difíceis.

Vídeo na EOS R1 e EOS R5 Mark II
A EOS R1 e a EOS R5 Mark II oferecem gravação interna em RAW de 12 bits diretamente em um cartão de memória, além de poder utilizar os formatos de gravação de vídeo Cinema EOS, juntamente com Canon Log 2 e 3, com gravação de vídeo proxy, que agora é totalmente compatível entre dois cartões e quatro canais de áudio. Ambas as câmeras também são capazes de capturar fotos de alta resolução e gravar vídeo Full HD simultaneamente, com a opção de gravação externa através das portas HDMI tipo A de ambas as câmeras.

Para serem compatíveis com os fluxos de trabalho profissionais, várias funções “garantem” uma conectividade rápida e estável, bem como opções à prova de falhas, com múltiplas rotas para destinos de foto/vídeo para arquivamento de notícias, com compatibilidade com o formato C2PA de autenticidade de conteúdos ou para revisão das primeiras gravações de um filme. Elas também são compatíveis com as normas da indústria sobre nomenclatura de arquivos, pastas separadas de foto/vídeo e etiquetagem avançada, conforme o padrão News ML-G2.

Essas soluções também são compatíveis com Wi-Fi 6E/11ax 6 GHz no corpo, tornando-as as primeiras câmeras da série EOS a oferecer novos níveis de velocidade de transferência. Além disso, a EOS R1 também é compatível com conectividade Ethernet a 2,5 Gbps e FTP de canal duplo no corpo, enquanto a EOS R5 Mark II também possui conectividade Ethernet a 2,5 Gbps, através de um grip opcional.

Novas opções de foco automático na EOS R1 e EOS R5 Mark II
Tanto a EOS R1 quanto a EOS R5 Mark II incorporam a versão mais recente do Dual Pixel CMOS, o foco automático Dual Pixel Intelligent AF. Esta tecnologia traz múltiplas melhorias, incluindo a capacidade de seguir os sujeitos com mais precisão, identificando o rosto e o tronco dos jogadores, além de evitar obstáculos e outros jogadores. Isso é reforçado pela possibilidade de os usuários registrarem rostos específicos, bem como seguirem e priorizarem jogadores escolhidos em comparação a outros. O novo modo de “Prioridade à Ação” identifica automaticamente poses de ação comuns no basquete, futebol e vôlei, através da identificação e acompanhamento do sujeito principal em situações rápidas e dinâmicas, capturando momentos de ação que serão destaque.

O AF por controle do olho, incluído pela primeira vez na EOS R5 Mark II, é duas vezes melhor do que o incorporado na EOS R3 e estará disponível em ambos os modelos, com melhorias como um sensor com maior número de pixels, LEDs aprimorados, uma área de detecção do olho mais ampla e um algoritmo de detecção atualizado, permitindo uma forma única e instintiva de selecionar o sujeito a ser seguido em uma cena complexa.

EOS R1: a câmera Canon mais alta de sua gama
Projetada para a elite dos fotógrafos esportivos, a EOS R1 foi concebida para garantir que nenhum momento decisivo seja perdido nos rápidos acontecimentos dos esportes e das notícias. A EOS R1 está equipada exclusivamente com um sistema AF tipo cruz (Cross Type AF) “revolucionário”, que oferece os melhores resultados em condições muito difíceis, como ao fotografar através da rede de uma quadra de tênis, ao enquadrar sujeitos menores ou bloquear um detalhe vertical em situações onde não há detalhes horizontais do sujeito dentro da área AF. Essa nova tecnologia é uma estreia para a Canon, pois requer uma disposição totalmente nova do sensor Dual Pixel CMOS AF, em que as divisões individuais das pupilas Gb dos pixels são giradas 90 graus para oferecer a sensibilidade de acompanhamento do foco tanto no eixo vertical quanto no horizontal do sensor, permitindo resultados mais rápidos e precisos, além da capacidade de capturar uma imagem que antes poderia ter sido perdida.

A câmera possui um obturador eletrônico silencioso de até 40 fps, com acompanhamento do AF e 20 quadros de disparo pré-contínuo, o que significa que os usuários poderão acompanhar a cena sem renunciar à qualidade de imagem. Sua resolução de 24,2 megapixels lhe confere prestações de alta velocidade excepcionais, alcançando até 96 megapixels na câmera com Aprendizado Profundo, além de ampliação da imagem e redução de ruído. Adicionalmente, as velocidades de sincronização do flash melhoradas, até 1/400 de segundo, o balanço de brancos aprimorado e a avaliação da exposição da imagem resultam em maior consistência e versatilidade para diferentes tipos de imagem. A EOS R1 também se destaca por suas funções multimídia híbridas, com resolução de 6K a 60 fps ou 4K a 120 fps, além de Full HD a 240 fps.

Projetada para suportar as condições mais adversas, a EOS R1 conta com um corpo de novo design resistente à água, com uma textura externa renovada e um grip vertical integrado. O visor eletrônico (EVF) de alta resolução, com design antivapor e um ocular muito amplo, torna-a uma câmera confortável para fotografar atividades esportivas por longos períodos. Também foi incorporado um botão AF-ON de duas fases, permitindo ativar instantaneamente duas funções programáveis com um único botão, ajudando os fotógrafos a responder rapidamente a qualquer situação cambiante que ocorra bem diante deles.

EOS R5 Mark II: versatilidade e criatividade híbrida
A EOS R5 Mark II, baseada no legado da EOS R5, expande os limites do que é possível para os gêneros emergentes, sendo destinada aos “storytellers” criativos e usuários híbridos dispostos a elevar o nível de suas criações, tornando-a uma ferramenta destinada a uma ampla gama de aplicações: desde fotografia de vida selvagem a casamentos, cobertura de eventos, filmagem de filmes e programas de notícias.

Projetada para capturar sujeitos em movimento rápido, sem comprometer a alta qualidade dos detalhes, a EOS R5 Mark II possui um design de sensor empilhado e retroiluminado, com resolução de 45 megapixels. Além disso, o acompanhamento com foco automático e o obturador eletrônico capaz de capturar 30 fps, com baixo efeito persiana, permitem aos usuários obter “resultados excelentes” em situações de ação muito rápida. O modo de disparo pré-contínuo é capaz de capturar até 15 quadros antes mesmo de pressionar o disparador da câmera, enquanto a ampliação de imagem avançada pode alcançar imagens de 180 megapixels, com uma excepcional redução de ruído, preservando os detalhes mais sutis.

A funcionalidade multimídia híbrida contínua é fundamental na EOS R5 Mark II, bem como uma maior sinergia com a gama Canon Cinema EOS, graças às características e formatos compartilhados. Uma melhoria em relação à EOS R5 é que a EOS R5 Mark II oferece resolução 8K 60p em toda a largura do sensor, gravação interna de RAW a 12 bits e vídeo 4K a até 120p com som. O novo grip Cooling Fan (com ventilador de resfriamento) foi projetado especificamente para estender os tempos de gravação de eventos, entrevistas e transmissões ao vivo de alta qualidade. Além disso, a capacidade de gravar proxies de vídeo, nomear arquivos de acordo com os padrões da indústria e pastas estruturadas, melhora ainda mais os fluxos de trabalho na pós-produção. A gravação de Realidade Virtual também é facilitada, com pré-visualização aprimorada e navegação durante a reprodução.

A EOS R5 Mark II possui um design compacto e leve, mas com melhorias significativas, incluindo um visor resistente ao vapor, duas vezes mais luminoso e com uma abertura maior.

Site relacionado: https://global.canon/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados