Home Reportagens Cenas de FX da série dramática germinal captadas com URSA Mini Pro 12K

Cenas de FX da série dramática germinal captadas com URSA Mini Pro 12K

Por Ricardo Batalha

Adaptação do aclamado romance do autor francês Émile Zola, “Germinal” conta a história de uma greve de mineradores de carvão no norte da França nos anos 1860

A Blackmagic Design revelou que o DaVinci Resolve foi utilizado na pipeline de intermediação digital (DI) do drama de época francês “Germinal”, com planos VFX filmados na Blackmagic URSA Mini Pro 12K. Uma adaptação do aclamado romance do autor francês Émile Zola, Germinal conta a história de uma greve de mineradores de carvão no norte da França nos anos 1860.

Vencedor do prêmio do público no Series Mania deste ano, o drama de seis episódios foi dirigido por David Hourrègue e filmado por Xavier Dolléans. “Germinal” foi coproduzida por Banijay Studios France e Pictanovo, com apoio da Région Hauts de France para a France Télévisions, em parceria com Rai Fiction e Salto. Também contou com suporte da Procirep Société des Producteurs e Angoa, com participação do CNC e distribuição da Banijay Rights.

Arnaud Leviez, da Digital District, ficou encarregado dos efeitos visuais, com o colorista Karim El Katari, da Deflight, realizando o tratamento de cores. A Deflight e a cientista de cores Florine Bel criaram uma LUT de exibição, utilizando o contraste do filme Kodak Tri-X 320 no espaço de cor ACES, e converteram em Rec.709 para monitoramento no set.

Filmando em 4K anamórfico com uma proporção de tela de 2.40:1, Dolléans precisava captar taxas de quadro mais altas. “Em um primeiro momento, foram essas taxas de quadro mais altas em 8K que me atraíram à URSA Mini Pro 12K”, contou. “Fiquei surpreso que a resolução mais alta não tenha resultado em uma imagem absurdamente nítida. Pelo contrário, essa resolução, por renderizar linhas e curvas com precisão, oferece uma imagem ainda mais fina e suave”, completou.

Com mais de 200 planos de imagem VFX apenas no primeiro episódio, Dolléans também enxergou a oportunidade de utilizar essa resolução adicional na pipeline de efeitos visuais. “As filmagens ocorreram entre outubro e dezembro, e envolveram muitos figurantes, o que nos trouxe uma série de desafios logísticos”, disse Xavier. “Tivemos que decidir quais elementos da cenografia seriam construídos e quais poderíamos criar com VFX”.

“Então, filmamos vários fundos e elementos em 12K, incluindo edifícios, paisagens e céus, que depois foram compostos. Filmamos até labaredas diante de um fundo preto para uma sequência de explosão. Tive a ideia de usar uma câmera verticalmente para obter chamas em resolução vertical 12K ou com taxas de quadro mais altas em 8K”.

“Trabalhar com toda aquela resolução nos permitiu ampliar o zoom consideravelmente sem nenhuma perda de detalhe ou qualidade”, acrescentou o supervisor de VFX Arnaud Leviez. “Por exemplo, na abertura da série, ocorre uma explosão que tira a vida de dois mineradores”.

“Filmamos essa sequência em várias etapas: os atores nos corredores da mina estavam conectados com cabos, assim podíamos ejetá-los e simular o impacto da explosão. Depois, filmamos um cavalo carregando carvão dentro da mina e, por último, filmamos os efeitos de explosão em 12K diante de um fundo preto. Em seguida, na composição, juntamos esses três elementos. Depois, ampliamos o zoom e amplificamos a explosão, colocando o público em meio às chamas”.

Os planos VFX finalizados foram enviados à Deflight, que concluiu a gradação e a edição online. “Correndo contra o tempo, trabalhar com o DaVinci Resolve foi vantajoso desde o início, por conta da capacidade de colaborar em um projeto. É uma ferramenta extremamente flexível; as integrações VFX foram fáceis, e a capacidade de alternar entre gradação e entrega tornou o DaVinci um componente essencial para concluir o projeto dentro do prazo e das especificações”, concluiu Guillaume Bauer, diretor técnico da Deflight.

Site relacionado: www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.