A CES 2025, feira de tecnologia de consumo e inovação realizada em Las Vegas, reunirá 4.500 expositores e 1.100 palestrantes em mais de 300 conferências. Este ano, o evento concentra suas atenções na computação quântica e na mobilidade inteligente, além de manter o foco em inteligência artificial (IA) e sustentabilidade, temas que, à primeira vista, podem parecer incompatíveis.
Gary Shapiro, CEO e vice-presidente da Consumer Technology Association (CTA), organizadora da CES, afirma que os visitantes poderão explorar “o que há de mais novo em tecnologia: de avanços em inteligência artificial e saúde digital a mobilidade avançada, comunidades inteligentes, sustentabilidade e tecnologia de acessibilidade”. Entre os destaques desta edição está a computação quântica, que será abordada com uma ampla seleção de hardware, software e inteligência artificial baseada em mecânica quântica, prometendo aplicações inovadoras em segurança, sensores e computação avançada.
Empresas como Cellid, DEVCOM e Integrated Quantum Photonic lideram essa revolução quântica, transformando processos produtivos, otimizando fluxos de pós-produção e forçando as equipes de TI a repensarem as redes de cibersegurança. Além disso, o Las Vegas Convention Center (LVCC) oferecerá um programa de conferências para discutir os primeiros avanços práticos nessa área.
Outros temas em destaque incluem a inteligência artificial, com empresas focadas em melhorar a experiência do usuário, e tecnologias voltadas à transição energética. A mobilidade do futuro, com veículos autônomos, também estará em evidência, assim como a sustentabilidade, tema amplamente explorado por equipes de marketing da indústria tecnológica. No entanto, essa abordagem enfrenta desafios, especialmente devido ao elevado consumo de recursos naturais associados ao processamento e à refrigeração de grandes centros logísticos usados para alimentar a computação em IA e outros processos descentralizados.
O hotel Aria será o palco do C Space, uma área dedicada a marcas, anunciantes, plataformas audiovisuais e criadores de conteúdo, como Disney, Fox, Roku e Reddit. Nesse espaço, será possível fechar parcerias, explorar tendências e apresentar ao mercado as tecnologias mais recentes que estão redefinindo a indústria.
Site relacionado: https://www.ces.tech/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube