Home Reportagens Champions of the Golden Valley utiliza DaVinci Resolve Studio

Champions of the Golden Valley utiliza DaVinci Resolve Studio

Documentário cotado ao Oscar editado e finalizado no DaVinci Resolve Studio e filmado com a Pocket Cinema Camera 4K

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design revelou que o documentário de longa-metragem “Champions of the Golden Valley”, com produção executiva de Malala Yousafzai e Arian Moayed (Succession), foi editado e colorizado com o software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio. A produção também utilizou a câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K.

Dirigido e fotografado por Ben Sturgulewski, “Champions of the Golden Valley” retrata o surgimento de uma cultura de esqui nas montanhas nevadas do Afeganistão. No centro desse movimento está Alishah Farhang, ex-promessa olímpica dos Jogos de Inverno, cujo sonho de representar seu país no esqui alpino se transforma em uma missão de levar sua paixão pelo esporte à terra natal. A produção é de Katie Stjernholm e Baktash Ahadi.

Praticante assíduo de esqui e snowboard, o cineasta de aventura Sturgulewski conheceu a história do Afghan Ski Challenge em 2019 e decidiu produzir um curta-metragem sobre o tema. “Achei que levaria, no máximo, alguns meses entre a filmagem e a edição final”, relembrou. “Mas acabou se revelando muito mais do que eu esperava, uma história muito mais abrangente e significativa do que eu poderia imaginar.” O projeto se transformou em uma jornada de sete anos, acompanhando personagens que se tornaram refugiados após o colapso do Afeganistão. O filme também colocou à prova as habilidades técnicas que Sturgulewski havia desenvolvido em seus primeiros trabalhos com filmes de esqui para a Patagonia e outras marcas do universo outdoor.

Ainda em 2019, quando o projeto foi concebido, Sturgulewski decidiu usar o DaVinci Resolve Studio pela primeira vez, após ter trabalhado com outros softwares em curtas e longas-metragens. “Achei que seria um filme pequeno, talvez alguns meses de edição”, comentou. “Meu plano era aproveitar a oportunidade para me familiarizar com o DaVinci e aprender o básico com um curta. Mas o projeto foi se estendendo cada vez mais, até se transformar em um longa. Cinco anos depois, eu estava com um projeto enorme nas mãos e percebi que já dominava bem o DaVinci e admirava sua estabilidade, mesmo lidando com um longa-metragem completo.”

Sturgulewski editou o filme sozinho, aplicando um visual de “primeira luz” para garantir uniformidade entre os planos e transmitir o tom desejado. Em seguida, enviou o projeto ao colorista Jonnie Sirotek, em Denver, que realizou a gradação final em sua estação de colorização equipada com o DaVinci Resolve Studio. “No fim das contas, foi ótimo não precisar passar por um processo de conformação. Como o filme estava sempre evoluindo, ter essa flexibilidade foi fundamental para mim”, destacou.

Durante a produção, Sturgulewski sabia que precisaria de uma equipe pequena e câmeras igualmente compactas para captar as imagens únicas que buscava. Um dos elementos cruciais da filmagem foi o uso da Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K. “Aproximar a câmera do assunto, dentro do seu espaço pessoal, é eletrizante. Isso permite enxergar o mundo pelos olhos dele e traz uma intimidade e um senso de urgência à perspectiva do público”, explicou. “Usamos a Pocket 4K como uma câmera discreta, na esperança de que não chamasse atenção durante as filmagens em locais sensíveis no Afeganistão. Uma câmera de cinema grandalhona poderia ser intimidadora demais. Foi fantástico conseguir encaixar a Cinema Camera 4K em espaços reduzidos e captar ângulos que, de outro modo, seriam inacessíveis. Também houve dias em que fizemos expedições maiores pelas montanhas, mas não tínhamos pessoal suficiente para carregar um kit de câmera maior. Nesses momentos, a Pocket foi indispensável para manter agilidade e leveza.”

“Champions of the Golden Valley” estreou no Festival de Tribeca e já foi exibido em mais de 60 festivais, acumulando mais de 30 reconhecimentos do júri e do público. Entre as principais conquistas estão os títulos de Melhor Documentário no SCAD Savannah Film Festival e no Berkshire International Film Festival, Escolha do Público no Heartland International Film Festival e, no Crested Butte Film Festival, as distinções de Melhor Documentário e Escolha do Público. A produção é uma parceria com a XTR e a Optimist. Além de Malala Yousafzai e Arian Moayed, o filme conta com produção executiva de Doug Blush, vencedor do Oscar (A Um Passo do Estrelato, Ícaro, Como Cuidar de um Bebê Elefante), Justin Lacob, indicado ao Emmy (Diane Warren: Relentless, The Lionheart), Janet Tittiger, Gottfried Tittiger e Peter Tittiger, da Tiger Tales Media (Crip Camp: Revolução pela Inclusão, O Dilema das Redes), Chris Temple e Zach Ingrasci, da Optimist (Vivendo Com Um Dólar, This is Not Financial Advice), além de Liz Stiff, Nadia Samadani e William LaBahn.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados