Home Especiais Chyron retorna à IBC 2023 com foco em nuvem, IA, dados e design

Chyron retorna à IBC 2023 com foco em nuvem, IA, dados e design

Ênfase na inovação para notícias, esportes e produção em nuvem aprimora fluxos de trabalho de transmissão ao vivo atuais e futuros

Por Ricardo Batalha

Celebrando seu 57º ano de negócios, a Chyron retorna à IBC pela primeira vez desde 2019. Com crescimento fiscal constante ano após ano, incluindo um aumento de 9% na receita recorrente, a empresa está bem posicionada para o futuro. Para apoiar o crescimento contínuo e atender com sucesso aos clientes existentes, a empresa investiu em um aumento de pessoal ano após ano de 8%, focado principalmente em pesquisa e desenvolvimento.

“Nosso foco é pensar no futuro, ajudando os clientes a alcançar seus objetivos de narrativa usando toda a variedade de nosso portfólio e a funcionalidade completa de nossas plataformas flexíveis e escaláveis”, disse Mike Truex, presidente da Chyron. “Precisamos atender a cada cliente onde eles estão, mas também abordar seus objetivos para o futuro, incluindo fluxos de trabalho em nuvem, eficiências de IA e visualização de dados.”

No Hall 7 do RAI, estande A.45, a Chyron está mostrando fluxos de trabalho de produção ao vivo para esportes e notícias, juntamente com sua poderosa produção nativa em nuvem, o Chyron LIVE. Elementos essenciais do portfólio de notícias da Chyron também estão visíveis no estande da Amazon Web Services (AWS), no Hall 5, estande C.90. O PRIME CG (gráficos) e o CAMIO (integração gráfica-NRCS) foram selecionados para serem exibidos como parte do fluxo de trabalho de produção em nuvem da AWS para notícias.

“A Chyron tem orgulho de se associar à AWS, junto com vários outros fornecedores, para demonstrar um fluxo de trabalho de notícias totalmente baseado em nuvem”, disse Mathieu Yerle, vice-presidente sênior de estratégia. “Isso destaca nosso compromisso em desenvolver produtos verdadeiramente nativos em nuvem, indo além de uma simples ‘migração’ de produtos locais para a nuvem. É importante oferecer aos nossos clientes o que a nuvem tem de melhor a oferecer para produção ao vivo.”

Novidades na IBC
Apresentado pela primeira vez na IBC, o PRIME 4.9 (gráficos), o Paint 9.6 (replay ilustrado) e o Weather 2.0 estão em exibição como versões beta.

O PRIME 4.9 se concentra no desempenho otimizado e no compromisso contínuo com a gestão rápida e eficiente de dados em todos os pontos do fluxo de trabalho gráfico. Garantindo a recuperação crítica e melhorando o desempenho geral, o bypass automático no caso de falha de hardware agora pode ser implementado diretamente na interface do usuário (UI). O suporte para saída de proxy balanceada para fluxos de trabalho não críticos oferece a opção de exibir menos quadros na visualização para economizar recursos de memória. A prévia de memória de textura da GPU oferece um armazenamento em cache de texturas aprimorado para acomodar mais e maiores arquivos de clipes.

Uma nova funcionalidade importante do PAINT 9.6 é a telestração multi-angular. O apresentador pode telestrar o vídeo de uma câmera, mas com esse novo recurso, a telestração pode aparecer automaticamente no vídeo de outras câmeras que mostram o mesmo evento. Ampliando as capacidades de apresentação de conteúdo do PAINT para o público, os usuários agora podem selecionar facilmente uma “skin” pré-configurada em um menu suspenso. A skin determina quais aspectos da interface do usuário são visíveis para o espectador e como eles são dispostos. Há também uma janela de apresentação que permite aos usuários duas opções: uma com a IU e outra apenas com o vídeo telestrado, sem as ferramentas de IU.

O PAINT 9.6 inclui uma série de novos recursos que oferecem ferramentas de análise mais avançadas inspiradas em solicitações de analistas de alto nível que conhecem seu jogo, novos recursos que facilitam o uso para o operador e opções adicionais de apresentação para o envolvimento do público. O PAINT já incluía uma ferramenta de recorte, permitindo que os analistas recortassem um jogador do vídeo ao vivo e movessem esse jogador para outra parte do campo de jogo. Para uso mais avançado da ferramenta de recorte, agora é possível usá-la em uma prévia ao vivo do vídeo e adicionar keyframing, colocando o jogador recortado em mais de uma posição ao longo do tempo. Para contar histórias mais ilustrativas, o usuário agora tem uma série de ferramentas de cursor à sua disposição. Isso inclui a Ferramenta de Bola de Cursor, que pode criar bolas (ou, no caso do hóquei, um disco) para oito esportes diferentes; a ferramenta XO, que pode criar um X ou um O, útil para mostrar posições ou formações; e uma ferramenta de círculo de zoom, que cria um zoom na bola. Além desses diversos objetos e indicadores de posição, o PAINT agora permite que o analista destaque toda uma região no campo de jogo, campo ou outra superfície de jogo.

O Chyron WEATHER 2.0 faz sua estreia na versão beta nesta IBC. Baseado na modernização da aquisição de 2021 da DTN Weather Suite, o Chyron WEATHER 2.0 promete ferramentas de criação e apresentação fáceis de usar, flexibilidade de dados meteorológicos, opções de design elegantes e integração com o CAMIO, o robusto sistema de integração de redação da Chyron.

Fluxos de trabalho eficientes, sem mixer
Também em versão beta nesta IBC está o CAMIO 5.4. Destacando o compromisso da Chyron com a produção em nuvem e garantindo que o CAMIO seja o mais agnóstico possível em relação ao NRCS, a versão 5.4 do CAMIO oferece integração com o Seven Mountains DiNA, um NRCS totalmente baseado em nuvem com um gateway

local. O CAMIO 5.4 também inclui novos recursos de eficiência e qualidade de gerenciamento de ativos, incluindo lógica de ingestão de pastas de observação, listas de conteúdo de pastas exportáveis, um medidor de tamanho de arquivo exibido antes das transferências de arquivo, exclusão de ativos definidos pelo usuário e preferências de purga em um ecossistema de hub-and-spoke.

Cumprindo a promessa de eficiência total da redação até a transmissão, o CAMIO pode controlar não apenas sobreposições gráficas (gráficos CG), mas também videowalls, cenários virtuais, segmentos de previsão do tempo e até mesmo indicações de câmera para um fluxo de trabalho eficiente, sem mixer. Para os usuários que desejam funcionalidades de mixer mais complexas em seu fluxo de trabalho sem mixer, o Chyron PRIME oferece há muito tempo funcionalidades robustas de DVE, como um squeeze de tela cheia para um layout de 2 caixas. Como qualquer gráfico PRIME, as indicações de gráficos com efeitos DVE podem ser facilmente adicionadas à pauta NRCS via CAMIO. Especialistas de alto nível da Chyron estão à disposição na IBC para ajudar os visitantes a explorar seu fluxo de trabalho ideal sem mixer.

Produção ao Vivo tudo-em-um nativa em nuvem
O Chyron LIVE é um aplicativo de produção ao vivo nativo em nuvem que inclui gráficos animados de qualidade de transmissão, mixagem de visão multi-câmera, reprodução de clipes, replay ilustrado de esportes e controle de áudio, tudo em uma única interface. O Chyron LIVE é hospedado na Amazon Web Services (AWS) e foi desenvolvido de acordo com as melhores práticas da AWS. Os usuários podem fazer login de qualquer lugar com acesso à internet via navegador da web, trabalhando sozinhos ou em equipes distribuídas. Como oferta SaaS, o Chyron LIVE oferece uma barreira de entrada muito mais baixa do que as implementações de hardware de transmissão tradicionais com um conjunto de recursos semelhante.

As novas funcionalidades na versão beta do Chyron LIVE 1.5, exibidas pela primeira vez na IBC 2023, refletem o compromisso da Chyron com a parceria com a AWS para o desenvolvimento nativo em nuvem, especialmente para a segurança na produção em nuvem. Outras novas funcionalidades são impulsionadas pela melhoria da experiência do cliente no fluxo de trabalho SaaS e remoto. Com base no feedback do usuário, há também várias novas funcionalidades que aprimoram o manuseio de clipes do Chyron LIVE.

A segurança é enfatizada nesta versão, incluindo criptografia para fluxos SRT, comentários WebRTC, saída RTMPS e alertas para entrada ou ativos não criptografados. Especificamente, esses recursos posicionam o Chyron LIVE para a Revisão Técnica Fundamental da AWS (FTR). A FTR permite que parceiros da AWS, como a Chyron, identifiquem e resolvam riscos, promovendo a Arquitetura Bem-Fundamentada da AWS.

Melhorando a experiência SaaS e de fluxo de trabalho remoto, o Chyron LIVE agora oferece ativação de usuário de autoatendimento de um ambiente de produção do Chyron LIVE. Além disso, a IU agora oferece design responsivo, permitindo que os usuários trabalhem em desktops, laptops ou tablets, independentemente do tamanho do monitor, e consigam ver toda a IU.

“Desde o primeiro dia, a Chyron tem sido uma grande inovadora na produção de transmissões ao vivo”, afirma Carol Bettencourt, vice-presidente de marketing. “Na IBC 2023, estamos empolgados em compartilhar replay esportivo impulsionado por IA, contação de histórias eficaz de dados – mesmo com grandes quantidades de dados, produção nativa em nuvem – tanto com o tudo-em-um Chyron LIVE quanto com um fluxo de trabalho CG-MOS-NRCS mais tradicional, junto com muitas novas eficiências, incluindo acesso rápido à edição para operadores de playout PRIME, novos atalhos de economia de tempo para analistas esportivos usando o PAINT e produção sem mixer, proporcionando ao fluxo de trabalho de produção com base em pauta ao vivo o mesmo nível de automação para troca de câmera que com gráficos baseados em MOS.”

Site relacionado: https://chyron.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados