A especialista em otimização de vídeo Cinnafilm desenvolve junto à Nvidia um avanço no processamento de imagens com Inteligência Artificial (IA) para conversões ascendentes de alta definição e ultra alta definição. Esta tecnologia, que estará comercialmente disponível no final deste ano dentro da plataforma de conversão principal da Cinnafilm, PixelStrings, poderá ser vista pela primeira vez na NAB 2025 em Las Vegas, de 6 a 9 de abril.
Ao integrar o motor de processamento de imagens da Cinnafilm com o processamento de imagens Nvidia RTX AI, esta colaboração oferecerá uma solução de software de escalonamento interessante para vídeo profissional. A tecnologia combina décadas de experiência em engenharia de vídeo e processamento de sinais acelerado por GPU da Cinnafilm com as ferramentas de IA de última geração da Nvidia, estabelecendo um novo padrão em velocidade, escalabilidade e qualidade visual impecável na indústria de mídia.
A colaboração aproveita o motor de processamento de imagens da Cinnafilm, conhecido por seus padrões Tachyon e conversão de velocidade de quadros, redução de ruído, resincronização e escalonamento de resolução, com o novo processamento de imagens Nvidia RTX AI, que oferece super-resolução em tempo real impulsionada por IA, baseada em RTX Video Super Resolution, mas personalizada para a Cinnafilm. O resultado é um canal de produção de um único passo que transforma conteúdo de baixa resolução em obras-primas de ultra alta definição a partir de qualquer fonte, com detalhes e clareza sem precedentes.
Cinnafilm estima que as melhorias na qualidade e no detalhe são entre 25% e 30% superiores às de sua atual solução de aumento de resolução, o que representa uma melhoria significativa. Enquanto outras ferramentas de melhoria de resolução se baseiam em algoritmos genéricos ou em IA generativa que criam erros de alucinação, essa oferta tecnológica conjunta aproveitará os últimos Nvidia Tensor Cores e os conhecimentos da Cinnafilm em compensação de movimento e gestão de ruído para minimizar artefatos, focar de forma inteligente e preservar a qualidade de imagem cinematográfica em escala.
“Nossa colaboração em IA com a Nvidia representa um grande avanço para a conversão ascendente de vídeo”, destaca Lance Maurer, diretor executivo e fundador da Cinnafilm. “Era primordial garantir que nossos clientes do PixelStrings tivessem acesso a ferramentas de IA seguras e eficazes, sem introduzir as dores de cabeça da distorção de artefatos ou adicionar o risco potencial de uso atualmente associado à IA generativa. A engenharia de vídeo é um negócio delicado e a parceria com a Nvidia garante que nossa estratégia de IA se baseie em um processo estável e refinado. Vemos um futuro brilhante com IA em nossos conjuntos de produtos, e nossa primeira incursão na IA será um divisor de águas para nossos clientes e para o setor como um todo.”
A Cinnafilm é pioneira no processamento de imagens baseado em GPU desde 2004, utilizando a arquitetura Nvidia CUDA para impulsionar suas ferramentas premiadas. Ao incorporar o SDK de processamento de imagens com IA RTX, a empresa agora aproveita modelos avançados de aprendizado de máquina otimizados para as GPUs Nvidia RTX. Seja para escalar e normalizar conteúdo de múltiplas fontes de câmeras em um grande evento ou para melhorar o conteúdo do arquivo legado para os canais de distribuição modernos, essa solução oferece um desempenho automatizado inigualável com qualidade sem compromissos para o espectador.
Richard Kerris, vice-presidente de Mídia e Entretenimento da Nvidia, afirma que “velocidade e escalabilidade avançadas são fundamentais para acelerar o processamento de imagens com IA. Ao colaborar com a Cinnafilm, a nova solução amplia os limites do que é possível ao aproveitar o processamento avançado de sinais e a melhoria de IA, oferecendo resultados impressionantes, potência computacional e eficiência no fluxo de trabalho que beneficiarão tanto criadores quanto empresas.”
Esta inovação conjunta estará disponível tanto em instalações, como SaaS ou em ambientes híbridos, tornando-a totalmente escalável e automatizável para atender a qualquer nível de demanda.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube