Home Artigos CIS e TV Anhanguera: ESTUDO DE CASO

CIS e TV Anhanguera: ESTUDO DE CASO

Projeto foi elemento chave para a mudança da arquitetura de transmissão remota para central na TV Anhanguera, afiliada da Globo com sede em Goiânia

Por Ricardo Batalha

A TV Anhanguera buscava uma solução de vanguarda para transformar sua arquitetura de distribuição e contribuição de um modelo de “distribuição remota” para outro modelo mais eficaz de “distribuição centralizada”. Sediada em Goiânia, a TV Anhanguera é uma das principais do Grupo Jaime Câmara, o maior grupo de mídia de Goiás. Com uma carteira de 11 emissoras de televisão, sendo oito em Goiás e três no Tocantins, a afiliada da Rede Globo é uma força poderosa no setor de radiodifusão.

A transformação foi uma operação playout centralizada (controle master) para as estações de Anápolis, Luziânia, Rio Verde, Itumbiara, Jataí Catalão e Porangatu, que exigia uma solução de ponta com resiliência exemplar, robustez e mínimo latência que permitiria transmissões através de redes privadas e da rede pública.

O TVU Networks G-Link foi a solução ideal para esta ambiciosa visão. Trata-se de uma solução revolucionária que se tornou a primeira opção para transmitir, sem interrupções, os sinais PGM da TV Anhanguera produzidos em Goiânia para suas correspondentes regionais afiliadas do Grupo Jaime Câmara. Além disso, os servidores desta solução de primeira linha integram e recebem sem esforço sinais de outros aparelhos de TV da Anhanguera, como TVU One (“Mochilink”) e TVU Mlink.

O TVU G-Link é uma solução de transmissão ao vivo ponto a ponto baseada na Internet. Ela fornece uma maneira econômica de compartilhar vídeo ao vivo bidirecional entre dois locais. Projetado para funcionar na Internet, o TVU G-Link pode usar a Internet pública ou uma rede privada para enviar e entregar vídeo HD. O servidor TVU é o principal componente de hardware do TVU G-Link. Com uma licença de software G-Link, dois servidores podem enviar e receber um sinal de vídeo com qualidade de transmissão simultaneamente.

Este sistema G-Link, composto por um servidor TVU com licença de software TVU G- Link, é capaz de receber uma ampla variedade de tipos e formatos de vídeo, incluindo transmissões de entrada de TVU One e TVU Anywhere SDI e fontes IP externas. Além disso, o sistema também transmite em SDI e vários formatos IP em alta resolução e também pode enviar sinais diretamente para plataformas de mídia social como YouTube e Facebook por meio de uma licença de software opcional.

Também parte da solução global da TV Anhanguera, o TVU Command Center é uma plataforma de gerenciamento de vídeo que gerencia transmissores e receptores TVU, múltiplas transmissões ao vivo e fontes de entrada, além de controlar o do TVU Grid switching, roteamento e transmissão e distribuição de vídeo. No Command Center, os usuários podem monitorar o uso de dados, executar análises, agendar transmissões ao vivo automáticas e transmitir para qualquer site de transmissão ao vivo.

“Trabalhamos com a equipe CIS em vários aspectos de nossa cadeia de suprimentos de mídia, e este projeto foi mais um exemplo de como eles constantemente demonstram comprometimento com o cliente. Sempre fornecem soluções confiáveis e inovadoras para nossos requisitos técnicos e operacionais”, explica Luis Duarte, diretor de tecnologia da TV Anhanguera.

“Nesse caso, queríamos adotar um sistema eficiente e econômico para transmissão ao vivo. Com o mercado amadurecendo rapidamente, precisávamos de uma solução que oferecesse um ecossistema escalável para fornecer à TV Anhanguera a capacidade de adicionar serviços em nuvem no futuro. Contando com a experiência e orientação da CIS, adotamos uma solução que habilita nosso ambiente por muitos anos”, acrescentou.

O projeto foi um elemento chave para facilitar a mudança da arquitetura de transmissão remota para transmissão central na TV Anhanguera. Ao mudar para um modelo de transmissão central, facilitado pela solução projetada pelo CIS Group, a TV Anhanguera conseguiu obter eficiências operacionais, reduzindo o consumo total de recursos e os custos de infraestrutura, mantendo um alto nível de confiabilidade e uptime. Além disso, a adoção desse modelo também permite que a TV Anhanguera responda mais rapidamente às necessidades do seu dia a dia.

Sites relacionados:
https://www.cisgroup.tv
https://www.tvunetworks.com/
https://redeglobo.globo.com/tvanhanguera/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados