A solução de gravação, codificação e transmissão H.264 Helo Plus da AJA permite que a Cogent, empresa especializada em eventos, capture suas produções ao vivo para oferecê-las sob demanda aos clientes. Mark Beazley, engenheiro de vídeo chefe da Cogent, e sua equipe desenvolveram um fluxo de trabalho que permite gravar múltiplas sessões para consumo ao vivo e sob demanda. Um dos últimos projetos em que trabalharam foi a gravação de mais de cem palestras durante uma conferência de cinco dias realizada pela Fundação Nacional do Rim dos Estados Unidos.
Dado que o cliente exigia prazos de entrega muito apertados, Beazley sabia que teria que trabalhar de forma rápida e ágil, com arquivos de tamanho manejável para copiar e editar os dados rapidamente. Embora a equipe tenha usado gravadores AJA Ki Pro HD no passado para gravar as sessões, eles decidiram que os AJA Helo Plus eram uma solução mais adequada para esse trabalho. Beazley descreve a experiência: “Adoramos os gravadores Ki Pro e a interface do Helo Plus é muito similar, então a transição foi tranquila. O Helo Plus grava em H.264, o que proporciona alta qualidade de vídeo e áudio, mas requer menos tempo de cópia em nossas estações de edição”.
Beazley e sua equipe passaram o sinal das apresentações e o áudio de cada mixer através de um Helo Plus em cada sala, via HDMI ou SDI. Com esse fluxo de trabalho, a Cogent conseguiu gerenciar um fluxo de 10 megabits por segundo para gravação e outro fluxo RTSP de 5 megabits por segundo. Além disso, todos os computadores e as unidades Helo Plus estavam conectados em rede e operavam através do sistema de gerenciamento da Cogent, permitindo que a equipe de produção se conectasse a um dos computadores caso precisasse de um fluxo sob demanda, abrisse o fluxo no computador local e o exibisse em um projetor específico.
“Copiamos todas as gravações pela rede para editá-las e entregá-las ao cliente em menos de 48 horas. Foi um fluxo de trabalho realmente simples e inteligente que facilitou muito o nosso trabalho. (…) O Helo Plus foi uma adição fantástica ao nosso fluxo de trabalho. Adoramos porque o H.264 é o padrão de fato e oferece alta qualidade de vídeo e áudio, então todos saem ganhando”, conclui Beazley.
Site relacionado: https://www.aja.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube