Home Reportagens Comercial do GREEN DA・KA・RA da Suntory filmado na Blackmagic PYXIS 6K

Comercial do GREEN DA・KA・RA da Suntory filmado na Blackmagic PYXIS 6K

Versatilidade da PYXIS 6K ajudou a filmar performances de dança dinâmicas com grua e dolly

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o comercial de TV do isotônico GREEN DA・KA・RA, da Suntory, foi filmado com a câmera digital cinematográfica Blackmagic PYXIS 6K. O tratamento de cores foi feito no DaVinci Resolve Studio em conjunto com o DaVinci Resolve Advanced Panel.

Com mais de uma década de trajetória, a GREEN DA・KA・RA é uma marca reconhecida por seu compromisso com a saúde ao não usar adoçantes artificiais em suas bebidas, que podem ser consumidas inclusive por crianças. Exibido em maio de 2025, o comercial é uma colaboração inédita com o THE DANCE DAY, uma das maiores competições de dança do Japão, atualmente em sua quarta edição A peça publicitária traz apresentações de cinco grupos de dança, incluindo os populares Powerpuff Boys, com coreografias cheias de movimento e visualmente impactantes.

O projeto foi filmado por Kota Watanabe, da ROM Inc., uma empresa criativa especializada em videoclipes e comerciais. Além de ser diretor da empresa, Watanabe também exerce diversas funções, incluindo direção, gradação de cores e direção de fotografia, dependendo das demandas de cada projeto.

“Este projeto tinha um estilo de produção muito parecido com o de um videoclipe, então o diretor Ryosuke Sone, com quem já trabalhei diversas vezes, me convidou para a filmagem”, explicou Watanabe.

Duas câmeras PYXIS 6K foram usadas durante as filmagens. “Uso câmeras da Blackmagic Design desde a série Pocket Cinema Camera e estou muito familiarizado com elas. Eu já tinha usado a PYXIS 6K antes no projeto de um show, captando imagens para os telões LCD do evento, por isso, na gradação de cores eu já tinha uma ideia de como ficaria o visual”, disse Watanabe.

Para captar os movimentos dinâmicos das danças, a PYXIS 6K foi montada em uma grua e em dollies da Panther.

“Usamos trilhos semicirculares para circundar os dançarinos e controlamos remotamente os ângulos e as rotações do braço da grua para criar movimento. Para destacar a amplitude dos espaços, utilizamos lentes Zeiss CP.2 e grande-angulares Laowa. Como são lentes de foco manual, adaptamos a câmera acrescentando hastes na parte inferior para instalar um sistema de follow focus sem fio. Para os planos em ângulo baixo, fixamos uma placa de tripé na parte superior da URSA Cine Handle e montamos a câmera na parte inferior da dolly”, explicou Watanabe.

“O sensor full-frame da PYXIS 6K facilitou muito o trabalho de iluminação no set. Alguns planos foram ampliados digitalmente na edição, e a resolução 6K nos permitiu nos aproximar bastante do sujeito sem comprometer a qualidade da imagem”, continuou.

A responsável pelo tratamento de cores foi a casa de pós-produção Digital Garden, que utilizou o DaVinci Resolve Studio em conjunto com o DaVinci Resolve Advanced Panel. “Trabalhei com o colorista Yusuke Adachi, da Digital Garden. Como usamos um fundo de tecido preto, quis manter os pretos sólidos e densos, fazendo com que a iluminação do teto e do palco, junto com os tons de pele, ficasse suave e uniforme. A PYXIS 6K facilitou conseguir o tom exato que eu tinha em mente”, finalizou Watanabe.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados