Concurso Chopin filmado com um conjunto de sete câmeras Blackmagic URSA Broadcast em 12G 4K para transmissão e streaming ao vivo
A Blackmagic Design revelou que as apresentações dos vencedores do mundialmente famoso Concurso Chopin foram filmadas com um conjunto de sete câmeras Blackmagic URSA Broadcast em 12G 4K para transmissão e streaming ao vivo.
O clássico evento internacional, que acontece a cada cinco anos, é realizado pelo Instituto Fryderyk Chopin da Polônia no Warsaw Philharmonic Hall, onde os melhores pianistas do mundo sobem ao palco ao lado da Orquestra Filarmônica Nacional de Varsóvia. A especialista em produção ao vivo transmisjelive fez a cobertura ao vivo das rodadas preliminares do concurso e dos concertos com os músicos vencedores, que foram transmitidos no canal do YouTube e no aplicativo do Instituto Chopin, atraindo um público de milhões de pessoas ao redor do mundo.
O cronograma de produção da transmisjelive teve duas sessões multicâmera de até 4,5 horas por dia. “Desde o começo, o objetivo do nosso cliente era criar algo inovador em termos de produção”, explica Artur Kuszel, produtor da transmisjelive. “Decidimos produzir toda a série de programas em 2160p50 não apenas para demonstrar como a qualidade da transmissão melhorou desde o último evento há cinco anos, mas também para garantir que a maioria das pessoas que nos acompanhassem on-line tivessem a mesma experiência incrível que a dos poucos sortudos que estavam no auditório”.
Para capturar os detalhes de todas as apresentações, a equipe emparelhou as câmeras URSA Broadcast com Blackmagic Camera Fiber Converters e Blackmagic Studio Fiber Converters em locações muito específicas no local do evento, incluindo dentro da própria orquestra.
“Devido ao estilo do Philharmonic Concert Hall, foi um grande desafio conseguir o importante plano da mão direita do pianista”, explica Kuszel. “Emparelhamos uma das câmeras com uma lente x90, que foi a única maneira de garantir uma imagem nítida e clara e proporcionar ao nosso público conhecedor os detalhes necessários para acompanhar a peça”.
Kuszel explica que um dos recursos mais importantes do fluxo de trabalho da URSA Broadcast e do Fiber Converter é a capacidade de enviar sinais adicionais por meio dos rastreadores da câmera. “No nosso caso, o feedback do plano e a integração de terceiros não foram convencionais, o que permitiu um certo nível de automação durante cada transmissão”, continua. “Como consequência, nossos operadores de câmera conseguiram monitorar constantemente os planos necessários e ver a alimentação do programa”.
A mixagem do programa foi feita em um ATEM Constellation 8K e ATEM 1 M/E Broadcast Panel, e uma barra de informação foi adicionada para fornecer detalhes dos participantes e artistas e de suas peças selecionadas.
“Embora as sessões tenham sido bem cansativas para toda a equipe de produção, ficamos animados em produzir o conteúdo de um evento tão importante no calendário da música clássica. Poder fornecer uma qualidade de transmissão profissional não apenas para quem assiste na Polônia, mas em vários países ao redor do mundo é uma grande honra e, graças às câmeras e aos equipamentos de produção Blackmagic, pudemos compartilhar esse evento que tanto amamos para o público em várias plataformas”, conclui Kuszel.