A empresa de produção cinematográfica e movimento dinâmico de câmera KALA, confiou nas soluções de conectividade Dejero para construir e operar um inovador veículo de produção que lida com várias funções enquanto grava conteúdo dinâmico em filmes, TV e conjuntos comerciais. O fluxo de trabalho simplificado está ajudando a economizar tempo e reduzir custos ao fornecer os mesmos recursos que normalmente exigiriam coordenação entre três ou mais veículos em movimento e um acampamento base.
A KALA trabalhou com a especialista em conectividade integrada First Mile Technologies para instalar as soluções Dejero em seu veículo de produção de ponta, que foi implantado para a produção de vários comerciais de carros, incluindo Volkswagen, Nissan, Toyota, Lexus e Mercedes. Muitos deles foram filmados em locais com desafios de conectividade de rede, como encostas de montanhas, lagos congelados e aldeias remotas.
O veículo da KALA usa transmissores móveis Dejero EnGo que combinam várias redes celulares e/ou satélites para obter conectividade confiável para colaboração remota em tempo real. Os feeds ao vivo são transmitidos para equipes criativas geograficamente distribuídas a partir de câmeras de controle remoto sem fio posicionadas em guindastes e braços em veículos em movimento e outros locais definidos.
Os feeds da câmera são transportados em tempo real para um receptor Dejero WayPoint, um servidor em nuvem ou via plataforma First Mile Web RTC. O fluxo de vídeo ao vivo pode ser visualizado em um navegador simples ou por meio de aplicativos seguros de triagem de vídeo por equipes criativas em vários locais em diferentes partes do mundo ou a partir de um acampamento base central.
Diretores, editores e funcionários da agência podem colaborar e fornecer feedback instantâneo e orientação para a equipe de produção remota no set. Os feeds também são exibidos simultaneamente em cinco monitores dentro do veículo para a equipe de produção no local.
A First Mile também integrou um dispositivo de agregação de rede Dejero GateWay robusto na construção de conectividade KALA para fornecer acesso à Internet de banda larga móvel resiliente de qualquer local. O GateWay permite transferências rápidas de vídeo e dados com latência de menos de um segundo. Assim como o EnGo, o GateWay usa a premiada tecnologia Smart Blending, da Dejero, que agrega todas as redes IP disponíveis e gerencia dinamicamente a largura de banda flutuante, a perda de pacotes e as diferenças de latência de conexões individuais em tempo real.
Produzir comerciais de carros em ritmo acelerado ou cenas de acrobacias em locais onde há conectividade de rede limitada geralmente envolve um veículo de câmera carregando um guindaste de câmera, o veículo de imagem e um veículo de perseguição. O de perseguição, carregando os diretores, produtores ou agência, normalmente precisa seguir o veículo da câmera de perto o suficiente para receber uma transmissão de vídeo de linha de visão/curto alcance para permitir a tomada de decisões criativas.
“Coordenar o veículo de perseguição, além de uma cena já complexa e rápida, pode ser perigoso e demorado”, explica Brandon Cooper, presidente de cinema e novas mídias da First Mile Technologies. “Manter a formação e evitar estar no tiro exige muita habilidade. Uma questão-chave é que a transmissão de vídeo ao vivo tem sido tradicionalmente de curto alcance, e é por isso que vários veículos foram necessários para filmar projetos de filmes”.
“Com nosso novo veículo de produção, conseguimos combinar o sistema de câmeras, conectividade e funcionalidades criativas de tomada de decisão em um só; agilizando todo o processo de produção e pós-produção e facilitando a colaboração remota em tempo real”, disse o diretor de fotografia e cofundador da KALA, Vinit Borrison. “Ser capaz de transmitir ao vivo a qualquer distância, de e para qualquer local é uma mudança de jogo”, acrescenta.
“Tomadores de decisão criativos não precisam mais estar fisicamente no set ou esperar que as imagens do local cheguem em um disco rígido antes de oferecer feedback a outros membros da equipe. A quantidade de tempo, esforço logístico e dinheiro que esta tecnologia economiza é enorme. Além disso, podemos ativar a conectividade com o apertar de um botão – não precisamos de uma pessoa específica no local para configurar monitores, cabos e pontos de comunicação muitas vezes instáveis.”
Em uma configuração convencional, as refilmagens são comuns, principalmente quando há uma janela de tempo limitada; por exemplo, quando uma cidade fechou uma ponte por duas horas para permitir a filmagem do local, ou se os efeitos físicos do clima estão sendo adicionados a uma cena, como chuva, neblina ou neve.
Se as tomadas não funcionarem e os criativos só virem as filmagens após a filmagem inicial, pode ser difícil e caro recriar a cena para um segundo dia de filmagem. O fluxo de trabalho de conectividade Dejero permite feedback instantâneo e rápida tomada de decisão criativa para que a equipe de produção em campo possa reunir mais imagens na primeira vez, ajudando a evitar possíveis refilmagens. “Mesmo com o diretor de fotografia no set, existe a possibilidade de que uma imagem possa ser perdida no dia – mas se tivermos outro conjunto de olhos nos feeds da câmera de um editor ou cliente remoto, isso nos ajuda a corrigir quaisquer erros em vez de descobrir após o fato. Ser capaz de entrar em operação com as soluções de conectividade da Dejero torna o processo um trilhão de vezes melhor”, afirma Borrison.
“Integrar a conectividade em um veículo específico pode aumentar a eficiência e a capacidade de uma produção em vários ambientes. Estamos trabalhando de forma mais inteligente e as eficiências de custo que fazemos são elogiadas pela produtora, cliente, diretor e pela rede”, conclui.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube