Home Reportagens Congresso Latinoamericano de Satélites congrega mais de 300 participantes

Congresso Latinoamericano de Satélites congrega mais de 300 participantes

Por Ricardo Batalha

Evento, que será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, incluindo os principais executivos das operadoras globais de satélite que atuam no Brasil e convidados internacionais

O Congresso Latinoamericano de Satélites, principal evento para o mercado de satélites da América Latina, será realizado nos dias 26 e 27 de setembro no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro (RJ). O evento congrega mais de 300 participantes, incluindo os principais executivos das operadoras globais de satélite que atuam no Brasil, convidados internacionais, reguladores, governo e usuários nas áreas aeroespacial, transporte aeroviário, óleo e gás, setor financeiro, estatais e operadoras de telecom.

Veja os temas na pauta:
– Avanços no mercado de banda Ka: residencial e PME
– Modelo de atendimento comunitário e baixa renda
– Desenvolvimento de verticais: óleo e gás, IFC (comunicação embarcada), backhaul, turismo e governo
– Mercado de DTH 4K, streaming e digitalização do broadcast
– Regulamentação e políticas públicas: MCTIC, AEB, Anatel e CCISE
– Aplicações de defesa e atendimento de emergências
– Modelo tributário brasileiro
– Tecnologias: satélites inteligentes
– Aplicações para nanosatélites

PROGRAMAÇÃO

26/09/2019 (QUINTA-FEIRA)
09:00 – 09:20 – Keynote 1 – A revolução dos satélites definidos por software
Uma nova geração de satélites inteligentes, com capacidade de processamento e configuração dinâmica promete mudar a indústria de satélites como a conhecemos.
Palestrante: Stephane Vesval, VP commercial & export Space Business da Airbus Defense and Space

09:20 – 09:40 – Keynote 2 – Geo-Information: o mercado além da comunicação
O mercado de geo-informação, com tecnologias cada vez mais precisas de imageamento ótico e radar e novas plataformas de sensoriamento, aliadas ao big-data e à análise de dados, abre novas oportunidades de negócio
Palestrante: Massimo Comparini, CEO da e-Geos

09:40 – 11:00 – Painel 1 – Novas órbitas, novos modelos
Quais os modelos de negócio das constelações de baixa órbita (LEO) e de que maneira elas devem afetar a indústria de satélites? Qual o espaço para as constelações de média órbita (MEO) e quais as lições aprendidas neste modelo? Quais os efeitos para os grandes consumidores e para a cadeia de negócios?
Painelistas: Diego Paldao (OneWeb) | Javier Recio (Eutelsat) | Sandro Barros (SES/O3b) | Dolores Martos (Telesat)

11:30 – 12:00 – Keynote 3 – “O futuro do mercado de satélites”
Mudanças tecnológicas, de modelos de negócio e nas demandas do consumidor estão transformando a indústria de satélites. Nesta sessão, a Viasat apresenta sua visão sobre o futuro da indústria
Palestrante: Mark Dankberg, CEO da Viasat

12:00 – 13:00 – Painel 2 – “Site as a Service”, backhaul e a chegada do 5G
O início das operações de 5G a partir de 2020 colocará as operadoras de telecomunicações brasileiras sob intensa pressão para ampliação de cobertura e capilaridade das redes. Como as operadoras de satélite participarão deste movimento como provedoras de backhaul e capacidade ou podem entrar como operadoras de site? Quais as necessidades e demandas das empresas de telecomunicações?
Painelista: Fábio Alencar (SES) | Mauro Fukuda (Oi) | Carlos Camardella (Claro Brasil)

14:00 – 14:20 – Palestra 1 – O mercado de banda larga e a evolução dos ISPs
Nesta sessão, um panorama da evolução do mercado de ISPs no Brasil e as necessidades destas novas empresas de telecomunicações
Painelista: Caio Bonilha (Futurion)

14:20 – 14:40 – Palestra 2 – Land mobile: Conectividade para estradas
A conectividade embarcada em aviões (IFC) é uma realidade, mas o mercado de Land Mobile Satellite Services (LMSS), para conectar veículos terrestres, também tem oportunidades no Brasil.
Palestrante: Scott Congdon, diretor de desenvolvimento de mercado da Intelsat

14:45 – 15:45 – Painel 3 – Os projetos estratégicos para o setor de satélites
A CCISE (Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais) e a AEB (Agência Espacial Brasileira) falam nesta sessão dos principais projetos brasileiros para o segmento de satélites e as prioridades governamentais nesta área.
Painelista: Brigadeiro do Ar José Vagner Vital (Vice-presidete da CCISE) | Paulo Roberto Braga Barros (Diretor de Satélites e aplicações da AEB)

16:15 – 17:45 – Painel 4 – O futuro da TV via satélite (e da banda C)
Como enfrentar as interferências das transmissões em 3,5 GHz nos serviços que utilizam a banda C? Como estão os planos das empresas de TV aberta em relação à transmissão via satélite de sinais digitais?
Painelistas: Vinícius Caram (Anatel) | Roberto Primo (Grupo Globo) | Antônio Carlos Martelletto (EAD/Seja Digital) | Antônio Iannelli (StarOne)

27/09/2019 (SEXTA-FEIRA)
9:00 – 10:30 – Painel 5: A agenda política e regulatória com o novo modelo
A agência reguladora e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações trazem as suas visões para o mercado de satélites, as mudanças regulatórias, as políticas públicas, os planos de universalização da banda larga após o PLC 79 os desafios tributários, as necessidades de espectro e a preparação para a WRC 2019 e o planejamento para a regulação das constelações LEO
Painelistas: Vitor Elísio Menezes (MCTIC) | Vinícius Caram (Anatel)
Debatedores: Luis Otávio Prates (Sindisat) | Fábio Alencar (Abrasat)

11:00 – 13:00 – Debate: O mercado na visão dos players
As operadoras tradicionais de satélite estão desafiadas a buscar novos modelos de negócio em um ambiente em que o cenário da oferta e demanda ainda é incerto com novas constelações de satélites LEO e MEO sendo lançadas, com a chegada da 5G e dos serviços de IoT e com as novas gerações de satélites GEO. No Brasil, a difícil retomada da economia e as amarras regulatórias e tributárias constituem desafios adicionais. Qual o cenário na visão dos principais players?
Debatedores: Rodrigo Campos (Eutelsat) | Mauro Wajnberg (Telesat) | Jurandir Pitsch (SES) | Márcio Brasil (Intelsat) | Clóvis Baptista (Hispamar) | Gustavo Silbert (StarOne)

14:00 – 15:30 – Painel 6: A consolidação do (e no) mercado de banda Ka
As operadoras avançam em seus planos de atender ao mercado de banda banda larga com serviços satelitais, mas já começam a acontecer consolidações neste segmento. Quais os modelos de negócio mais promissores? Quais os nichos de mercado mais relevantes? Quais as perspectivas de crescimento e divisão de mercado com os novos ISPs e com os operadores tradicionais
Painelistas: Rafael Guimarães (HughesNet) | Sérgio Chaves (Hispamar) | Viasat (nome a confirmar)

15:30 – 17:00 – Painel 7: O agronegócio e as demandas de conectividade rural
O Brasil tem no agronegócio uma das principais forças de sua economia, mas as carências de conectividade são hoje um grande limitador para a expansão e modernização dos negócios. De que maneira o segmento de satélites pode contribuir para ampliar o uso de TICs pelo campo? Como conciliar conectividade com soluções? Como a Internet das Coisas mudará os negócios na agricultura e pecuária no Brasil?
Painelista: Luiz Cláudio França (Ministério da Agricultura) | Sérgio Chaves (Hispamar) | Profa. Marlene Sabino Pontes (CETUC)

O programa está sujeito a alterações de horários e nomes. A Glasberg Comunicações faz todos os esforços para realizar o evento dentro da grade original, mas eventuais atrasos e cancelamentos podem acontecer. A inscrição dá direito a almoço no local do evento. Informe-se sobre condições de estacionamento. As palestras estarão disponíveis aos espectadores do seminário apenas quando autorizadas por seus autores.

Mais informações pelo site www.satelitesbrasil.com.br

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados