Home Reportagens Congresso SET EXPO começa olhando para o futuro da codificação

Congresso SET EXPO começa olhando para o futuro da codificação

Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento do SET EXPO 2022 abriu sua programação de palestras e encontros

Por Ricardo Batalha

O futuro aponta para experiências imersivas e os desafios dessa tendência passam por soluções mais eficientes de codificação e novos padrões imersivos. Foi com esse tema que o Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento do SET EXPO 2022 abriu sua programação de palestras e encontros.

Intitulado “O Futuro da Codificação e Padrões Imersivos”, a sessão reuniu quatro convidados e teve a moderação de Hugo Nascimento, CTO da AD Digital e Coordenador do Grupo de Trabalho “Indústria 4.0 da SET”. Falaram na sessão Manfred von Runkel, arquiteto de soluções sênior da Bitmovin, Celine Guede, arquiteta em Pesquisa e Inovação da InterDigital, Adrian Murtaza, gerente sênior de Tecnologia e Padrões da Fraunhofer IIS, e Ralf Schaefer, vice-presidente de Padrões da InterDigital Research & Innovation.

O Futuro da Codificação foi o tema da palestra de abertura do SET EXPO 2022. Runkel abriu a rodada de palestras apresentando o potencial do codec AV1, que já tem sido utilizado em produção e é suportado por um número relevante de dispositivos. “Muita gente tem se perguntado se o AV1 já está maduro o bastante para a maioria da audiência. Quando avaliamos o alcance de sua adoção na atualidade podemos dizer que sim”, afirmou, mostrando dados de mercado e da adoção do AV1.

O tema da tecnologia 3D foi abordado por Guede, que trouxe os desafios de como conteúdos imersivos demandam largura de banda e de como a compressão de vídeo volumétrico é necessária para tornar a transmissão viável economicamente.

A tecnologia MPEG-H Áudio foi tema da palestra de Murtaza, que mostrou a relevância desse formato para a TV 3.0. “É uma tecnologia que traz muito mais interatividade para a experiência de imersão em áudio. Um exemplo é a possibilidade de definir qual camada do áudio ambiente de uma transmissão esportiva você quer ouvir em destaque: a narração, uma das torcidas, o som ambiente geral, apenas a quadra ou o campo.”

Já Schaefer reforçou que hoje 80% do tráfego da internet é de vídeo. Esse fato se torna mais relevante quando pensamos nas demandas futuras. “As pessoas querem cada vez mais conteúdos em 4k e com mais personalização e interatividade. Por mais que novas tecnologias de banda estejam chegando para transmitir isso, o mercado precisa de melhores codecs que possam tornar tudo isso mais eficiente”.

SET EXPO 2020
Congresso: de 22 a 25 de agosto de 2022
Feira: de 23 a 25 de agosto de 2022
Local: Pavilhão Azul – Expo Center Norte, São Paulo – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados