Home Reportagens Consoles Lawo dominam o som do Concert de Paris 2025

Consoles Lawo dominam o som do Concert de Paris 2025

Soluções IP da marca alemã garantem qualidade de áudio a milhões de espectadores em um dos maiores eventos de música clássica do mundo

Por Ricardo Batalha

Em comemoração ao feriado nacional de 14 de julho, o tradicional Concert de Paris retornou ao emblemático Campo de Marte, aos pés da Torre Eiffel, reunindo mais de 100 mil pessoas no local e milhões de telespectadores em todo o mundo. Na 13ª edição do evento, a Lawo foi novamente a responsável pela infraestrutura de áudio IP, com três mesas de mixagem mc²56, atendendo às exigências de sonorização ao vivo e transmissão para a Radio France e para a rede Eurovision.

A operação do sistema de sonorização foi liderada pela equipe da Radio France, sob comando de Christophe Lukaszewski. Na posição de front-of-house, Nadège Antonini mixou a orquestra e a saída principal em uma console mc²56 de 48 faders, enquanto Stéphane Thouvenin ficou responsável pelos solistas e corais com uma mesa de 32 faders.

O monitoramento de palco foi operado por Tahar Boukhlifa e Charles Bouticourt, utilizando uma configuração de dois operadores com uma mc²56 de 32 faders e um extensor de 16 faders, garantindo controle preciso durante toda a apresentação. As três mesas estavam conectadas a dois núcleos de áudio A\_\_UHD redundantes, integradas por uma rede RAVENNA também redundante, unificando FOH e monitoramento. Um cluster central de gerenciamento HOME fez a conexão, supervisão e segurança de toda a infraestrutura.

A Radio France ainda escalou uma unidade móvel equipada com uma mesa mc²66 MkII para produzir o áudio da transmissão ao vivo, tanto para a TV e o rádio franceses quanto para a rede internacional Eurovision. O mix final ficou a cargo de Laurent Fracchia, na Régie 5.

O concerto, transmitido ao vivo pela France 2, pelo france.tv e por canais afiliados da União Europeia de Radiodifusão, contou com a Orquestra Nacional da França e os corais da Radio France, sob regência de Cristian Măcelaru. No palco, renomados solistas e músicos internacionais, como Aida Garifullina, Julie Fuchs, Bruno de Sá, Rihab Chaieb, Benjamin Bernheim, Florian Sempey, Gautier Capuçon, Dom La Nena, Bomsori Kim, Bohdan Luts e Saehyun Kim, garantiram uma noite de performances memoráveis.

Como manda a tradição, o concerto foi encerrado com um espetáculo pirotécnico a partir da Torre Eiffel e dos jardins do Trocadéro. A transmissão na France 2 alcançou 2,9 milhões de telespectadores, com audiência ainda maior pela France Inter e pelas emissoras da Euroradio e da Eurovision em mais de dez países.

Site relacionado: https://lawo.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados